Muito além das coroas – uma experiência única

Sara Carolina, rainha (centro) e princesas Laura (à direita) e Júlia (à esquerda).

Por Bibiana de Moraes Dias

A 26º Fenadoce aconteceu de 30 de maio a 17 de junho, e durante todos estes dias, desde a manhã até a noite, estavam três pessoas que receberam o papel de divulgar e representar a Feira Nacional do Doce. No ano de 2018, as escolhidas para fazer este papel foram Sara Carolina Silva Dias, rainha, e as princesas Laura Feijó da Silva e Júlia Moura de la Rocha. O trabalho, porém, não acontece apenas durante o período do evento, ele começa ainda no ano anterior, logo depois de a corte ser escolhida, com preparativos, visitas e reuniões. Trabalho este que com o passar dos meses torna-se cada vez mais intenso e vigoroso.

Engana-se quem pensa que para levar o nome de um evento tão grande basta apenas sorrir e tirar fotos. São meses de muito estudo, dedicação e esforço. A corte despende de grande parte dos seus compromissos pessoais para dedicar-se integralmente à Fenadoce. Elas tem o compromisso de divulgar a feira em outras cidades e eventos, levando o nome de Pelotas e da Fenadoce. Durante o evento, são elas que têm contato direto com o público visitante, interagindo e apresentando toda a estrutura para os turistas. De diplomatas a comunicadoras, as três escolhidas moldam-se nos diversos compromissos da agenda da Fenadoce. Para saber mais sobre como é vivenciar uma experiência tão grande, entrevistamos a corte 2018.

Se você fosse definir os momentos que viveu até agora em uma palavra, qual seria?
Sara: Inesquecível.
Laura: Cumplicidade.
Júlia: Aprendizado.

Qual o maior aprendizado que você teve até aqui?
Sara: Aprendi que tudo tem seu tempo.
Laura: Saber lidar com pessoas de personalidades bem diferentes.
Júlia: Respeitar as diferenças e trabalhar em equipe.

Sobre o papel social que vocês desempenham, o que considera mais importante?
Sara: O mais importante é o contato que tivemos com as pessoas, poder levar alegria a elas.
Laura: A divulgação das campanhas tanto a de doação de cachorros (no concurso) quanto a de doação de sangue na gincana atitude doce, são ambas importantes, e demos a visibilidade necessária para as mesmas.
Júlia: Levar a magia para as crianças, elas acreditam que a Fenadoce é o nosso castelo e esperam ansiosas para entrar nesse mundo.

Qual o maior desafio em representar a Fenadoce?
Sara: O maior desafio é conseguir transmitir toda a grandiosidade da feira para as pessoas, fazer com que as pessoas enxerguem a feira através de nós.
Laura: O maior desafio foi a resistência física, ficar as vezes sem dormir direito e ter que estar sempre com um sorriso no rosto.
Júlia: Aprender a se moldar diante de qualquer situação sem perder a postura.

O que essa vivência significou para você?
Sara: Significou muitas experiências e realizações.
Laura: Superou as minhas expectativas, são 19 dias intensos, conhecemos muitas pessoas e desempenhamos um papel de representação muito importante para nossa vida.
Júlia: Vi que a força de vontade vence qualquer obstáculo, desde noites mal dormidas e frio, a saudade do meu filho. Temos muito mais força do que imaginamos. E vou morrer de saudade das pessoas “estranhas” que aprendi a gostar.

Compreendendo os relatos da corte, é possível entender qual é de fato o papel das três jovens que são escolhidas para este cargo: elas trabalham duro para tornar a Feira ainda maior, indo muito além dos rostos bonitos. A 26º Fenadoce encerrou com mais de 239 mil visitantes e segundo a comissão organizadora o sentimento é de “dever cumprido”. Foram vendidos mais de 1,4 milhão de doces, além daqueles distribuídos às mais de 44 mil crianças de escolas públicas que visitaram a feira gratuitamente. A Fenadoce 2019 está marcada para 5 até 23 de junho.