Interação cultural e diversão, conheça a Fan Fest

Por Mateus Bunde

A Copa do Mundo não é um evento restrito apenas àqueles que adquiriram ingressos para assistir aos jogos de dentro dos estádios. “A Copa é de todos”, a FIFA sempre afirmou isso em suas coletivas. A prova prática dessa promessa foi posta na mesa e assim criaram-se as Fan Fest FIFA. O evento Fan Fest ocorre nas doze cidades-sede da competição e possui como objetivo integrar todos aqueles que desejam uma festa, compartilhando alegria, cultura e confraternização.

DIVULGAÇÃO

Fan Fest em Porto Alegre. Foto: Divulgação

A FIFA Fan Fest foi um evento instituído na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, após o sucesso da transmissão pública de jogos na Copa da Coréia do Sul e Japão, realizada em 2002. Com o também sucesso em 2006, a FIFA expandiu seus recursos durante a Copa da África do Sul, instaurando as Fan Fests não apenas nas cidades-sede do país africano, mas também em grandes metrópoles do mundo, como a cidade do Rio de Janeiro, por exemplo.

Na sede de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o evento parece ter entrado no gosto do povo gaúcho. O limitado número de jogos e, o conseqüente baixo número de ingressos, fez com que a principal forma de acompanhar a Copa do Mundo fosse através da fan fest, realizada às margens do rio Guaíba. “A cidade respira Copa do Mundo. E a fan fest é uma extensão do Beira-Rio, o local foi certeiro, pois o espaço se torna um destino certo para as pessoas que assistem a partida dentro do estádio e desejam acompanhar o jogo seguinte, assim como eu fiz depois do jogo entre Holanda e Austrália”, disse Vicente Pardo, estudante de 22 anos e que acompanhou jogos dentro do estádio e na fan fest.