Formulário – Consulta sobre as ofertas para o próximo calendário out-dez/2020
Prezadxs alunxs do Curso de Dança-Licenciatura!
Atenciosamente,
Coordenação do Curso de Dança – Licenciatura.




Prezadxs alunxs do Curso de Dança-Licenciatura!
Atenciosamente,
Coordenação do Curso de Dança – Licenciatura.
Plataforma online foi lançada dia 22 de Agosto de 2020 com o intuito de saber quem são e onde estão os(as) profissionais da dança no estado.
O Mapeamento da Dança do RS é fruto das discussões e proposições do Grupo de Trabalho que reúne 19 entidades representativas do setor da dança no Rio Grande do Sul. O grupo foi constituído em abril de 2020 reunindo instituições nas esferas governamental, universitária, institucional, artística e de articulação política do segmento com a finalidade de realizar um levantamento de dados para análise da cadeia produtiva da Dança no Rio Grande do Sul e traçar um perfil do setor no estado. Essa pesquisa é uma demanda da comunidade da dança do estado e foi indicada como necessidade no Plano Setorial de Dança, de 2014 e no Plano Estadual de Cultura, de 2015.
As informações serão coletadas por meio de questionário e, a partir delas, será possível visualizar um panorama artístico, socioeconômico e geográfico da dança no estado. Com o Mapeamento, a sociedade gaúcha e o poder público poderão saber não apenas quantas pessoas vivem da dança no estado, mas como são as relações de trabalho, situação de renda destes profissionais, assim como os tipos de dança realizadas no RS e as cidades onde existem trabalhadores(as) da dança, entre outras informações.
A sistematização destes dados vai permitir a proposição e implantação de políticas públicas, fortalecendo as relações e a comunicação entre os diversos segmentos da dança no RS.
O Mapeamento vem sendo construído de forma plural e democrática, buscando a participação de todos os profissionais da dança para que possa alcançar o maior número de trabalhadoras e trabalhadores do setor e, assim, sucesso na busca de informações precisas e qualificadas. O questionário pode ser acessado no link: https://forms.gle/ojcrkh9oqYHH2bwo9
Entidades que compõe o GT de Mapeamento da Dança no RS: Articula Dança RS/ ASGADAN/ Associação de Circo RS/ ATAC/ Centro Municipal de Dança-SMCPMPA/ Colegiado Setorial de Circo RS/ Colegiado Setorial de Dança RS/ Conselho Estadual de Cultura RS/ FAMURS/ Fórum de Ação Permanente pela Cultura/ Fórum Permanente de Cultura de Pelotas/ SATED RS/ SEDAC RS/ SEPLAG RS/UCS/ UERGS/ UFPEL/ UFRGS/ UFSM
Está aberto o Mapeamento da Dança do RS.
Responda o questionário no link
https://forms.gle/tGKeZJ8aBwN6hAGS8
Mais informações no site: https://bit.ly/mapeamentodancars
e na Página do Facebook – Mapeamento da Dança no RS https://www.facebook.com/mapeamentodancars/
Plataforma online será lançada dia 22 de agosto. UFPel participa do trabalho.
Com o intuito de saber quem são e onde estão os profissionais da dança no estado, vai ser lançado, no dia 22 de agosto, às 19h, o Mapeamento da Dança do RS, através de evento virtual aberto transmitido pela página do Facebook do Mapeamento: https://www.facebook.com/mapeamentodancars/ .
O Mapeamento da Dança do RS é fruto das discussões e proposições do Grupo de Trabalho que reúne 19 entidades representativas do setor da dança no Rio Grande do Sul, entre elas a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O grupo foi constituído em abril de 2020 reunindo instituições nas esferas governamental, universitária, institucional, artística e de articulação política do segmento com a finalidade de realizar um levantamento de dados para análise da cadeia produtiva da Dança no Rio Grande do Sul e traçar um perfil do setor no estado.
Essa pesquisa é uma demanda da comunidade da dança do estado e foi indicada como necessidade no Plano Setorial de Dança, de 2014 e no Plano Estadual de Cultura, de 2015. As informações serão coletadas por meio de questionário e, a partir delas, será possível visualizar um panorama artístico, socioeconômico e geográfico da dança no estado.
