CONVITE – Olá pessoal, esperamos que todes estejam bem!
O Núcleo de Estudos De(s)coloniais em Pedagogia da Arte – OFÒ do Projeto Unificado LADAIA-UFPEL, convida todes para o Ciclo de Estudo – CIRCULARIDADE NEGRACADÊMICA que acontecerá entre os dias 13 de setembro e 11 de novembro de 2021, nas segundas-feiras das 16h às 17h via Zoom.
O Ciclo de Estudo CIRCULARIDADE NEGRACADÊMICA contará com a apresentação e debate sobre as pesquisas realizadas por integrantes e colaboradoras/es do Projeto LADAIA-UFPEL e tem como objetivo o fortalecimento de pesquisas e pesquisadoras/es das das Artes e Cultura Negra, Relações Étnico-raciais e Gênero.
Litorâneas – femininos possíveis em dança lança 7 vídeos inéditos
Uma senhora que realiza sua coreografia com ajuda de muletas. Uma bailarina negra, formada na periferia e que não abandonou a dança mesmo depois de ser mãe. Sexagenária professora que cultiva seu bailar cigano. Jovem performance negra que atualiza sua ancestralidade com contornos urbanos. Bailarinas com mais de quarenta anos que seguem encantando com sua técnica de balé, de jazz e de contemporâneo. Uma artista trans que dá corpo à sua dança. Foi compondo esse mosaico de identidades e culturas plurais que o projeto LITORÂNEAS – femininos possíveis em dança produziu uma série inédita de sete vídeos que poderão ser conferidos em estreias diárias de 1 a 7 de setembro, às 20h, no YouTube do NIDI – Núcleo Imagem e Dança de Imbé. O público poderá ainda participar também de um debate com a equipe no dia 11 de setembro pelo facebook do NIDI, às 17h.
Em cada vídeo o projeto abordou o universo feminino na sua diversidade através da dança em cenários do litoral norte. Dunas, mar, lagoas, cachoeiras, morros, mata nativa. A diversidade ambiental e geográfica da região foi o cenário para essas artistas gaúchas para desbravar o litoral e traduzirem suas histórias inscritas no corpo e emolduradas pela natureza. As filmagens das videodanças iniciaram em junho em e tiveram locações em município como Imbé, Tramandaí, Cidreira, Maquiné, Santo Antônio da Patrulha, entre outros. O elenco contou com as bailarinas Renata Guimarães, Syl Rodrigues, Cora Ferraz, Vanessa Rodrigues, Denise Brose, Tati Missel e Elena Trindade, além da participação especial de Mariana Rocha e Agnes Santine.“Temos um imaginário e uma produção de dança no qual o corpo que mais aparece em cena é o da mulher jovem, a bailarina leve e esguia. Sentimos a necessidade de abrir espaço para outras identidades que escapem de uma padronização de corpos que ainda impera de muitas formas na dança”, enfatiza o diretor do projeto Marcelo Cabrera. “Para isso, cada vídeo buscou inspiração nos diversos arquétipos femininos como a mãe, a guerreira, a anciã, a feiticeira. As criações buscaram referências a partir daí em mitos como de Afrodite, Iemanjá, Perséfone, Nanã, Deméter, Oxum e Artémis”, destaca o coreógrafo e pesquisador Airton Tomazzoni, que fez consultoria artística para o projeto. Já Tati Missel, diretora coreográfica que reside em Imbé acrescenta que: “outro aspecto importante foi de fomentar a cadeia produtiva do litoral com artistas e técnicos que puderam integrar pela primeira vez uma produção audiovisual de dança e com isso podendo qualificar a produção na região”. O projeto teve a direção de Marcelo Cabrera, a direção coreográfica é de Tati Missel, consultoria artística voluntária de Airton Tomazzoni e produção de Jane Carvalho da RRPP Eventos. As filmagens, direção de fotografia e edição de Doug Moura e Marcus Godoy, acessibilidade em LIBRAS Bibiana Belzanero Litorâneas foi idealizado pelo NIDI – Núcleo Imagem e Dança de Imbé, que tem como fundadores e diretores Marcelo Cabrera, Airton Tomazzoni e Tati Missel, e foi contemplado no Edital de Criação e Formação Diversidades das Culturas com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20. E contou com apoio de Sorveteria e Cafeteria Ponto de Encontro, Restaurante Pouso Novo e Casa DaColonia Alimentos Naturais.
