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5º Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2024
https://wp.ufpel.edu.br/fivrs/
https://www.instagram.com/fivrs.videodanca/
https://www.facebook.com/1o.FIVRS/

Inscrições prorrogadas até 21 de junho de 2024

Este edital tem por objetivo a seleção de videodanças – em seu amplo espectro de abrangência audiovisual – para o 5º Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2024, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e pelo Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Fundação Ecarta, Porto Alegre.

PARTICIPAÇÃO
● Inscrições gratuitas;
● Proponentes maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade;
● Cada proponente poderá inscrever APENAS UMA videodança;
● Videodanças realizadas em grupo ou por coletivos deverão ser inscritas por uma única pessoa, responsável então pela inscrição;
● Produções concluídas a partir de 2022;
● Produções que sejam consideradas lesivas aos Direitos Humanos serão previamente desclassificadas;
● Cada proponente é responsável pelos direitos referentes à trilha sonora e às imagens das videodanças inscritas;
● Não haverá premiação;
● O ato da inscrição autoriza que a videodança seja utilizada para fins de divulgação do FIVRS;
● O ato da inscrição autoriza que a videodança passe a integrar a videoteca do FIVRS;
● O ato da inscrição autoriza que a videodança seja exibida em mostras do FIVRS, no Brasil e no exterior, com fins culturais, artísticos e educativos, e sem fins lucrativos.

CARACTERÍSTICAS DA VIDEODANÇA
● Temática livre;
● Duração máxima de 10 (dez) minutos, incluídos os créditos;
● Recursos assistivos – audiodescrição, legendas, libras – não são exigidos, mas serão apreciados;
● Apresentação em quaisquer uma das extensões padrão utilizadas atualmente (AVI, MOV, WMV, MP4, etc), com resolução mínima de 720p (HD) – ideal sugerido 1920x1980p ou, no mínimo, 1280x720p.
● Submissão por meio de link que permita a descarga do arquivo.

SELEÇÃO
● Será realizada por uma Comissão Avaliadora Internacional convidada;
● Será divulgada no dia 22 de julho de 2024 nas páginas institucionais do FIVRS, do PPGArtes UFPel e da ECARTA, bem como em suas respectivas redes sociais.

INSCRIÇÕES
● Até o dia 21 de junho de 2024 pelo formulário: https://forms.gle/1Nnh6ZEMnMmG1tFq6

CRONOGRAMA
29 abril 2024                                                       Lançamento do edital
29 de abril a 21 de junho de 2024             Submissão das videodanças
22 de julho de 2024                                         Resultado da seleção
31 de julho a 01 de setembro de 2024   Exibição na ECARTA – Porto Alegre, RS
31 de julho a 01 de setembro de 2024   Exibição no MALG – Pelotas, RS
31 de julho a 15 de setembro de 2024   Exibição no canal do FIVRS no YouTube

ORGANIZAÇÃO
Diretoras
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel

Comissão organizadora
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Mônica Fagundes Dantas – UFRGS
Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga
Carlise Scalamato – UFSM
Rebeca Recuero – UFPel
Luana Echevengua Arrieche – IFSul
Hamilton Bittencourt – UFPel
Pedro Tavares Filho – UFPel
Larissa Schip – UFPel
Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
André Venzon – Fundação ECARTA
Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
Stela Pastore – Fundação ECARTA
Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

FIVRS

A Videodança é uma arte híbrida que imbrica as linguagens das artes do vídeo, da dança, do corpo e do movimento em um amplo espectro de conformações que, em sintonia com as transformações tecnológicas, socioculturais e artísticas, está em constante devir, expandindo-se e ressignificando-se em diferentes ambientes e plataformas, e, pouco a pouco, definindo seu espaço no campo das artes nacional e internacional. Com uma mirada que emerge do sul do Brasil, o FIVRS tem com desejo promover e visibilizar reflexões e debates acerca da videodança e de suas mutantes e mutáveis conformações.

O Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS nasceu do encontro dos projetos de investigação das professoras pesquisadoras Rosângela Fachel e Carmen Anita Hoffmann, como uma proposta artística e curatorial extensionista, realizada no âmbito do Mestrado em Artes Visuais e do Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Fundação Ecarta de Porto Alegre e com o apoio da Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – RedINAV, do Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e do Museu Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, com o intuito de investigar e de promover a videodança na região sul do Brasil.

Contato
Email: fivrs.videodanca@gmail.com

Selecionados 2023

VIDEODANÇAS SELECIONADAS – FIVRS 2023

Acción Artística Butoh (2023, 06’16”), de Osvaldo Cibils + IA. Uruguai/Barcelona, Espanha.

