Informamos está aberto o prazo para preenchimento do questionário do estudante concluinte do Enade 2023.
O Questionário do Estudante Concluinte, instrumento de caráter obrigatório, deverá ser preenchido completamente pelos estudantes concluintes inscritos, exclusivamente no Sistema Enade, no período de 1º de Setembro a 25 de Novembro de 2023.
12.3 O preenchimento completo do Questionário do Estudante configura-se como um dos elementos para a caracterização da efetiva participação do estudante no Exame, conforme o § 1º do art. 41 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, sendo objeto de análise no processo de sua situação no Enade 2023.
12.5 O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta no Sistema Enade, no endereço <enade.inep.gov.br>
9.8 É de inteira responsabilidade das IES notificar os estudantes habilitados sobre sua inscrição no Enade 2023 e as decorrentes obrigações dos estudantes.
9.9.2 Caso o estudante inscrito não realize quaisquer das ações previstas, é de responsabilidade da IES contatá-lo para a efetivação de cada etapa.
Além do prazo para preenchimento do Cadastro do Estudante Concluinte, estão abertos mais 3 prazos do edital 37/2023 que rege o Enade 2023:
1) Cadastro do Estudante Concluinte:de 27 de Junho a 25 de Novembro de 2023
Onde o aluno concluinte já pode acessar o sistema Enade e preencher o seu cadastro do estudante.O acesso é feito no mesmo link enade.inep.gov.br , opção “Entrar com gov.br” – “Acessar como Estudante”.
O preenchimento do cadastro do estudante concluinte é fase obrigatória da avaliação, necessária para a solicitação de atendimento personalizado, tratamento pelo Nome Social e a abertura futura do questionário do estudante.
O aluno deverá informar o seu CPF, endereço, email, telefone e inserir uma foto, conforme descrições do item 10 do Edital Enade nº 37/2023.
2) Solicitação de Atendimento Especializado:
O estudante concluinte que necessitar de Atendimento Especializado deverá, no período de 1º a 8 de Setembro de 2023, no Sistema Enade:
11.2.1 Informar a(s) condição(ões) que motiva(m) a sua solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.
11.2.1.1 O estudante que solicitar Atendimento para cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular e/ou outra condição específica e tiver sua solicitação confirmada pelo Inep poderá ser acompanhado por cão-guia e utilizar material próprio: máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano, plano inclinado, medidor de glicose e bomba de insulina. Os recursos serão vistoriados pelo Chefe de Sala, exceto o cão-guia, o medidor de glicose e a bomba de insulina.
Ler o edital para verificar quais documentos devem ser enviados para a solicitação do atendimento especializado.
3) Solicitação de Tratamento pelo Nome Social:
11.5 O Tratamento pelo Nome Social é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero.
11.5.1 O estudante que desejar Tratamento pelo Nome Social poderá:
11.5.1.1 Confirmá-lo, durante o preenchimento do cadastro, no Sistema Enade <enade.inep.gov.br> durante o período de 1º a 8 de Setembro de 2023, caso apresente Nome Social cadastrado na Receita Federal.
11.5.1.2 Solicitá-lo no Sistema Enade <enade.inep.gov.br>, durante o período de 1º a 8 de Setembro de 2023, caso não apresente Nome Social cadastrado na Receita Federal.
Nesse caso, o estudante deverá apresentar a comprovação da condição que o motiva, conforme itens abaixo:
a) foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e
b) cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido, conforme item 15.2 deste Edital.
No dia 13 de setembro, a Universidade Federal de Pelotas realizará a MOSTRA DE CURSOS 2023, destinada a apresentar as mais de cem opções de cursos de graduação da universidade – dentre eles bacharelados, licenciaturas, tecnológicos e Educação a Distância (EaD) – aos/às estudantes de Pelotas e região.O evento tem foco especial em alunos e alunas do Ensino Médio, que poderão conhecer as diversas possibilidades oferecidas por uma universidade pública, gratuita, e com cursos de qualidade.
Neste ano a Mostra volta a ser realizada no prédio da Escola Superior de Educação Física (ESEF). Das 09h00 às 17h30 todos os cursos de graduação vão estar à disposição para que todas as pessoas possam conhecer um pouco daquilo que realizam.
Além disso, também haverá a presença de setores da Universidade apresentando esclarecimentos sobre processos de ingresso, benefícios de assistência estudantil, o sistema de cotas em vigor na UFPel, dentre outras informações.
Esperamos vocês na MOSTRA DE CURSOS 2023 – Um mundo de conhecimento!
Você acredita já ter sofrido algum tipo de violência, seja ela física, sexual, psicológica, patrimonial, intelectual ou de qualquer outro tipo?
Nós do Programa Enfrente estamos desenvolvendo uma pesquisa científica com o objetivo de mapear as violências de gênero presentes na UFPEL. Para isso, desenvolvemos um questionário simples e anônimo, para que as alunas possam relatar sobre as violências que já sofreram e como lidaram com isso.
A participação é totalmente anônima e é muito importante para o nosso estudo. Para nos ajudar é só responder o Questionário sobre Violências,
Segue o link: https://forms.gle/eCwFBkiCjqidi22D7
Desde já, agradeço e desejo boa semana a todas!
