Implantado novo sistema de bilhetagem eletrônica

Por Mariana Andrade Florencio

Começou essa semana a confecção dos cartões eletrônicos que fazem parte do novo sistema de bilhetagem do transporte coletivo urbano. Os usuários têm até o dia 30 de julho para realizar o recadastramento e utilizar o sistema de bilhetagem eletrônica antigo, já que os novos passam a entrar em vigor no dia 31 de julho.

Para realizar a troca de cartão é preciso apenas se deslocar até a loja Prati, responsável pela confecção, apenas com a carteira de identidade em mãos e o cartão fica pronto na hora. O estabelecimento fica na Avenida Bento Gonçalves, n° 3.384, no shopping Lobão, e estará aberta das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia, de segunda a sexta-feira. Enoc Guimarães, representante do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas, afirma que as pessoas vão dispor de bastante tempo para realizar a troca, não necessitando de correria nesses primeiros dias.

As novidades do novo cartão são o sistema de identificação que passa a ser facial e a implementação do sistema de integração. Esse método permite que o usuário utilize dois ônibus pagando apenas uma passagem, alertando que essa troca deve ser feita em um período máximo de 30 minutos. O cartão é destinado a todos e contém os mesmo benefícios que já existiam: a isenção de pagamento para idosos (idade superior a 60 anos) e pessoas com deficiência (e acompanhante), e o desconto de 60% para estudantes.

Para aqueles que ainda não usam os cartões eletrônicos, o pagamento com dinheiro será mantido por todas as empresas. Outra notícia é que o vale transporte de papel poderá ser utilizado só até o dia 30 de Junho, assim como os antigos cartões, podendo ser trocado pelo sistema de bilhetagem eletrônica, em qualquer número.

Comentários

comments

Você pode gostar...