Com o Mapeamento, a sociedade gaúcha e o poder público poderão saber não apenas quantas pessoas vivem da dança no estado, mas como são as relações de trabalho, situação de renda destes profissionais, assim como os tipos de dança realizadas no RS e as cidades onde existem trabalhadores da dança, entre outras informações.
A sistematização destes dados vai permitir a proposição e implantação de políticas públicas, fortalecendo as relações e a comunicação entre os diversos segmentos da dança no RS.
O Mapeamento vem sendo construído de forma plural e democrática, buscando a participação de todos os profissionais da dança para que possa alcançar o maior número de trabalhadoras e trabalhadores do setor e, assim, sucesso na busca de informações precisas e qualificadas. O questionário pode ser acessado no link: https://forms.gle/ojcrkh9oqYHH2bwo9 .
Entidades que compõe o GT de Mapeamento da Dança no RS: Articula Dança RS/ ASGADAN/ Associação de Circo RS/ ATAC/ Centro Municipal de Dança-SMCPMPA/ Colegiado Setorial de Circo RS/ Colegiado Setorial de Dança RS/ Conselho Estadual de Cultura RS/ FAMURS/ Fórum de Ação Permanente pela Cultura/ Fórum Permanente de Cultura de Pelotas/ SATED RS/ SEDAC RS/ SEPLAG RS/UCS/ UERGS/ UFPel/ UFRGS/ UFSM .
Mais informações no site https://bit.ly/mapeamentodancars .
Serviço:
Lançamento do processo de Mapeamento da Dança no RS .
Data: 22/08/2020 .
Hora: 19h .
Acesso: Página do Facebook – Mapeamento da Dança no RS https://www.facebook.com/mapeamentodancars/
Evento Aberto .
Notícia publicada no site da UFPel: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/08/18/instituicoes-comecam-a-mapear-profissionais-da-danca-do-rs/?fbclid=IwAR0sPAGaKUJ0pm4v-yFIfpHB4OnVtXnpBd857W1egbJZO085fQzIJwX9iv8
Hoje o NUFOLK – Núcleo de Folclore da Universidade Federal de Pelotas – UFPel estreia mais uma ação em 2020, o PAPOFOLK. Neste encontro virtual, artistas, pesquisadores, educadores, mestres populares e agentes culturais batem um papo sobre temas da cultura popular na atualidade numa espécie de roda de conversa, onde você também pode interagir com os/as convidados/convidadas e com os demais participantes.
A primeira edição do PapoFolk é neste dia 10/08/20, segunda-feira, às 18h, por meio da plataforma TeamLink (gratuita), e terá como convidadas as professoras, artistas populares e pesquisadoras Carmen Hoffmann (UFPel) e Eleonora Gabriel (UFRJ), que irão bater um papo sobre “Possibilidades Folclóricas na Quarentena”.
O link para a sala de acesso ao PapoFolk de hoje é o seguinte:
https://m.teamlink.co/9653678975?p=0d2e71183d93c905d7248918ac91d4fb
Se você ainda não tem o TeamLink, pode instalá-lo gratuitamente.
Para baixar o app no celular :
https://play.google.com/store/apps/details?id=app.cybrook.teamlink
Para baixar no pc:
https://www.teamlink.co/download.html
A próxima edição do PapoFolk será no próximo dia 24 de agosto, também às 18h.
Será realizada nesta terça-feira (11), às 18h, a abertura remota da Exposição Virtual do 1º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (FIVRS). O encontro é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e do curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a Fundação Ecarta. O lançamento virtual dos trabalhos selecionados pode ser assistido no site do evento e no canal do YouTube. Após o lançamento, a mostra ficará disponível para ser assistida até dia 21 às 18h.
De acordo com os organizadores, a videodança é uma arte híbrida que imbrica as linguagens das artes do vídeo, da dança, do corpo e do movimento em um amplo espectro de conformações. Em sintonia com as transformações tecnológicas, socioculturais e artísticas, está em constante devir, expandindo-se e ressignificando-se em diferentes ambientes e plataformas, e, pouco a pouco, definindo seu espaço no campo das artes nacional e internacional. Com uma mirada que emerge do sul do Brasil, o FIVRS tem como desejo promover e visibilizar reflexões e debates acerca da videodança e de suas mutantes e mutáveis conformações.
