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4º Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS

CONVOCATÓRIA 2023

O edital de 2023 tem por objetivo a seleção de videodanças – em seu amplo espectro de abrangência audiovisual – para o 4º Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2023, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes (PPGArtes) e Curso de Dança, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e pela Fundação Ecarta.

PARTICIPAÇÃO

● Proponentes maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade;

● Cada proponente poderá inscrever APENAS UMA videodança;

● Videodanças realizadas em grupo ou por coletivos deverão ser inscritas por uma única pessoa, responsável então pela inscrição;

● Não serão aceitas produções anteriores ao ano de 2021;

● Cada proponente é responsável pelos direitos referentes à trilha sonora e às imagens das videodanças inscritas;

● O ato da inscrição autoriza que a videodança seja utilizada para fins de divulgação do FIVRS;

● O ato da inscrição autoriza que a videodança passe a integrar a videoteca do FIVRS;

● O ato da inscrição autoriza que a videodança seja exibida em mostras do FIVRS, no Brasil e no exterior, com fins culturais, artísticos e educativos, e sem fins lucrativos;

CARACTERÍSTICAS DA VIDEODANÇA

● Temática livre;

● Duração máxima de 10 (dez) minutos, incluídos os créditos;

● Recursos assistivos – audiodescrição, legendas, libras – não são exigidos, mas serão apreciados;

● Apresentação em quaisquer uma das extensões padrão utilizadas atualmente (AVI, MOV, WMV, MP4, etc), com resolução mínima de 720p (HD) – ideal sugerido 1920x1980p ou, no mínimo, 1280x720p.

● Submissão por meio de link que permita a descarga do arquivo.

SELEÇÃO

● Será realizada por uma Comissão Avaliadora Internacional convidada;

● Não serão aceitas produções que sejam consideradas lesivas aos Direitos Humanos;

● O resultado será divulgado no dia 01 de agosto de 2023 nas páginas institucionais do FIVRS, do PPGArtes UFPel e da ECARTA, bem como em suas redes sociais.

INSCRIÇÕES

● Devem ser realizadas até o dia 29 de junho de 2023 pelo formulário:
https://forms.gle/qhrSNkruKrZVf4dY8

CRONOGRAMA

29 abril 2023 Lançamento do edital
29 de abril a 29 de junho de 2023 Submissão das videodanças
01 de agosto de 2023 Resultado da seleção
29 de agosto a 01 de outubro de 2023 Exibição na ECARTA – Porto Alegre, RS
29 de agosto a 01 de outubro de 2023 Exibição no MALG – Pelotas, RS

ORGANIZAÇÃO
Diretoras
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel

Comissão organizadora
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Mônica Fagundes Dantas – UFRGS
Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga
Carlise Scalamato – UFSM
Rebeca Recuero – UFPel
Hamilton Bittencourt – UFPel
Luana Echevengua Arrieche – IFSul
Larissa Schip – UFPel
Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
André Venzon – Fundação ECARTA
Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
Stela Pastore – Fundação ECARTA
Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes – PPGArtes, e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Fundação ECARTA

APOIO
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV
LEPPAIS. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – UFPel
OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS
Proyecto Corporalidad Expandida
IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança
Dança em Foco

https://www.instagram.com/fivrs.videodanca/
https://www.facebook.com/1o.FIVRS/
https://wp.ufpel.edu.br/fivrs/

FIVRS

A Videodança é uma arte híbrida que imbrica as linguagens das artes do vídeo, da dança, do corpo e do movimento em um amplo espectro de conformações que, em sintonia com as transformações tecnológicas, socioculturais e artísticas, está em constante devir, expandindo-se e ressignificando-se em diferentes ambientes e plataformas, e, pouco a pouco, definindo seu espaço no campo das artes nacional e internacional. Com uma mirada que emerge do sul do Brasil, o FIVRS tem com desejo promover e visibilizar reflexões e debates acerca da videodança e de suas mutantes e mutáveis conformações.

O Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS nasceu do encontro dos projetos de investigação das professoras pesquisadoras Rosângela Fachel e Carmen Anita Hoffmann, como uma proposta artística e curatorial extensionista, realizada no âmbito do Mestrado em Artes Visuais e do Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Fundação Ecarta de Porto Alegre e com o apoio da Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – RedINAV, do Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e do Museu Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, com o intuito de investigar e de promover a videodança na região sul do Brasil.