Areinwe (2023, 03’20”), de Selene Baptista e Sebastián García. Venezuela.

Asas (2022, 02’19”), de Diego Mac. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Being Elsewhere (2021, 02’31”), de Holger Mohaupt. North Berwick, East Lothian, Escócia.

Bëwák​​ (2023, 03:53″), de Hellen Hernández Sánchez e Fabio Cecilio Pérez Solís. Costa Rica.

Blessings (2021, 05’02”), de Tanniqua-Kay Buchanan. Chicago, Illinois, EUA.

Bolha (2021, 09’58”), de Movidos Dança. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Childhood/Adulthood (2022, 06’29”), de Jagoda Turlik e Julia Domagalska, Szymon Pacholec, Piotr Werewka. Varsóvia, Polônia.

CINESIA (2022, 02′), de Eduarda Barcelos. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Compulsório (2022, 04’25”), de Aline Salmin e Bruna Brunu. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Corpoesia (2023, 02’09”), de Samara Rocha Santos e Ademir Junior. Espírito Santo, Brasil.

Corpos/Cidade (2021, 10′), de Kanauã Nharu. Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

C R I S O L (2021, 07’04”), de Camila Magalí Pereyra. Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina.

Dança do quase silêncio ou Uma afro-gaúcha em dançovivências (2022, 09’43”), de Liana da Silva Cunha e Jaqueline Santana. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Descent into Death (2021, 10″), de Smangaliso Ngwenya e Phumlani Mndebele. Joanesburgo, África do Sul.

Despertar (2023, 04’23”), de Aldo Venegas. Acapulco, México.

El tiempo cambia – Disciplina (2022, 04’02”), de Yanoski Suarez Rodriguez e Paseal Perron. Santiago de Cuba, Cuba.

El túnel (2022, 06’06”), de Rafaela Molina. Montevidéu, Uruguai.

Entre orixás (2022, 08 30″), de Dinah Schonhaut. Buenos Aires, Argentina.

Espaldas Dobladas (2021, 05’15”) de Hernán David López. Buenos Aires, Argentina.

Hacer Memoria Cuerpo, Capítulo 1 (2021, 10″), de Micaela Rivetti, Nicolás Martinez Cremonese e Maximiliano Bottoli. Buenos Aires, Argentina.

I and I: conversations with 3rd self (2023, 02’29”), de Boitumelo Motau e Wesley Hlongwane. Joanesburgo, África do Sul.

imorredouro (2022, 03’35”), de Davidson José Martins Xavier e Bernardo Morais. Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil.

La Nada se Traga Una cosa Tras Otra (2022, 06’03”), de Daro Ceballos e Gabriela Bondone. Villa Maria, Córdoba, Argentina.

Las paredes hablan (2021, 06’37”), de Edgar Laiseca Rodríguez. Bogotá, Colômbia.

Latitude-zero (2022-2023, 06’40”) de Ygor Gohan de Paiva Faria. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Los siete umbrales (2023, 01’30”), de Blas Payri. Valência, Espanha.

Marie. Eduardo. Sophie (2022, 03′), de Thomas Corriveau. Bromont, Quebec, Canadá.

Muros (2022, 10″), de Dani Cobarrubias e Carmen Porras. Granada, Espanha.

My non-relative fullness (2023, 04’38”) Uladzimir Slizhyk. Varsóvia, Polônia.

Novos velhos corpos 50 + (2023, 07’53”), de Suzane Weber da Silva e Alex Sernambi. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Nuestra Sombra (2022, 06’18”), de María Fernanda Contreras. Toluca, Estado de México, México.

O (re)nascer do meu existir (2022, 06′), de Patricia Chavarelli Vilela da Silva. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Pé 45 sem Par – manipulação I e II (2021, 04′), de Tales Frey. Brasil/Porto, Portugal.

Piano-Soleil (2023, 07’30”), de Caio Amon e Camila Vergara. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

POIS QUE IA: sob a memória (2022, 07′), de Gabriela Mercadante Ferrari. Salvador, Bahia, Brasil.

Red (2023, 05″), coletivo DEHORS/AUDELA – Salvatore Insana e Elisa Turco Liveri. Roma, Itália.

Remanencia (2022, 06′), de Esteban Richmond Umaña, com participação de Verônica Monestel. Costa Rica.

Revoada (2022, 03’14”), de Claudia Tayanne Gomes Marreiros. São Luís, Maranhão, Brasil.

Silêncios (2023,10″), de César Ulloa Cuéllar. Lima, Perú.

