Projeto Kaô – Da Cor da Terra: Educação, Memória e Formação de público para a dança, contemplado com o financiamento PROCULTURA 2019 (Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de Pelotas).
O Curso de Dança da UFPel realiza semana da dança em comemoração ao dia internacional da Dança com programação descentralizada a partir de diversas ações artístico-culturais em escolas, teatros, palcos e no território virtual. O evento começa hoje e se estende até dia 29 de Abril.
A dança sempre teve grande presença e importância na vida das diferentes sociedades, acontecendo como modo de expressão da existência humana. Ao longo da história organizaram-se várias formas de se dançar. A dança é saber que demarca identidades, crenças e costumes de povos. É representação/expressão do que se vive, do que se pensa, do que se aprende, do que se intui.
O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança é comemorado no dia 29 de abril e foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. É uma data que está se popularizando cada vez mais, pois artistas e profissionais da área reconhecem da importância para dar maior visibilidade e refletir sobre o campo de conhecimento da dança.
É uma homenagem ao mestre francês Jean-Georges, Noverre, sua data de nascimento (1727-1810). Noverre ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta foi de atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”. O Dia Internacional da Dança se constitui em mais uma estratégia de mobilização em torno do reconhecimento e consolidação do campo.
Assim, o Curso de Dança-Licenciatura da UFPel, comemorará o Dia Internacional da Dança (29 de abril) oportunizando vivências diversas abrangendo a cidade de Pelotas e também de Rio Grande, configurando-se enquanto programação plural e descentralizada. O evento visa divulgar, e aproximar da comunidade os saberes-fazeres e objetivos do curso. De tal modo, pretende-se estimular a opção pela formação superior em dança, desenvolver reflexões sobre a importância da dança no cotidiano das pessoas e, também, chamar a atenção do poder público para a necessidade de garantir espaço para dança no sistema de educação, bem como buscar incentivar governos de todo o mundo para proporcionarem políticas públicas voltadas à dança.
No caso do ensino da Dança, ressalta-se que, com o crescimento da oferta de possibilidades formativas, o ensino de dança nas escolas brasileiras tem se tornado uma realidade, na medida em que há um consenso entre os aspectos legais que o normatizam e uma demanda apresentada pelas escolas e profissionais da educação, que se dedicam a pensar, elaborar formas e criar estratégias de ingressar no cotidiano escolar.
Desde 1998, o volume 6 dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Arte indica, como sugestão para as escolas, a inclusão das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro, como componentes artísticos a serem desenvolvidos na disciplina curricular dedicada ao Ensino de Arte. Porém, a ideia torna-se obrigatória, apenas em 2016, com a sanção da Lei 13.278, superando a Lei 11.769, de 2008, que instituía o ensino obrigatório de Música na Educação Básica. Logo, a Lei de 2016 afirma a importância de todas as linguagens artísticas no desenvolvimento integral dos estudantes nos diferentes contextos escolares brasileiros. Acreditamos que a isonomia entre as linguagens artísticas no texto da Lei representa uma conquista da classe de professores de Arte, caldeada no debate sobre a valorização do seu ensino, que se torna urgente sempre que o direito à Arte, e mais especificamente à Dança, na Educação Básica é questionado.
O Projeto Unificado com ênfase em pesquisa “FOLK COVID: Diagnóstico Internacional sobre os Impactos da Pandemia do Covid-19 em Contextos Folclóricos” apresenta aqui o Relatório da pesquisa desenvolvida:
Divulgamos que a Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA tornou pública a abertura das submissões e inscrições de trabalhos para o VII ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA – 1ª EDIÇÃO VIRTUAL, a ser realizado nos dias 29, 30, 31 de julho e 1 de agosto de 2022.
Divulgamos as listas de discentes matriculados nas turmas de TCC em Dança I e II e a definição dos respectivos orientadores/as para o semestre 2021/02:
TCC em Dança I:
Turma 1: professora Ana Cristina Ribeiro Silva (responsável)
Anielle Gomes Nunes – prof. Thiago,
José Rodrigo Furtado Pinheiro – profª. Ana Cristina,
Informamos que alunos que não estão matriculados em disciplinas neste semestre e que desejem manter suas matrículas na UFPel devem preencher e enviar ao colegiado do seu curso o documento “Justificativa de não realização de matrícula 2021/02”, disponível no link abaixo:
O prazo para envio do documento vai até dia 25/03/2022, conforme divulgado no calendário acadêmico.
