As constâncias para chegar no destino ao partir de Pelotas

Por Gabriel Bresque

Diariamente, centenas de Gaúchos saem de Pelotas e de outras cidades do interior do estado para uma longa viagem de ônibus, que passa por todas cidades de Santa Catarina e segue por São Paulo e Rio de Janeiro. São 14 horas entre Pelotas e Joinville, última cidade catarinense na rota da empresa Penha, responsável por linhas diárias saindo de Rio Grande e de Santana de Livramento. Com várias trocas de motorista e pausas em Paradouros de diferentes qualidades, a viagem é uma aventura física e mental, compensada por um valor mais baixo que a ida de avião e uma bela vista do litoral catarinense.

Ônibus da penha no Restaurante Vitória Régia, em Biguaçu. Foto: Gabriel Bresque

Ônibus da penha no Restaurante Vitória Régia, em Biguaçu. Foto: Gabriel Bresque

Logo após sair de Pelotas o ônibus estaciona no Paradouro Grill, com boa qualidade na alimentação e banheiros em ótimo estado, o que é um alivio para as pernas recém se acostumando com a maratona na estrada. O mesmo acontece no Paradouro Japonês na cidade de Sombrio, sul de Santa Catarina. Já o Restaurante Vitória Régia na cidade de Biguaçu possui banheiros que desafiam os viajantes. Nos três paradouros, um problema constante: o alto preço dos lanches e e bebidas. Cada produto custa em torno de 2 reais a mais do que em qualquer mercado de Pelotas.

Ao passar pelo litoral catarinense, normalmente durante o amanhecer, o passageiro tem direito a uma vita espetacular das praias e das montanhas da região. Uma sensação capaz de superar o cansaço nas pernas e as dificuldades dos valores de alimentação na estrada. Dentro do ônibus, a empresa oferece água e bancos com boa qualidade e espaço para as pernas nos ônibus com semi-leito, porém os com bancos convencionais, 30 reais mais barato, apertam os passageiros mais altos e causam grande incomodação em uma viagem de 14 horas até o final de Santa Catarina.

 

Bela vista do onibus passando pelas praias catarinenses. Foto: Gabriel Bresque.

Bela vista do onibus passando pelas praias catarinenses. Foto: Gabriel Bresque.

Pelo valor de 180 reais, a viagem é uma opção mais barata para aqueles que não se importam com um pouco de cansaço e desconforto, compensado diretamente por uma linda vista do litoral catarinense.

Comentários

comments

Você pode gostar...