Piquenique Cultural comemora “Bodas de Prata” na semana do aniversário de Pelotas

Por Ana Isabel Correa

O bairro Areal recebe mais uma vez o evento, que leva atividades artísticas de forma gratuita aos parques e praças de Pelotas.

O conhecido Parque da Baronesa recebe a 25ª edição do Piquenique Cultural no próximo domingo, dia 6. O evento acontece desde 2010 em diversos parques e praças da cidade, sempre de forma gratuita, proporcionando ao publico apresentações artísticas, oficinas das mais diversas e um ambiente propício a encontros amigáveis. Segundo Aline Maciel, uma das mentoras e gestoras do Piquenique, chegar a 25 edições e quase 10.000 fãs na página do evento na rede Facebook – confira a fanpage – é a comprovação de que vale a pena persistir as ideias. Para os organizadores, com o passar dos anos, o mais importante é o crescimento na lista de parceiros. Artistas, estudantes que contribuem das mais diversas formas e cidadãos, tornaram-se seguidores e visitam outras regiões da cidade ao acompanhar as edições ou mesmo entidades, públicas e privadas que se interessam pela realização estão na lista de contribuintes. Em 2014, um passo importante foi dado rumo a estas parcerias, a aprovação junto ao PROCULTURA municipal da 1ª Mostra de Música do Piquenique Cultural.

divulga+º+úo assessoria PC5x3

O também gestor e idealizador do Piquenique, Pedro Sandro Silveira, diz que de todas as artes que se fazem presente, a música é aquela que não falha, uma das que mais atrai o público e principalmente a que gera mais despesa.

Para saber mais da Mostra, acesse a página no facebook ou o blog.

Com o financiamento público para os shows, é possível viabilizar outras faces do projeto, que tem seu foco em Meio Ambiente e ocupação de espaços públicos através da Arte. A estudante do curso de Gestão Ambiental da UFPel, Andressa Martins, é mobilizadora do Piquenique e se interessa no contato com a comunidade que é realizado pela equipe a cada edição. Andressa conta que: “ocupar os espaços coletivamente, traz a possibilidade de gerar reflexão sobre questões ambientais, direitos e deveres da vida em comunidade”. A estudante faz parte, de forma voluntária, da equipe de mobilização à cerca de 18 meses. Aline reforça que além de aproveitar as atividades diversas que o evento organiza, são muito importantes e bem-vindas as ofertas de trabalho voluntário.

No próximo domingo, a UFPel disponibilizará um ônibus gratuito para quem quiser participar do Piquenique Cultural. O coletivo tem saída prevista para às 13 horas e 30 minutos da frente do campus do ICH – UFPEL a Rua Alberto Rosa, passando pelo Restaurante Universitário na rua XV de Novembro e retorno do Parque da Baronesa as 18 horas.

Confira a programação completa aqui.