Seminário 2021

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL FIVRS 2021 
2º Festival Internacional de Videodança do RS

 07 | SETEMBRO 

19h (Brasil) – Première de Song of Songs (2020, 20′), de Douglas Rosenberg, EUA 
Première Song of Songs (2020, 20′), de Douglas Rosenberg, Estados Unidos.

19h30m (Brasil) –  Sessão comentada de Song of Songs – com Douglas Rosenberg, mediação: Alexandra Dias (UFPel, Brasil)
Sessão comentada de “Song of Songs” (2020, 20′), de Douglas Rosenberg, EUA

 08 | SETEMBRO 

Exibição da mostra Mostra “Festival Corporalidad Expandida” – durante todo o dia 

19h (Brasil) – Mesa Videodança Social – com Ladys Gonzalez e Wanda López Trelles (diretoras do Festival Corporalidad Expandida, Argentina), 

Mediação: Thiago Amorim (UFPel, Brasil)
Mesa Videodança Social

A VIDEODANÇA SOCIAL é um meio de expressão que integra a exploração dos cinco sentidos identitários por meio da câmera. O processo criativo é único e múltiplo, sendo definido pelas corporalidades participantes em seu contexto. ​​A videodança é um movimento artístico emergente que, ao combinar dança e audiovisual, estabelece uma nova relação, que possibilita novos significados e novos valores sociais: novas textualidades, dispositivos, produtoras / realizadoras, fazedoras, sem limites ou pertencimentos, em uma única e própria relação coletiva. Consideramos a coreografia como o estado atual do corpo. A dança como ação com intencionalidade, o vital acionado pela memória do corpo. A câmara como registo vivo cujo suporte nos permite salvaguardar o nosso próprio arquivo e património sensorial e imaterial, audiovisualmente. “Projecto Corporalidad Expandida”

 09 | SETEMBRO 

Exibição da mostra “Panorama IMARP de 2014 a 2020” – durante todo o dia

19h (Brasil) – Mesa Videodança em Tempos de Pandemia – com Denise Matta (diretora do IMARP, Brasil) e Rebeca Recuero (UFPel, Brasil), 

Mediação: Carminha Hoffmann (UFPel, Brasil) 
Mesa Videodança em Tempos de Pandemia

A pandemia não apenas mudou nossas formas de relacionamento, de trabalho e de entretenimento, como também transformou nossos modos de pensar, de produzir e de manifestar a arte e, consequentemente, a videodança. Por meio dela,  destrinchamos espaços para (sobre)viver, redescobrindo corpos, lugares, audiências e tempos que carregam uma poética múltipla e crítica, capaz de elevar nossas vozes (e danças) a um nível global e ubíquo. Assim, através da videodança neste contexto caótico, encontramos forças para significar, ser e estar no mundo, reescrevendo nossas histórias e difundindo a esperança de dias melhores. “Rebeca Recuero”

 10 | SETEMBRO 

  

15h (Brasil) – Mesa Curadoria em Videodança – com Ana Sedeño-Valdellos (UMA, Espanha) e Leonel Brum (UFC, Brasil), mediação: Rosângela Fachel (UFPel, Brasil)
Mesa Curadoria em Videodança

16h (Brasil) – Encerramento

Pela falta de um campo específico de pesquisa ou de reflexão e por sua escassa análise no âmbito das pesquisas, a CURADORIA DE VIDEODANÇA situa-se em espaço de complexidades. Esta é uma desvantagem pela falta de embasamento teórico, mas vem acompanhada de maior liberdade no seu tratamento e abordagem teórica e prática. A tarefa da curadoria em videodança tem consequências na percepção do público sobre essas produções, assim como seu profissionalismo e rigor têm implicações no reconhecimento dessas práticas em vídeo, que em muitos casos são uma forma de expressão de coletivos artísticos e sociais minoritários. Ao mesmo tempo, a formação e a dedicação profissional para a curadoria em videodança conformam o perfil e a sensibilidade de cada agente. “Ana Sedeño-Valdellos”

Em todas as transmissões será disponibilizado formulário de registro da presença para a emissão de atestados de participação por atividade ou referente ao seminário, quando com 75% de participação. 

COMISSÃO ORGANIZADORA
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel 
Carlise Scalamato – UFSM 
Rebeca Recuero – UFPel 
Luana Arrieche Echevengua – UFPel 
Ana Carolina Tavares – UFPel 
Hamilton Bittencourt – UFPel 

REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais – PPGAVI, e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel

APOIADORES
Fundação ECARTA 
Casa de Cultura Mário Quintana
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG 
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV 
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS 
Proyecto Corporalidad Expandida
IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança

Contato
Email: fivrs.videodanca@gmail.com