Contato
Email: fivrs.videodanca@gmail.com

Selecionados 2023

VIDEODANÇAS SELECIONADAS – FIVRS 2023

Acción Artística Butoh (2023, 06’16”), de Osvaldo Cibils + IA. Uruguai/Barcelona, Espanha.

Areinwe (2023, 03’20”), de Selene Baptista e Sebastián García. Venezuela.

Asas (2022, 02’19”), de Diego Mac. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Being Elsewhere (2021, 02’31”), de Holger Mohaupt. North Berwick, East Lothian, Escócia.

Bëwák​​ (2023, 03:53″), de Hellen Hernández Sánchez e Fabio Cecilio Pérez Solís. Costa Rica.

Blessings (2021, 05’02”), de Tanniqua-Kay Buchanan. Chicago, Illinois, EUA.

Bolha (2021, 09’58”), de Movidos Dança. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Childhood/Adulthood (2022, 06’29”), de Jagoda Turlik e Julia Domagalska, Szymon Pacholec, Piotr Werewka. Varsóvia, Polônia.

CINESIA (2022, 02′), de Eduarda Barcelos. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Compulsório (2022, 04’25”), de Aline Salmin e Bruna Brunu. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Corpoesia (2023, 02’09”), de Samara Rocha Santos e Ademir Junior. Espírito Santo, Brasil.

Corpos/Cidade (2021, 10′), de Kanauã Nharu. Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

C R I S O L (2021, 07’04”), de Camila Magalí Pereyra. Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina.

Dança do quase silêncio ou Uma afro-gaúcha em dançovivências (2022, 09’43”), de Liana da Silva Cunha e Jaqueline Santana. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Descent into Death (2021, 10″), de Smangaliso Ngwenya e Phumlani Mndebele. Joanesburgo, África do Sul.

Despertar (2023, 04’23”), de Aldo Venegas. Acapulco, México.

El tiempo cambia – Disciplina (2022, 04’02”), de Yanoski Suarez Rodriguez e Paseal Perron. Santiago de Cuba, Cuba.

El túnel (2022, 06’06”), de Rafaela Molina. Montevidéu, Uruguai.

Entre orixás (2022, 08 30″), de Dinah Schonhaut. Buenos Aires, Argentina.

Espaldas Dobladas (2021, 05’15”) de Hernán David López. Buenos Aires, Argentina.

Hacer Memoria Cuerpo, Capítulo 1 (2021, 10″), de Micaela Rivetti, Nicolás Martinez Cremonese e Maximiliano Bottoli. Buenos Aires, Argentina.

I and I: conversations with 3rd self (2023, 02’29”), de Boitumelo Motau e Wesley Hlongwane. Joanesburgo, África do Sul.

imorredouro (2022, 03’35”), de Davidson José Martins Xavier e Bernardo Morais. Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil.

La Nada se Traga Una cosa Tras Otra (2022, 06’03”), de Daro Ceballos e Gabriela Bondone. Villa Maria, Córdoba, Argentina.

Las paredes hablan (2021, 06’37”), de Edgar Laiseca Rodríguez. Bogotá, Colômbia.

Latitude-zero (2022-2023, 06’40”) de Ygor Gohan de Paiva Faria. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Los siete umbrales (2023, 01’30”), de Blas Payri. Valência, Espanha.

Marie. Eduardo. Sophie (2022, 03′), de Thomas Corriveau. Bromont, Quebec, Canadá.

Muros (2022, 10″), de Dani Cobarrubias e Carmen Porras. Granada, Espanha.

My non-relative fullness (2023, 04’38”) Uladzimir Slizhyk. Varsóvia, Polônia.

Novos velhos corpos 50 + (2023, 07’53”), de Suzane Weber da Silva e Alex Sernambi. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Nuestra Sombra (2022, 06’18”), de María Fernanda Contreras. Toluca, Estado de México, México.

O (re)nascer do meu existir (2022, 06′), de Patricia Chavarelli Vilela da Silva. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Pé 45 sem Par – manipulação I e II (2021, 04′), de Tales Frey. Brasil/Porto, Portugal.