Similitude (2021, 06’33”), de Rafael Tursi e Danilo Borges. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Tempore Neon (2022, 07′), de Arthur Antunes e Thairini Moreno. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Three Anomi (2021, 04’31”), de Shohifur Ridho’i. Yogyakarta, Indonésia.

Uholdeak (2022, 05’10”). de Olatz Larunbe e Bárbara Fernández. Pamplona, Navarra, Espanha.

Vamos fazer de conta… (2022, 09’08”), de Bernardo Gasparini, Elton de Souza e Sara Marchezini. Minas Gerais, Brasil.

Vênus (2021, 08’05”), de Patricia Nardelli Pinto Santana e Emily da Silva. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

What’s Bred in the Blood and Bone (2021, 05’09”), de Robin M Gee. Greensboro, Carolina do Norte, EUA.

Yin Yang (2022, 07’50”), de Femi Adebajo e Companhia o Futuro da Dança. Lagos, Nigéria.

飛天 – Fei Tian (2023, 04′), de Selena Regad. Paris, França.

Comissão avaliadora

EDIÇÃO  2024

Ana Sedeño Valdellós – ESPANHA

Criadora e diretora audiovisual com doutorado em Comunicação Audiovisual e Professora do Departamento de Comunicação e Publicidade Audiovisual da Universidade de Málaga (Espanha). Suas linhas de pesquisa incluem as relações entre música, meios audiovisuais e as práticas audiovisuais na cena contemporânea sob uma perspectiva histórica e/ou educativa, com ênfase em produções artísticas, como videojockey, mapping e videodança. É autora dos livros Lenguaje del videoclip (2002), La música contemporánea en el cine (2005), Historia del videoarte en España (2011) e Análisis del cine Contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013).

Creadora y realizadora audiovisual, doctora en Comunicación Audiovisual y Profesora del Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad de la Universidad de Málaga (España). Sus líneas de investigación incluyen la relación entre la música, los medios audiovisuales y las prácticas audiovisuales en la escena contemporánea desde una perspectiva histórica y/o educativa, con énfasis en producciones artísticas como el videojockey, el mapping y la videodanza. Es autora de los libros Lenguaje del videoclip (2002), La Música contemporánea en el cine (2005), Historia del videoarte en España (2011) y Análisis del cine contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013).

 

Diego Mac – BRASIL

Diretor de dança, videoartista, artista 3D, produtor cultural. Doutorando em Artes Cênicas (UFRGS). Graduado em Dança (ULBRA). Mestre (UFRGS) e especialista (FEEVALE) em Poéticas Visuais. Diretor da Macarenando Dance Concept. Diretor artístico da Muovere Cia de Dança. Atualmente, dedica-se à criação artística baseada no hibridismo entre dança e animação/simulação 3D, blockchains, metaversos e NFTs. Suas criações participaram de mais de 30 eventos no Canadá, EUA, Itália, México, Espanha, Brasil, Argentina, Paraguai, Japão, Alemanha, Indonésia, Uruguai, com curadoria de Art&Vault, Artcrush, SpaceMontage, Transient Labs, Artpacks, HUG e A2 Accelerate Art. Recebeu o Prêmio Açorianos de Dança 2022 como Personalidade do Ano pelo trabalho inovador em dança 3D e o Prêmio Trajetórias Culturais por sua carreira.

Director de danza, videoartista, artista 3D, productor cultural. Doctorando en Artes Escénicas (UFRGS). Licenciado en Danza (ULBRA). Maestría (UFRGS) y especialización (FEEVALE) en Poética Visual. Director de Macarenando Dance Concept. Director artístico de Muovere Cia de Dança. Actualmente se dedica a la creación artística basada en el hibridismo entre danza y animación/simulación 3D, blockchain, metaversos y NFTs. Sus creaciones han participado en más de 30 eventos en Canadá, EEUU, Italia, México, España, Brasil, Argentina, Paraguay, Japón, Alemania, Indonesia y Uruguay, comisariados por Art&Vault, Artcrush, SpaceMontage, Transient Labs, Artpacks, HUG y A2 Accelerate Art. Recibió el Premio Açorianos de Danza 2022 como Personalidad del Año por su innovador trabajo en danza 3D y el Premio Trayectorias Culturales por su trayectoria.