Abraço
Convite para o Evento Acolhimento ProED AI 4.0 – Inteligência Artificial e Suas Aplicações nos Meios Acadêmicos e Profissional!*
🗓️ Data: 18 de Agosto de 2023 (Sexta-feira)
🕓 Horário: 16:00
📍 Local: Mini Auditório CEHUS (Biblioteca ICH), UFPel
Preparados para uma tarde incrível de aprendizado e insights sobre Inteligência Artificial? O Projeto Exatas Diversidades Afroindígenas (ProeDAI), do Centro de Engenharias da UFPel, tem o prazer de convidar você para o Acolhimento ProED AI 4.0, um evento imperdível que explora as fascinantes aplicações da IA!
*Palestras Imperdíveis:*
🔹 Aplicação da IA: Automatização do Atendimento de Delivery – Anota AI
🎙️ Por Bruno Mirapalheta, Team Leader na Anota AI
🔹 Sabedoria Digital: Formas Éticas de Utilizar a IA na Educação
🎙️ Por Pedro Thiago Roque, Graduando em Ciência da Computação – UFPEL
Venha descobrir como a Inteligência Artificial está moldando nosso presente e futuro, seja na otimização do atendimento de delivery ou no cenário educacional. Você não pode ficar de fora!
🎉 *Realização:* Projeto Exatas Diversidades Afroindígenas (ProeDAI) do Centro de Engenharias da UFPel
🤝 *Apoio:* Divino Sabor
Garanta seu lugar e inscreva-se agora mesmo! Não perca essa oportunidade de expandir seus horizontes e se conectar com profissionais e acadêmicos interessados na IA.
Para se inscrever em acesse o Link de inscrição na Bio do @proedai.Ufpel
Mal podemos esperar para te receber nesse encontro enriquecedor!
O Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção solicita aos alunos para participarem da pesquisa sobre a demanda das ofertas para o próximo calendário acadêmico (2023-2). A pesquisa está super simples e rápida, e tem o objetivo de apoiar a colegiado do curso no planejamento das ofertas.
A coordenação do curso de Engenharia de Produção informa os nomes dos estudantes habilitados para realizar a prova do Enade 2023. Também aproveita para convidá-los para uma reunião de esclarecimentos na próxima segunda-feira (14/08) às 18:15h na sala 600 da cotada.
1. ALEX SANDRO AVILA DA SILVA
2. ALINE BARRETO NASCIMENTO
3. BRUNO DOS SANTOS
4. CARLOS GIOVANE SOARES EINHARDT
5. CHRISTIAN DE CARVALHO RODRIGUES
6. CINTYA RAYSSA DUTRA CARVALHO
7. DANIELLE EDUARDA PESSOA
8. DIONLENON ORTIZ PIRES
9. ELISANGELA SOUSA NASCIMENTO
10. FELIPE QUIROGA DOS SANTOS
11. GUILHERME REICKOW
12. GUSTAVO DE AZEVEDO LUDTKE
13. JULIA LOPES RODRIGUES
14. JULIANA SILVA LACAU
15. LEONARDO FONSECA ANTÓRIA
16. LEONARDO HEITOR TEDESCO
17. LUCAS FEIJO GONCALVES
18. LUCIANO LETTNIN
19. MAIARA RECUERO WICKBOLDT
20. MARCOS VINICIUS RIBEIRO PIZZOL
21. MATHEUS FLORIANO DE PINHO
22. PAULO RENATO PEREIRA PIRES JUNIOR
23. RAFAEL SALEH PODEWILS
24. RAPHAEL PEREIRA DA SILVA
25. RODRIGO CHOLLET ARAUJO
26. RUBENS SOARES BARBOZA
27. SAMANTA RIBEIRO DE ARAÚJO
28. SILVIO VIEIRA DE MELO JUNIOR
29. TAINA SCHWARTZ CUNHA SOARES
30. TASSIA REGINA DETTMANN
31. TATIANA MARTH BUBOLZ
32. THIAGO PAULSEN RUTZ
33. THIAGO PINTO XAVIER
34. VICTOR AUGUSTO GEISS MATTIONI
35. YASSER JABER SULIMAN AUDEH
O artigo científico intitulado “Impacts and challenges of industry 4.0 in manufacturing: a systematic literature review” de autoria da egressa do Curso de Engenharia de Prodção Tamires Fernanda Barbosa Nunes e com a participação da Professora Ariane Ferreira Porto Rosa foi publicado no periódico The Journal of Engineering and Exact Sciences – jCEC, Vol. 08 N. 11 (2022) .
Estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) podem concorrer a duas vagas do Programa deBolsas de Desenvolvimento Institucional (BDI). As oportunidades são para o desenvolvimento de atividades na Coordenação de Diversidade e Inclusão (Codin) e na Procuradoria Federal junto à UFPel.
As inscrições, conforme as orientações do Edital, serão recebidas, respectivamente, pelos e-mails codin@ufpel.edu.br (de 1º a 4 de agosto) e pfufpel@agu.gov.br (de 18 a 25 de julho). Para participar, entre outras exigências, não é possível a cumulação de bolsas, à exceção dos benefícios vinculados à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae).
A TRANSPORTADORA BRASILEIRA GASODUTO BOLÍVIA BRASIL S.A (TBG) torna pública a realização de processo seletivo público para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior e de nível médio, mediante as condições estabelecidas neste EDITAL.
Exibindo registro(s) 41 a 50 de 402 encontrado(s).