Bicicletas estão à disposição da comunidade acadêmica através do Ciclo UFPel

Por Juliana Santos

Partindo da ideia de construir uma melhor mobilidade aos estudantes universitários da cidade de Pelotas, a Coordenadoria de Assuntos Interinstitucionais da UFPel propôs ao laboratório de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAURB), um novo desafio. A fim de integrar a cidade à comunidade acadêmica, criou-se o projeto Ciclo UFPel, para que os alunos sintam-se livres em circular entre os diferentes centros de estudo da Universidade.

Quatro bicicletas com capacetes e cadeados são disponibilizadas aos acadêmicos. Foto: Fernanda Tomiello

Otavio Peres, coordenador do projeto que inicialmente será introduzido na UFPel, especificamente na zona portuária, diz que o propósito é futuramente integrar outras instituições de ensino superior da cidade; como a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul). Ele salienta ainda que há uma pretensão para que existam elos de conexão ao projeto. Por exemplo, pessoas da Faculdade de Medicina (FAMED) podem conseguir verba para comprar suas bicicletas e colocar seu ponto de empréstimos em prática. A ideia é que os centros não precisem da inicialização central para implementar o sistema.

A proposta estrutura-se a partir de três conceitos principais: mobilidade sustentável, atratividade e identidade. Em pesquisa realizada pelos envolvidos no projeto, viu-se que nos grandes centros urbanos as vias para automóveis ocupam em média 70% do espaço público e transportam apenas 20% a 40% dos habitantes. Em vista disso, o projeto agrega uma forte tendência de humanização da cidade no planejamento urbano atual, com atenção especial para os aspectos sociais e ambientais.

Primeiramente, quatro bicicletas estarão a disposição para empréstimo aos acadêmicos. Com a carteira de identidade, os estudantes pegam e devolvem a bicicleta no saguão da FAURB. Por enquanto não há um sistema compartilhado de pontos estratégicos de empréstimos além do ponto da faculdade de arquitetura, mas a vontade é que não demore para o projeto tornar-se algo maior.

Na ficha que deve ser feita no momento do empréstimo, existem campos para o estudante preencher com a cor da bicicleta escolhida e o trajeto que ela irá percorrer. Otavio Peres explica que a ideia de coletar esses dados pode melhorar os trabalhos futuros “Para nosso planejamento essa informação é um dado importantíssimo”, diz.

Para incluir outras instituições no projeto, Otavio vê necessário um trabalho compartilhado para conseguir verba e realizar um projeto cicloviário com ciclovia, ciflofaixas e estacionamento das bicicletas. “Enquanto não conseguimos tudo isso, vamos aprimorando e reinventando o que temos, para aprimorar um projeto ideal”, acrescenta o coordenador.

O Ciclo UFPel é cadastrado como um projeto de extensão, onde o coordenador já submeteu ao Programa de Extensão Universitária (PROEXT) e conseguiu verba para no ano de 2015 implantar pelo menos três pontos de empréstimo das bicicletas. As quatro que estão participando do projeto piloto foram cedidas pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU).

Endereço para retirada das bicicletas: Rua Benjamim Constant, 1359 (FAURB)

Para retirar: Basta deixar a identidade com os responsáveis pelo empréstimo.

Limite de tempo: As bicicletas serão emprestadas durante o dia e devem ser devolvidas ao mesmo local no turno em que foram retiradas.