 

Jesse da Cruz – BRASIL

Pai de Gustavo e Fanon Cruz, Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) no Curso de Dança – Licenciatura do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) e coordenador 2024/2025. Doutor em Educação (PPGE-UFPR), Mestre em Educação (PPGE-FURB). Brincante, Pesquisador, Artista do Axè, Pai Solo e Professor que tem como foco o estudo do Corpo Negro na Dança, cuja pesquisa é baseado nas Artes a partir da epistemologia do Sensível pelas encruzilhadas metodológicas da A/r/tográfica e da B/Ori/grafia. Membro do NEABI UFSM e colaborador do NEAB UFPR e FURB. Líder do grupo de pesquisa Laboratório CRUZO (pesquisa e Criação cênica – CNPQ) e coordenador do projeto MOJUBA: Danças Populares Brasileiras.

Padre de Gustavo y Fanon Cruz, Profesor Adjunto de la Universidad Federal de Santa María (UFSM/RS) en el Curso de Danza – Licenciatura en el Centro de Educación Física y Deportes (CEFD) y coordinador 2024/2025. Doctorado en Educación (PPGE-UFPR), Magíster en Educación (PPGE-FURB). Jugador, Investigador, Artista Axè, Padre Solista y Profesor que se centra en el estudio del Cuerpo Negro en la Danza, cuya investigación se fundamenta en las Artes desde la epistemología de lo Sensible a través del cruce metodológico de A/r/tografia y B/Ori. /ortografía. Miembro de NEABI UFSM y colaborador de NEAB UFPR y FURB. Líder del grupo de investigación Laboratorio CRUZO (investigación y creación escénica – CNPQ) y coordinador del proyecto MOJUBA: Danzas Populares Brasileñas.

 

Soraya Vargas Rojas – COLÔMBIA

Dançarina, coreógrafa, artista interdisciplinar e professora de dança. Pesquisa as relações entre dança e tecnologia, videodança, dança e outras linguagens. Diretora da produtora independente Histeria CinemaDanza. Cofundadora e Codiretora da Fundação Imagen en Movimiento. Pioneira da Videodança na Colômbia, desde 1997. Codiretora do Festival Colombiano de Videodança VIDEOMOVimiento, desde 2004. Membra ativa da Rede Ibero-Americana de Dança REDIV. Diretora de documentários de dança, dirigiu coreografias para Videodanza com pessoas interessadas ​​no formato, com e sem formação específica em dança ou nas artes do corpo. Vencedora de vários prêmios como bailarina, como coreógrafa e como diretora de videodanças em eventos nacionais e internacionais. Avaliadora e curadora de diversos Festivais e Encontros de Dança e Videodança, nacionais e internacionais. Vencedora do Contextos Territórios de Residências Rurais, IDARTES 2022.

Bailarina, coreógrafa, artista interdisciplinaria y profesora de danza. Investiga las relaciones entre danza y tecnología, videodanza, danza y otros lenguajes. Director de la productora independiente Histeria CinemaDanza. Cofundador y Codirector de la Fundación Imagen en Movimiento. Pionero de la Videodanza en Colombia, desde 1997. Codirector del Festival Colombiano de Videodanza VIDEOMOVimiento, desde 2004. Miembro activo de la Red Iberoamericana de Danza REDIV. Directora de documentales de danza, dirigió coreografías para Videodanza con personas interesadas en el formato, con y sin formación específica en danza o artes corporales. Ganadora de varios premios como bailarina, coreógrafa y directora de videodanza en eventos nacionales e internacionales. Evaluadora y comisaria de varios Festivales y Encuentros de Danza y Videodanza nacionales e internacionales. Ganador de Contextos Territoriales de Residencias Rurales, IDARTES 2022.

Organização

DIRETORAS
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel

COMISSÃO ORGANIZADORA
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Mônica Fagundes Dantas – UFRGS
Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga
Carlise Scalamato – UFSM
Rebeca Recuero – UFPel
Hamilton Bittencourt – UFPel
Luana Echevengua Arrieche – IFSul
Larissa Schip – UFPel
Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
André Venzon – Fundação ECARTA
Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
Stela Pastore – Fundação ECARTA
Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes – PPGArtes
Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Fundação ECARTA

APOIO
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS, Brasil
Curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil
Universidade de Málaga – UMA, Espanha
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas, RS, Brasil
LEPPAIS. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – UFPel, Pelotas, RS, Brasil
OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Rio Grande, RS, Brasil
Proyecto Corporalidad Expandida, Argentina
Circuito Argentino de Videodanza, Argentina
IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança, Ribeirão Preto, SP, Brasil
Dança em Foco, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Danza TV, Chile
Histeria CinemaDanza, Colombia
Sala Redenção UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil
Prefeitura de Pelotas, RS, Brasil
Red Iberoamericana de Videodanza – RedIV
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV

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CONTATO
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