O Festival é realizado por meio de uma convocatória internacional (de março a abril de 2020) a artistas e realizadores. A seleção dos trabalhos ficou a cargo do comitê de avaliadores convidados, formado por Ximena Monroy Rocha, diretora e curadora do festival Agite y Sirva – Festival Itinerante de Videodanza, do México; Ladys Gonzales, diretora do Corporalidad expandida, Argentina; Paulo Caudas, diretor artístico e curador do Dança em Foco, Brasil; e Ana Sedeño Valdellós, criadora audiovisual e professora da Universidad de Malaga, Espanha.
O 1o FIVRS recebeu trabalhos oriundos de 15 estados do Brasil – Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Sergipe, Amapá, Pará, Goiás, Paraíba, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro – e países da Europa, América do Norte e do Sul – Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México e Portugal.
Trabalhos selecionados:
Abaixo do Equador, de Adriano André Rosa da Silva – Natal/RN – Brasil
ANOD, de Marta Arjona – Valls / Sarral /Espanha
Bicho, de Felipe Rocha Bittencourt – São Paulo/SP – Brasil
Caminhada, de Luiza Monteiro e Souza – Belém/PA – Brasil
Cidade Coreográfica, de Paulo Henrique Albuquerque Pontes – Recife/Brasil
Contrapontos, de Guilherme Barbosa Schulze – João Pessoa/PB – Brasil
Corpo-Somático, de Rafaela Pereira – Aparecida de Goiânia/Brasil
Estar a Par – passo a passo, de Tales Frey – Catanduva-SP – Brasil /Porto – Portugal
Fardo, de Leda Siloto – Assis/SP – Brasil
Fim dos Tempos, de Edson Ferraz – Porto Alegre/RS – Brasil
Hold me, de Rafael Bolacha – São Paulo/SP – Brasil
Impulso, de Michel Schettert – Rio de Janeiro/RJ – Brasil
Inside (Inhabited Landscapes), de Carmen Porras – Granada/ Espanha
La Loba, de Edielson Vidal – Belém/PA – Brasil
Moiado, de Victor Yuri – Ribeirão Preto/SP – Brasil
O Grito, de Larissa Aparecida Kremer – Blumenau/SC – Brasil
Obra, de Maria Luiza Teodoro Guimarães – Uberlândia/Minas Gerais – Brasil
Orlo Hem, de Filomena Rusciano – Sant’Agata de’goti/Itália
Pogo, de Ana Carvajal – Santiago/Chile
Ruído, de Geórgia de Macedo Garcia – Porto Alegre/RS – Brasil
Soliloquio, de Lorena López Aguado – Ciudad de México/México
The last children, de Fu LE – França
Ut(r)opical, de Martin Pablo Groisman – Buenos Aires, Argentina
VDO 1.6, de Kepa Landa – Espanha
Verde que te quiero ladrillo, de Esteban Rodriguez – Bolívia
Divulgamos o resultado da seleção de bolsista de Iniciação à Pesquisa Ações Afirmativas (PBIP AF) relativo ao Edital 01/2020, conforme arquivo disponibilizado no link abaixo:
As atividades remotas e virtuais do FIVRS poderão ser acompanhadas no site do evento http://wp.ufpel.edu.br/fivrs, e via Instagram @fivrs.videodanca e canal do Festival no YouTube.
20/07, às 18h – Live Audiovisualidades da dança com Carmen Hoffmann (UFPel) e Carlise Scalamato (USFM) que irão discutir questões referentes ao protagonismos desse imbricamento artístico no Sul do Brasil e às crescentes interfaces tecnologias e virtuais na vida e na dança.
22/07, às 14 – Live Artes del vídeo com Rosângela Fachel (UFPel) e Ana Sedeño Valdellos (Universidad de Malaga/España) – irão abordar perspectivas estéticas e tecnológicas referentes às artes do vídeo.
23/07, às 18h – Abertura remota do 1o. Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS via Instagram.
23/07, às 19h – Abertura da Mostra Virtual do 1o. Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS e exibição no site do FIVRS e pelos canais do FIVRS e da Fundação Ecarta no YouTube.