O projeto além da produção das obras inéditas desenvolveu programou uma série de atividades formativas como as oficinas: dança para câmera; imagem, corpo e tecnologia; diversidade cultural, gênero e sexualidade. As oficinas ultrapassaram o limite de inscrições. Além, disso o projeto ainda realiza três diálogos culturais: o feminino em questão – corpos e diversidade na dança, entre artistas, professores universitários e alunos/as em parceria com cursos de graduação em dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Todas essas ações formativas são gratuitas e contam com tradução em LIBRAS.
SEMINÁRIO DO MEIO 2021 – Abertura e Roda de Conversa
13 de setembro de 2021 – 18h
Abertura do SEMINÁRIO DO MEIO 2021 conduzida por integrantes da Comissão de Estudos Integradores do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
– Roda de Conversa “Projeções de Futuro Agora” com as egressas Thuani Ceroni e Rejanete Vieira.
O Seminário do Meio é realizado pela Comissão de Estudos Integradores do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com o objetivo de instrumentalizar as/os discentes do Curso de Dança para o encaminhamento da documentação referente a Integralização Curricular, necessária à formação da/o licenciada/o em Dança.
A programação do Seminário conta também com encontros direcionados a apresentação dos regulamentos de cada um dos currículos (3/ 4/ 5), além de três lives com bate-papo com convidadas. No primeiro bate-papo duas egressas do curso de Dança irão apresentar como realizaram a graduação projetando o que desejavam para o futuro no mundo do trabalho. No segundo bate-papo a Comissão de Estudos Integradores receberá 4 professoras da UFPel ligadas às coordenações das Câmeras de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Artes e a Coordenadora Institucional do PIBID/UFPel para uma conversa sobre as oportunidades de atividades no âmbito do Centro de Artes da UFPel.
No último bate-papo egressas do curso, que atuam como professoras na rede pública, conversarão sobre as experiências vividas no âmbito da formação complementar.
Na segunda semana de evento, os projetos ligados ao Curso de Dança abrirão suas reuniões, ações e atividades para receber visitas dos e das estudantes interessados/as.
PROGRAMAÇÃO
13/09/2021 às 18h – Abertura e Bate-Papo “Projeções de Futuro Agora”
A convocatória para a segunda edição do FIVRS – Festival Internacional de Videodança do RS, que acontecerá de 02 a 12 de setembro, recebeu 160 inscrições, das quais foram homologadas 139, provenientes de 17 países e de 18 estados do Brasil.
A seleção das videodanças para comporem a mostra de 2021 ficou a cargo da comissão avaliadora convidada, integrada por: Ana Sedeño Valdellós (Espanha), criadora audiovisual e professora da Universidad de Malaga, Espanha; Denise Matta (Brasil), diretora da IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Videodança, na cidade de Ribeirão Preto/SP/Brasil; Leonel Brum (Brasil), professor e coordenador dos cursos de dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC e coordenador do Midiadança: laboratório de dança e multimídia; Jose Alirio Peña (Venezuela/Argentina), diretor do CINEVERSATIL – Festival Internacional de Cortometrajes sobre Diversidade, Argentina, e do Festival Internacional de Cine y Vídeo Verde de Venezuela – FESTIVERD; e Wanda López Trelles (Argentina), cofundadora e codiretora do Proyecto Corporalidad Expandida.
