O site do Projeto de Pesquisa Perscrutando Novas Possibilidades de Investigação Historiográfica é uma plataforma dedicada ao estudo e à análise da história das instituições escolares em Pelotas, RS. Ligado ao Centro de Documentação (CEDOC) do Centro de Estudo e Investigações em História da Educação (CEIHE-UFPel), o projeto busca explorar novas abordagens de investigação historiográfica em educação.

O principal objetivo do site é fornecer um banco de dados sobre o processo de institucionalização das escolas públicas e privadas do município de Pelotas. A pesquisa adota uma perspectiva histórico-cultural, explorando a evolução das instituições escolares e suas contribuições ao desenvolvimento local.

As atividades promovidas pelo projeto incluem:

1. Estudo de recursos digitais: Identificação e seleção dos melhores recursos digitais para organizar bancos de dados virtuais de forma eficiente.

2. Plano de metas: Desenvolvimento de um plano estratégico com objetivos claros para a pesquisa e coleta de dados.

3. Construção do banco de dados: Criação e implementação de um banco de dados virtuais detalhado, reunindo informações sobre as escolas de Pelotas.

4. Auxílio no preenchimento: Colaboração com pesquisadores e instituições para coletar e organizar dados relevantes.

5. Manutenção do banco de dados: Atualização e gestão contínua do banco de dados para garantir precisão e relevância das informações.

6. Elaboração de relatórios: Produção de relatórios parciais e final sobre as atividades e resultados da pesquisa.

7. Divulgação: Promoção das atividades do projeto por meio de eventos acadêmicos e científicos, compartilhando descobertas e conhecimentos adquiridos.

O site serve como um ponto central para o projeto, onde visitantes podem acompanhar o progresso da pesquisa, acessar relatórios e informações atualizadas, e aprender mais sobre a história da educação em Pelotas. É um recurso valioso para pesquisadores, educadores e interessados na história das instituições escolares da região.

A história das instituições escolares em Pelotas, RS, é um campo de estudo fascinante que reflete o desenvolvimento social e cultural da cidade ao longo do tempo. Pelotas, como uma das cidades mais antigas do Rio Grande do Sul, tem uma rica tradição educacional que remonta ao período colonial.

Os primeiros registros de instituições escolares em Pelotas surgem no início do século XIX, quando as primeiras escolas particulares começaram a ser fundadas por educadores visionários. Essas escolas eram frequentemente voltadas para a elite local e seguiam os modelos educacionais europeus.

No entanto, a expansão significativa da educação em Pelotas ocorreu no século XX, com a institucionalização de escolas públicas e privadas. Autores como Antônio Augusto Gonçalves e Maria Clara Cavalheiro abordam em suas obras a evolução dessas instituições, destacando a influência de políticas educacionais nacionais e regionais na formação do sistema de ensino local.

Gonçalves examina o papel das escolas públicas na democratização do ensino, ressaltando a criação de escolas primárias e secundárias como parte de políticas governamentais para aumentar o acesso à educação. Cavalheiro, por outro lado, estuda o desenvolvimento das escolas privadas, destacando a importância das escolas confessionais e a influência de ordens religiosas na educação da cidade.

Outro autor relevante é Luís Fernando Silveira, que explora a trajetória histórica das instituições de ensino superior em Pelotas, como a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ele discute o impacto dessas instituições no crescimento econômico e cultural da cidade.

A história das instituições escolares em Pelotas reflete uma rica herança cultural, com escolas que desempenharam papéis importantes na formação de gerações de cidadãos pelotenses. A pesquisa sobre esse tema continua sendo um campo fértil para estudiosos interessados em entender a trajetória educacional da cidade e sua influência na região e no país.

 

Este projeto é financiado pelo órgão FAPERGS e conta com os colaboradores:

Centro de Estudos e Investigações em História da Educação  (CEIHE-UFPel)

Centro de Estudos e Investigações em História da Educação » Publicações

 

 

 

 

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação

ASPHE - Associação Sulriogrand Pesq Hist Educ

 

 

 

 

 

Faculdade de Educação (FAE-UFPel)

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - Ufpel -

 

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPel)

PPGE/UFPel

 

 

 

 

 

 

 

Projeto desenvolvido pelos integrantes:

Bolsista: Lucas Nascimento
Voluntária: Danielle Boeira
Coodernador: Fernando Ripe