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Procedimentos para defesa

Procedimentos para Defesa:

PASSO 1 – Pré-Requisitos:

Responsável:

Mestrando

O que:

Confirmar se cumpriu todos os pré-requisitos para a realização da banca (coeficiente de rendimento, créditos, ENQ…) 

Confirmar se a estrutura da dissertação está de acordo com o PROFIAP: vide (https://wp.ufpel.edu.br/profiap/files/2021/09/Estrutura-dissertação-v2-28.01.2021.pdf)

 Quando:

Antes da formalização da banca.

 

PASSO 2 – Composição da Banca:

Responsável:

Orientador

O que:

Compor a banca de qualificação. A banca deverá ser composta, pelo menos, pelo Orientador, um membro da Rede PROFIAP (externo ao PROFIAP/UFPel) e um membro externo. O membro externo deverá estar, preferencialmente, vinculado a um curso stricto senso.

Quando:

Antes da formalização da banca.

 

PASSO 3 – Autorização Banca:

Responsável:

Orientador

O que:

Preencher o formulário de solicitação de autorização da realização da banca pelo Comitê Gestor.

Link do formulário, vide:

https://profiap.org.br/questionario/index.php/585526?lang=pt-BR

Quando:

Antes da formalização da banca.

 

PASSO 4 – Formalização da Banca:

Responsável:

Orientador

O que:

Enviar e-mail para a Secretaria do PROFIAP (profiap.ufpel@gmail.com) com cópia para a Coordenação (coordenacao.profiap@ufpel.edu.br) com as seguintes informações:

– Data da realização da banca;

– Dados dos membros externos ao PROFIAP/UFPel (nome, CPF, RG, data de nascimento) – preenchendo o(s) formulário(s) (https://wp.ufpel.edu.br/profiap/files/2021/09/Fomulario-de-participacao-de-membro-externo-PROFIAP-atualizado-2021.docx);

– Título do projeto de dissertação;

– Local, data e horário da realização da banca.

Quando:

Após a autorização da realização da banca pelo comitê gestor. A coordenação irá informar ao Orientador quando estiver aprovado pelo Comitê Gestor. As avaliações dos pedidos ocorrem uma vez por semana.

 

PASSO 5 – Realização da Banca:

Responsável:

Orientador/Mestrando

O que:

Preenchimento do formulário (https://wp.ufpel.edu.br/prppg/files/2013/08/8e89f0db82.doc).

Também deverá ser preenchido e assinado o documento de “Defesa de Dissertação”, documento esse que é enviado por e-mail pela Secretaria do Programa ao Orientador e ao Mestrando após o Passo 4

Uma via do documento “ATA DE CORREÇÕES DE DISSERTAÇÃO OU TESE” (https://wp.ufpel.edu.br/prppg/files/2013/08/8e89f0db82.doc) deverá ficar com o Orientador e outra com o Mestrando.

O documento de “Defesa de Dissertação” deverá estar assinado por todos os membros da banca examinadora e encaminhado a Secretaria do PROFIAP (profiap.ufpel@gmail.com) com cópia para a Coordenação (coordenacao.profiap@ufpel.edu.br).

  • Salientamos que durante o trabalho remoto, o documento de “Defesa de Dissertação” pode ser assinado apenas pelo orientador, conforme previsão expressa no referido documento.

Quando:

Após a finalização da banca.

 

PASSO 6 – Após a Banca:

Responsável:

Orientador/Mestrando

O que:

O Mestrando deverá enviar e-mail para a Secretaria do PROFIAP (profiap.ufpel@gmail.com) com cópia para o Orientador com a dissertação finalizada em anexo. O Orientador deverá responder ao e-mail confirmando que a dissertação está adequada para a publicação.

OBS.: Catalogação da Fonte para Trabalhos Acadêmicos [ SisBi / UFPel ] (http://sisbi.ufpel.edu.br/?p=reqFicha)

OBS2.: O envio da dissertação deverá contemplar a dissertação completa + o arquivo de relatório técnico em separado.

O Mestrando também deverá enviar por meio digital e físico o Termo de Autorização de Publicação (https://wp.ufpel.edu.br/profiap/files/2024/08/Termo-de-autorizacao-para-inserir-teses-e-dissertacoes-nas-bases-de-dados-da-UFPel-e-IBICT-Novo.pdf)

Quando:

Em caso de aprovação na defesa, após eventuais ajustes solicitados pela banca.

 

*os procedimentos poderão ser alterados em função de necessidades organizacionais, sendo recomendado o contato com a Secretaria e Coordenação durante o processo.