O trabalho da comissão avaliadora resultou na seleção de 45 videodanças:
Águas que correm, mulheres que dançam (2021), do Grupo Baila Cassino: Daniela Llopart Castro, Rebeca San Martins, Natália Camargo – Pelotas, RS, Brasil
AMO (2021), de Mônica Fagundes Dantas, Alex Sernambi e Suzi Weber – Porto Alegre, RS, Brasil
Arbasoei (2021), de Ikerne Mendieta – Granada, Espanha
Asab (2021), de Ariane Mondo – Natal, RN, Brasil
Atotoó – Interditos e mistérios do negrocorpo (2019), de Caroline Ribeiro Paz e Bárbara Cezano – Pelotas, RS, Brasil
BAHtucada (2020), de Ederson Zaneti Vergara – Pelotas, RS, Brasil
be still (2020), de Nicole Manoochehri – Los Angeles, EUA
Cap 14 – parte 2: …olhar para além do que se vê…um convite a percepção… (2021), de Andreza Aguida, Tiago Nogueira e Rogério Ortiz – São Paulo, SP, Brasil
Celestial Body (2021), de Danielle Suzanne Willis Denton – Texas, EUA
Chicharras (2021), de Carola Reboredo – La calera, Argentina
Contágio (2019), de Nicole Correa Freitas – Porto Alegre, RS, Brasil
Dança sem medo – Dance without fear (2020), de Sol Dugatkin – Santiago, Chile
Desverrante (2020), de Mathias Lobo, Alexandre Tadra e Rodrigo de Castro – Curitiba, PR, Brasil
ECDISE (2021), de Tainá Madruga Romero – Pelotas, RS, Brasil
Ela ousou saber (2020), de Luciana Campos, Ingrid Laurentino, Ana Carolina G. Martins, Naira Silva, Amanda Freitas Faria e Luciana Campos – Mogi das Cruzes, SP, Brasil
Encobertos (2019), de Lilian Seixas Graça – Salvador, Ba, Brasil
Ensaio para o início do fim (2021), de Raquel Machado Pereira – Hortolândia, SP, Brasil
Entre Estrelas e Raízes (2021), de Giselle Paes Horacio – Capivari de Baixo, SC, Brasil
Fio Condutor (2020), de Tales Frey – Porto, Portugal
Glare (2020), de Smangaliso Ngwenya – Johannesburg, África do Sul
Interlocuções com a Cidade (2020), de Fernanda Amaral – São Paulo, SP, Brasil
Invisible (2020), de Diana Vignolles, Gastón Fleitas, Franco Quagliardi, Lilian Queñón e Guadalupe Dominguez – Buenos Aires, Argentina
Irrational (2020), de Francesca Poglie, Martina Beraldo, Luca Ghedini e Nicola Lunardelli – Barcelona, Espanha
La tarde infinita (2021), de Melanie Alfie – Buenos Aires, Argentina
Limítrofe (2020), de Sofía del Mar Collins e Maidelise Ríos Medina – San Juan, Porto Rico
Luvemba (2021), de Maria Clara Laet de Almeida e Silva – São Paulo, SP, Brasil
Maromba (2021), de Monica da Silva e Souza – Parintins, AM, Brasil
Matéria Bruta (2019), de Renan de Lima Turci – Curitiba, PR, Brasil
Misunderstandings (Fraintendimenti) (2020), de Alexandre Manuel, Jimmie Santoni, Elisa Carletti e Federica Squadroni – Jesi, Itália
Morada (2021), de Luisa Cunha Machala – Belo Horizonte, MG, Brasil
Mujeres Infinitas (2020), de María Claudia Mejía Alvarez – Medellín, Colômbia
ON LOCK (2021), de Azize Sousami – Londres, Inglaterra
Os Espaços Entre Nós (2021), de Mônica Yumi Jardim da Silveira, Adeniran Balthazar, Bianca Meciano, Henrique Soares Dias e Mateus Paludetti – Campinas, SP, Brasil
Out of the folds of women (2020), de Anabella Lenzu – Nova Iorque, EUA
QU4RT (2020), de Fernando Quinteros Muniz – Porto Alegre, RS, Brasil
Redoma (2021), de Pedro Vitor Pontes Ferraz – Recife, PE, Brasil
Seres do Meio (2021), do Rua em Cena Companhia de Dança – Pelotas, RS, Brasil
Skin to Nature (2021), de SueKi Yee – Penang, Malásia
SOLO (2020), de Uladzimir Slizhyk – Bielorrusia
Suspended (2020), de Filomena Rusciano – Sant’Agata de’ Goti, Itália
TEMOR (2020), de Adriano André Rosa da Silva, Alvaro Dantas, Clébio Oliveira e Jania Santos – Natal, RN, Brasil
The neighbor/O vizinho (2021), de Flakorojas – Bruxelas, Bélgica
Travessias (2020), de Maryah Monteiro – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Trilogía Monocromática: Negro (2019), de Fausto Jijón Quelal – Cidade do México, México
Whispers to Myself (2021), de Ana Claudia Marra – São Paulo, SP, Brasil
ORGANIZAÇÃO DO FIVRS
Diretoras
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais – PPGAVI – UFPel
Curso de Dança – Centro de Artes – UFPel
Fundação ECARTA
APOIO
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV
Proyecto Corporalidad Expandida
Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento – IMARP
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS
Os alunos que não efetuaram matrícula em nenhuma disciplina neste semestre 2021/01 estão constando na lista de ABANDONO DE CURSO. Neste caso, para não acarretar na perda de vaga junto à UFPel, é necessário enviar o Formulário de Justificativa de não realização de matrícula, conforme e-mail anterior que já havíamos enviado.