Piano-Soleil (2023, 07’30”), de Caio Amon e Camila Vergara. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

POIS QUE IA: sob a memória (2022, 07′), de Gabriela Mercadante Ferrari. Salvador, Bahia, Brasil.

Red (2023, 05″), coletivo DEHORS/AUDELA – Salvatore Insana e Elisa Turco Liveri. Roma, Itália.

Remanencia (2022, 06′), de Esteban Richmond Umaña, com participação de Verônica Monestel. Costa Rica.

Revoada (2022, 03’14”), de Claudia Tayanne Gomes Marreiros. São Luís, Maranhão, Brasil.

Silêncios (2023,10″), de César Ulloa Cuéllar. Lima, Perú.

Similitude (2021, 06’33”), de Rafael Tursi e Danilo Borges. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Tempore Neon (2022, 07′), de Arthur Antunes e Thairini Moreno. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Three Anomi (2021, 04’31”), de Shohifur Ridho’i. Yogyakarta, Indonésia.

Uholdeak (2022, 05’10”). de Olatz Larunbe e Bárbara Fernández. Pamplona, Navarra, Espanha.

Vamos fazer de conta… (2022, 09’08”), de Bernardo Gasparini, Elton de Souza e Sara Marchezini. Minas Gerais, Brasil.

Vênus (2021, 08’05”), de Patricia Nardelli Pinto Santana e Emily da Silva. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

What’s Bred in the Blood and Bone (2021, 05’09”), de Robin M Gee. Greensboro, Carolina do Norte, EUA.

Yin Yang (2022, 07’50”), de Femi Adebajo e Companhia o Futuro da Dança. Lagos, Nigéria.

飛天 – Fei Tian (2023, 04′), de Selena Regad. Paris, França.

Comissão avaliadora

EDIÇÃO  2023

Assim como nos anos anteriores, a quarta edição do Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS conta contará também com uma Comissão Avaliadora convidada internacional, que terá a responsabilidade de indicar as videodanças a serem selecionadas para a mostra deste ano, que tem como integrantes.

Ana Sedeño Valdellós

Criadora e diretora audiovisual com doutorado em Comunicação Audiovisual e Professora do Departamento de Comunicação e Publicidade Audiovisual da Universidade de Málaga (Espanha). Suas linhas de pesquisa incluem as relações entre música, meios audiovisuais e as práticas audiovisuais na cena contemporânea sob uma perspectiva histórica e/ou educativa, com ênfase em produções artísticas, como videojockey, mapping e videodança. É autora dos livros Lenguaje del videoclip (2002), La música contemporánea en el cine (2005),  Historia del videoarte en España (2011) e Análisis del cine Contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013).

Creadora y realizadora audiovisual, doctora en Comunicación Audiovisual y Profesora del Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad de la Universidad de Málaga (España). Sus líneas de investigación incluyen la relación entre la música, los medios audiovisuales y las prácticas audiovisuales en la escena contemporánea desde una perspectiva histórica y/o educativa, con énfasis en producciones artísticas como el videojockey, el mapping y la videodanza. Es autora de los libros Lenguaje del videoclip (2002), La Música contemporánea en el cine (2005), Historia del videoarte en España (2011) y Análisis del cine Contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013).

 

Constanza Cordovez

Jornalista, Comunicadora Social e Bacharel em Estética com ênfase em Cinema pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Mestra em Educação Emocional pela Universidade Mayor, Chile. Vem se dedicando profissionalmente à comunicação e gestão cultural de projetos, bem como à pesquisa, curadoria e ensino. Curadora e produtora executiva da Plataforma Danzatv.cl – @danzatv.cl e membra ativa da Rediv @rediv. Trabalhou com várias equipas, assessorando e coordenando projetos e redes culturais tanto no âmbito público como privado a nível nacional e ibero-americano.

Periodista, Comunicadora Social y Licenciada Estética especialidad Cine de la Pontificia Universidad Católica de Chile. Magíster en Educación Emocional Universidad Mayor. Me he dedicado profesionalmente a la comunicación y gestión cultural de proyectos, así como a la investigación, curaduría y docencia. Curadora  y productora ejecutiva de Plataforma Danzatv.cl y miembro activa de Rediv. Ha trabajado con diversos equipos, asesorando y coordinando proyectos y redes culturales tanto en el área pública como privada a nivel nacional e Iberoamericana.

