Pesquisadora do OMEGA aprova Projeto de Pesquisa na UFRGS

O projeto “Currículo em Movimento: inserção da Dança no Colégio de Aplicação da UFRGS”, coordenado pela professora Débora Allemand, tem como temática a inserção da Dança como componente curricular no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  A pesquisa tem o objetivo de criar o Projeto de Ensino da área de Dança do CAp UFRGS, onde conste a fundamentação teórica que sustenta as concepções pedagógicas da área, a organização curricular, os objetivos de aprendizagem e a forma de avaliação.

Colégio de Aplicação da UFRGS

Débora é pesquisadora do OMEGA desde 2016 e primeira docente na área da Dança no CAp UFRGS, com o início do trabalho no final do ano letivo de 2019. A escola de educação básica da UFRGS é um dos poucos Colégios de Aplicação onde as linguagens artísticas se inserem no currículo como componentes curriculares separados. Até 2019, os alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio tinham Artes Visuais, Música e Teatro na sua carga horária obrigatória e agora, em 2020, a escola implementa o ensino de Dança também, sendo necessário promover alterações a fim de atender a nova demanda.

Recentemente, o projeto foi contemplado com duas bolsas de Iniciação Científica Júnior, coordenados pela professora, para alunos do Ensino Fundamental (8° e 9° ano) e do Ensino Médio da escola.

Postagem original em: https://wp.ufpel.edu.br/omega/2020/07/15/pesquisadora-do-omega-aprova-projeto-de-pesquisa-na-ufrgs/

Publicado em 15/07/2020, na categoria Sem categoria.