Após essa data, o Colegiado irá gerar a lista de alunos em situação de abandono de curso e aqueles que não tiverem justificado perderão suas vagas na UFPel.
É necessário enviar o documento assinado ao e-mail do colegiado:
Dança – dancalicenciatura@ufpel.edu.br
O Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem a alegria de convidar toda comunidade a participar da Live “ARTES CÊNICAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: desafios da docência em Dança frente a Nova Matriz Curricular do Rio Grande do Sul”, que busca ampliar o debate acerca da alterações da Nova Matriz Curricular do Rio Grande do Sul no itinerário da Dança na Escola. Para isso contaremos com a presença de duas ilustres convidadas, Profa. Dra. Kátia Salib (UERGS) e Profa. Ma. Jaciara Jorge (E.E.E.M. Coronel Pedro Osório). O debate será mediado pelo Prof. Dr. Marco Aurelio (UFPel).
Nesta oportunidade contaremos com a presença da Profa. Dr. Roberta Barros (Vice-Diretora do CA-UFPel) e do Prof. Ma. Manoel Gildo (Coordenador do Curso de Dança-Licenciatura da UFPel) no cumprimento de boas-vindas a todes.
Conheça quem são nossas convidadas:
Profa. Dra. Kátia Salib (UERGS) – É professora adjunta na Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, no eixo de Criação e Análise em Dança.
Profa. Ma. Jaciara Jorge (E.E.E.M. Coronel Pedro Osório) – Professora, bailarina e coreógrafa. Mestra em Artes no PPGAV do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. É licenciada em Dança pela UFPel e Especialista em Educação e Estudos Culturais pela ULBRA.
Conheça o nosso mediador:
Prof. Dr. Marco Aurélio Cruz Souza (UFPel) – Professor Adjunto do curso de Dança-Licenciatura da UFPel. Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal (2019).
14/3 – 18h
Estudante: Maria Beatriz Conceição
Orientadora: Prof. Carmen Hoffmann
Co-orientação: Prof. Bruno Blois
Título do trabalho: O contato improvisação na obra Quando você me toca do Tatá – Núcleo de Dança-Teatro (UFPel)
Banca: Prof. Alexandra Dias e Prof. Taís Prestes
Suplência: Prof. Andrisa Zanella e Prof. Carol Pinto
15/3 – 10h
Estudante: Janete Rodrigues da Silva
Orientadora: Prof. Maria Falkembach
Título do trabalho: Dança e autonomia no cumprimento de medida socioeducativa de internação de jovens: um caso no CASE Regional de Pelotas – RS
Banca: Prof. Ana Cristina Ribeiro Silva e Prof.Ana Clara Corrêa Henning
Suplência: Prof. Paulo Gaiger e Prof. Carmen Hoffmann
16/3 – 10h
Estudante: Victor Techera Silveira
Orientadora: Prof. Andrisa Zanella
Co-Orientação: Prof. Karina Pereira
Título do Trabalho: Dança com surdos: reflexões sobre experiências sensíveis no projeto de extensão “A comunidade surda reinventando a arte do balé”.
Banca: Prof. Thiago Amorim e Prof. Tatiana Lebedeff
Suplência: Prof. Eleonora Santos e Prof. Carmen Hoffmann
Link da sala de defesa: https://webconf.ufpel.edu.br/b/and-zk2-q6f
17/3 – 20h
Estudante: Tainá Madruga Romero
Orientadora: Prof. Maria Falkembach
Título do Trabalho: Dança dos ventres: reflexão e prática de dançarinas LGBTQIA+ sobre estereótipos reguladores na figura da “odalisca”
Banca: Prof. Alexandra Dias e Prof. Andrisa Zanella
Suplência: Prof. Thiago Amorim e Prof. Carmen Hoffmann
Link da sala de defesa: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mar-pza-rwm