 

Gustav Courbet @gustav.coubert

Travesti preta, Multiartista, coreógrafa, educadora, performer e preparadora corporal. Fez parte de Companhias de dança e de teatro em São Paulo e, atualmente, desenvolve o projeto independente “Corpo Presente”. Foi educadora em diversas ONGs e Centros de Acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas periferias de São Paulo, utilizando das linguagens artísticas para promover a reflexão sobre questões de gênero, identidade e pluralidades de corpos. Em 2023, assumiu o cargo de Coordenadora Artístico Pedagógica no Programa PIÁ de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Travesti preta, multiartista, coreógrafa, educadora, performer y entrenadora corporal. Formó parte de compañías de danza y de teatro en São Paulo y, actualmente, desarrolla el proyecto independiente “Corpo Presente”. Fue educadora en varias ONG y Centros de Acogida para niños y adolescentes en situación de vulnerabilidad social en la periferia de São Paulo, utilizando lenguajes artísticos para promover la reflexión sobre cuestiones de género, identidad y pluralidad de cuerpos. En 2023, asumió el cargo de Coordinadora Artística Pedagógica en el Programa PIÁ de Iniciación Artística de la Secretaría Municipal de Cultura de São Paulo.

 

Leo Roat

Artista na interação de linguagens, rupturas e similaridades entre artes cênicas, audiovisual e novas tecnologias.
 Doutor e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) com pesquisa sobre arte e tecnologia, com focos de investigação nas relações entre estes dois campos, onde as práticas de com-posição poético-estéticas cênicas contemporâneas criam proposições distintas do fazer cênico tradicional. É bacharel em direção e interpretação Teatral em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Vem atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, audiovisual, cinema, direção de atores, novas mídias e produção cultural.

Artista en la interacción de lenguajes, rupturas y similitudes entre artes escénicas, audiovisuales y nuevas tecnologías. Doctor en Ciencias del Lenguaje por la Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) con investigaciones en arte y tecnología, con investigaciones enfocadas en las relaciones entre estos dos campos, donde las prácticas de composición poético-estética escénica contemporánea crean propuestas que se diferencian de la escenografía tradicional. Licenciado en Dirección e Interpretación Teatral en Artes Escénicas por la Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ha trabajado principalmente en los siguientes temas: teatro, audiovisual, cine, dirección de actores, nuevos medios y producción cultural.

 

Mabel Cristina Filimón

Trabalhadora social indígena, cineasta indígena pertencente a Piaxala’Cine. Docente bilíngue e intelectual, tradutora e intérprete QOM. Trabalha no Ministério das Mulheres, Gêneros e Diversidade da Argentina. 

Trabajadora social indígena, cineasta indígena perteneciente a Piaxala’Cine. Docente bilingüe e intelectual, traductora e intérprete QOM. Trabaja en el Ministerio de la Mujer, Género y Diversidad de Argentina.

 

Manoel Timbaí

Artista/Capoeira, pesquisador e docente. Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBa, Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Docente do curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Cofundador do Coletivo Negressencia – @coletivonegressencia

Artista/Capoeira, investigador y docente. Estudiante de Doctorado en Artes Escénicas de la Universidad Federal de Bahia -UFBa, Magíster en Artes Escénicas de la Universidad Federal del Río Grande del Sul – UFRGS. Docente del curso de Danza-Licenciatura de la Universidad Federal de Pelotas – UFPel. Co-fundadora del colectivo Negressencia.- @coletivonegressencia.

Organização

Diretoras
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel

Comissão organizadora
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Mônica Fagundes Dantas – UFRGS
Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga
Carlise Scalamato – UFSM
Rebeca Recuero – UFPel
Hamilton Bittencourt – UFPel
Luana Echevengua Arrieche – IFSul
Larissa Schip – UFPel
Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
André Venzon – Fundação ECARTA
Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
Stela Pastore – Fundação ECARTA
Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes – PPGArtes, e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Fundação ECARTA

APOIO
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV
LEPPAIS. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – UFPel
OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS
Proyecto Corporalidad Expandida
IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança
Dança em Foco

https://www.instagram.com/fivrs.videodanca/
https://www.facebook.com/1o.FIVRS/
https://wp.ufpel.edu.br/fivrs/

CONTATO
Email: fivrs.videodanca@gmail.com