Diretoras do FIVRS
Carmem Anita Hoffman (UFPel)
Rosângela Fachel (UFPel)
Organização
Equipe FIVRS
Carmem Anita Hoffman (UFPel)
Rosângela Fachel (UFPel)
Carlise Scalamato Duarte (UFSM)
Luana Arrieche Echevengua (UFPel)
Ana Carolina Tavares (UFPel)
Hamilton Bittencourt (UFPel)
Equipe Ecarta
Marcos Júlio Fuhr – Presidente da Fundação Ecarta
Valéria Ochôa – Diretora Geral da Fundação Ecarta
André Venzon – Coordenador da Galeria ECARTA
Mestrado em Artes Visuais (PPGAVI) e Curso de Dança da UFPel
Fundação ECARTA
Apoio
Curso de Dança Licenciatura / UFSM
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales (Red INAV)
https://www.youtube.com/watch?v=8qxFfz8mzHc&feature=share&fbclid=IwAR3xMrS_-bhLNAfgo_gDSVJoxmwVypXfVuxXGzCovG5Y60JihNzyYyyLE-c
O projeto “Currículo em Movimento: inserção da Dança no Colégio de Aplicação da UFRGS”, coordenado pela professora Débora Allemand, tem como temática a inserção da Dança como componente curricular no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa tem o objetivo de criar o Projeto de Ensino da área de Dança do CAp UFRGS, onde conste a fundamentação teórica que sustenta as concepções pedagógicas da área, a organização curricular, os objetivos de aprendizagem e a forma de avaliação.
Recentemente, o projeto foi contemplado com duas bolsas de Iniciação Científica Júnior, coordenados pela professora, para alunos do Ensino Fundamental (8° e 9° ano) e do Ensino Médio da escola.
Postagem original em: https://wp.ufpel.edu.br/omega/2020/07/15/pesquisadora-do-omega-aprova-projeto-de-pesquisa-na-ufrgs/
A coordenadora do projeto “Da metodologia de pesquisa à ação: outras/novas maneiras de abordagens na formação de professores” professora Drª. Andrisa Kemel Zanella torna público que estão abertas as inscrições para seleção de 01 (UM) bolsista no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa – Ações Afirmativas (PBIP AF) da UFPel, em conformidade com o EDITAL Nº. 005/2020 da PRPPGI/UFPEL.
Mais informações no link: Edital de seleção bolsista
A comissão avaliadora – Ana Sedeño Valdellós (Espanha); Ladys Gonzales (Argentina); Paulo Caldas (Brasil); e Ximena Monroy Rocha (México) – selecionou 25 trabalhos, oriundos de diferentes regiões do Brasil e de oito países da Europa, América do Sul e do Norte.
Abaixo do Equador, de Adriano André Rosa da Silva – Natal/RN – Brasil
ANOD, de Marta Arjona – Valls / Sarral
Bicho, de Felipe Rocha Bittencourt – São Paulo/SP – Brasil
Caminhada, de Luisa Monteiro e Souza – Belém/PR – Brasil
Cidade Coreográfica, de Paulo Henrique Albuquerque Pontes – Recife/Brasil
Contrapontos, de Guilherme Barbosa Schulze – João Pessoa/PB – Brasil
Corpo-Somático, de Rafaela Pereira – Aparecida de Goiânia/Brasil
Estar a Par – passo a passo, de Tales Frey – Catanduva-SP – Brasil /Porto – Portugal
Fardo, de Leda Siloto – Assis/SP – Brasil
Fim dos Tempos, de Edson Ferraz – Porto Alegre/RS – Brasil
Hold me, de Rafael Bolacha – São Paulo/SP – Brasil
Impulso, de Michel Schettert – Rio de Janeiro/RJ – Brasil
Inside (inhabited Landscapes), de Carmen Porras – Granada/ Espanha
La Loba, de Edielson Vidal – Belém/PA – Brasil
Moiado, de Victor Yuri – Ribeirão Preto/SP – Brasil
O Grito, de Larissa Aparecida Kremer – Blumenau/SC – Brasil
Obra, de Maria Luiza Teodoro Guimarães – Uberlândia/Minas Gerais – Brasil
Orlo Hem, de Filomena Rusciano – Sant’Agata de’goti/Itália
Pogo, de Ana Carvajal – Santiago/Chile
Ruído, de Geórgia de Macedo Garcia – Porto Alegre/RS – Brasil
Solilóquio, de Lorena López Aguado – Ciudad de México/México
The last children, de Fu LE – França
Ut(r)opical, de Martin Pablo Groisman – Buenos Aires, Argentina
VDO 1.6, de Kepa Landa – Espanha