São Lourenço tem a primeira escola ocupada

Por Camila Porto e Gabriela Borges

Com cartazes em apoio à greve dos professores, melhorias na educação e no transporte escolar, estudantes ocuparam o Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofehrn, em São Lourenço do Sul, na noite da última segunda-feira (23), após protesto no local.

1

(Divulgação: Facebook)

De acordo com a estudante do terceiro ano no turno da noite, Martha Rodrigues Ferreira, no dia da intervenção cerca de dez alunos do turno

noturno participaram da organização da ocupação, e cerca de quarenta estudantes não estariam vindo as aulas em apoio ao grupo. A estudante afirma que a manifestação é pacífica e que os alunos não estão sendo impedidos de assistirem às aulas.

No dia seguinte (24), cerca de 120 estudantes assinaram um documento manifestando apoio ao movimento.  Segundo a organização, o número aumentou significativamente após a união dos turnos da manhã e tarde.

O grupo de alunos afirma que quer mostrar seu apoio aos professores e funcionários públicos com salários atrasados, e aos colegas que dependem de transporte escolar para comparecerem às aulas. “Os alunos que dependiam de transporte público não estavam vindo às aulas. Alguns que vinham, (vinham) de bicicleta ou até mesmo a pé, correndo vários riscos por estarem andando de noite”, conta Martha.

2

Doações de alimentos, principalmente para o almoço, estão sendo aceitas pelo grupo. Ainda não há uma previsão de até quando ocorrerá a ocupação. Os responsáveis pela mobilização afirmam que a primeira solicitação é de que o transporte escolar volte a funcionar com normalidade. Porém, ainda não há consenso se os estudantes permanecerão nas dependências da escola até que os salários dos professores sejam pagos regularmente.

De acordo com a organização, o grupo recebeu apoio de órgãos como Conselho Tutelar, CPERs e Brigada Militar. Além disso, todos os estudantes menores de idade que estariam realizando a ocupação teriam autorização dos responsáveis.  Segundo a estudante Martha, existem professores a favor e contra o movimento, mas “todos respeitam e entendem o lado dos alunos”. Docentes da escola já se manifestaram publicamente a favor do movimento.

OCUPAÇÕES

Segundo a organização Ocupa Tudo RS, até a última quarta-feira (25) 128 escolas ocupadas eram no Estado do Rio Grande do Sul (o número aumenta diariamente), seguindo uma corrente de ocupações realizadas por outros estados, principalmente São Paulo. As ocupações têm como objetivo reivindicar melhorias na educação, desde questões básicas, como estrutura física, segurança, merendas e materiais escolares, até questões financeiras como salário dos professores. Quem quiser acompanhar o movimento, é só clicar aqui e aqui.