Projeto de Ensino: Arquivos e Acervos de Artes Visuais
O Projeto de Ensino “Arquivos e Acervos de Artes” propõe, junto com alunos/as, pesquisadores/as e professores/as colaboradores/as, dois caminhos para o ofício do historiador da arte e do profissional formado em Artes Visuais: primeiramente,
levantar um arsenal de debates críticos acerca da construção de acervos de artistas, ateliês e coleções da região sul do Brasil, com foco nos artistas residentes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dando prioridade para estudos sobre um circuito que se encontra fora do eixo RJ-SP. Em segundo lugar, projetar e produzir acervos virtuais de artistas, catalogando obras e documentos, com o intuito de satisfazer uma defasagem que encontramos nos estudos de História da Arte do Brasil meridional. Neste sentido, a pesquisa se faz tanto teórica quanto pratica, convidando os alunos a pensarem a importante da conservação e do registro de obras que se encontram fora de Museus e instituições, e também, de como funciona o processo de institucionalização do artista no sistema de arte.
Conjuntamente, serão convidados artistas, galeristas com acervos permanentes e familias de artistas que encontram dificuldade na manutenção e conservação das obras a participar do projeto, construindo com os estudantes um acervo virtual de imagens e documentos para a história da arte brasileira. O Projeto prevê encontros de estudos teóricos, entrevistas com artistas e coordenadores de espaços expositivos e acervos, e aulas de web design para a construção de arquivos virtuais e visitas a ateliês e galerias para levantamento de dados. Considera-se que tais documentos artísticos são de grande importância para a continuidade dos estudos histórico-artísticos, e também, para a compreensão de um campo de diferentes ofícios como o do formado em Artes Visuais.
Trata-se, neste aspecto, de compreender o “arquivo” e o “acervo” como conceitos fundamentais para os atuais debates da História da Arte, considerando-os, não como uma estrutura material onde estão guardados todos os textos, enquanto testemunhos do passado e das instituições, mas como uma arquitetura imaterial única e intransferível, um sistema de enunciados composto de heranças e esquecimentos que permite atualizar diferenças. O arquivo é o índice de um pensamento em construção, sempre sujeito a armazenamentos e experimentações, inclui rascunhos, esboços, constelações, roteiros, mapas, maquetes, diários, coleções. Também inclui percepções e sensibilidades, lembranças e esquecimentos, sejam individuais ou coletivas. Como método de pesquisa e ensino, pensar os Arquivos e Acervo pressupõe estudar as descontinuidades, cortes e rupturas discursivas da história da arte (corpos de imagens, de textos e falas) onde acontecem as des-continuidades, translações simbólicas, coexistências. Neste sentido, trata-se de aprofundar o entendimento de arquivo enquanto arsenal ou dispositivo a partir do qual a produção artística, tanto é preservada pelas instituições, como é esquecida ou silenciada, a partir das questões que organizam o sistema de arte brasileiro.
Coordenação: Profa. Dra. Thays Tonin
Coordenação adjunta: Profa. Dra. Laura Cattani