Após 30/08, a CRA irá matriculá-los em uma disciplina sem carga horária com o nome “Vínculo Ensino Remoto Emergencial 2021/01” que servirá para manter as matrículas ativas. Quem não enviar, será considerado abandono do curso.
Em caso de dúvidas, entrem em contato pelo e-mail do Colegiado.
O Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2021 – tem a honra de anunciar que realizará a premiére brasileira da videodança Song of Songs (2020), de Douglas Rosenberg (Oregon, Wisconsin, USA), no dia 07 de setembro, às 19h, pelo canal do I FIVRS no Youtube.
Douglas Rosenberg Profile (Art – Video) é artista, pesquisador, teórico e professor que trabalha com videodança, performance e representações interdisciplinares da performance. É professor e decano do Departamento de Arte da Universidade de Wisconsin-Madison. Autor dos livros Screendance: Inscribing the Ephemeral Image (2021) e The Oxford Handbook of Screendance Studies (2016), e editor fundador do The International Journal of Screendance. Seus trabalhos de vídeo, instalação e performance vêm sendo exibidos internacionalmente há mais de trinta anos, e já receberam o reconhecimento de várias instituições, como The Rockefeller Foundation, The Soros Foundation, MAP Fund em Nova York e o James D. Phelan Art Award in Video. As exibições mais recentes de seu trabalho incluem a Limerick City Gallery of Art, na Escócia, o Lincoln Center, de Nova York e o Festival Ciné-Corps de Paris. Song of Songs é seu trabalho mais recente.
Song of Songs (2020, 20′) é uma evocação profundamente pessoal do poema erótico em prosa “Cântico dos Cânticos”, do Antigo Testamento. Filmado em preto e branco com partitura original para violoncelo, evoca um espaço cinematográfico contemplativo e austero. Song of songs transforma o ritual em arte performática, para ser encantado, envolto e envolvido no sublime, no imaginado e no familiar.
Após a exibição, às 19h30min, Douglas Rosenberg conversa sobre o trabalho com Alexandra Gonçalves Dias – artista, pesquisadora e professora do Curso de Dança da UFPel, em uma live transmitida pelo no Canal do FIVRS no YouTube.
O evento marca a abertura do I Seminário Internacional FIVRS.
FIVRS – 2º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul | Universidade Federal de Pelotas
DIRETORAS
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais – PPGAVI – UFPel
Curso de Dança – Centro de Artes – UFPel
Fundação ECARTA
APOIO
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV
Proyecto Corporalidad Expandida
Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento – IMARP
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS
20/08/21 – Sexta – 15h30
Encontro de Saberes – Papo e Oficina de Dança com Mestre Marcos Gomes – Maracatu Az de Ouro do Ceará – Mediação Professores Frank Wilson Roberto (UFRJ), Eleonora Gabriel (UFRJ) e Xandy Carvalho (UFRJ)
Importante ressaltar que para esta atividade não é necessário fazer inscrição, pois o acesso é livre através da plataforma YouTube. Para quem quiser atestado de participação da Semana do Folclore e Culturas Populares 2021 ao final do evento, estará sendo disponibilizado um formulário de presença através do chat durante a exibição da atividade.
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