Início do conteúdo
    Notícias
  • Pesquisa sobre Ofertas 2023-2

    O Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção solicita aos alunos para participarem da pesquisa sobre a demanda das ofertas para o próximo calendário acadêmico (2023-2). A pesquisa está super simples e rápida, e tem o objetivo de apoiar a colegiado do curso no planejamento das ofertas.

    Link: https://forms.gle/HKTUHSsHfWgEytms5

  • Lista de estudantes habilitados para realizar a prova do Enade 2023

    A coordenação do curso de Engenharia de Produção informa os nomes dos estudantes habilitados para realizar a prova do Enade 2023. Também aproveita para convidá-los para uma reunião de esclarecimentos na próxima segunda-feira (14/08) às 18:15h na sala 600 da cotada.

    1. ALEX SANDRO AVILA DA SILVA
    2. ALINE BARRETO NASCIMENTO
    3. BRUNO DOS SANTOS
    4. CARLOS GIOVANE SOARES EINHARDT
    5. CHRISTIAN DE CARVALHO RODRIGUES
    6. CINTYA RAYSSA DUTRA CARVALHO
    7. DANIELLE EDUARDA PESSOA
    8. DIONLENON ORTIZ PIRES
    9. ELISANGELA SOUSA NASCIMENTO
    10. FELIPE QUIROGA DOS SANTOS
    11. GUILHERME REICKOW
    12. GUSTAVO DE AZEVEDO LUDTKE
    13. JULIA LOPES RODRIGUES
    14. JULIANA SILVA LACAU
    15. LEONARDO FONSECA ANTÓRIA
    16. LEONARDO HEITOR TEDESCO
    17. LUCAS FEIJO GONCALVES
    18. LUCIANO LETTNIN
    19. MAIARA RECUERO WICKBOLDT
    20. MARCOS VINICIUS RIBEIRO PIZZOL
    21. MATHEUS FLORIANO DE PINHO
    22. PAULO RENATO PEREIRA PIRES JUNIOR
    23. RAFAEL SALEH PODEWILS
    24. RAPHAEL PEREIRA DA SILVA
    25. RODRIGO CHOLLET ARAUJO
    26. RUBENS SOARES BARBOZA
    27. SAMANTA RIBEIRO DE ARAÚJO
    28. SILVIO VIEIRA DE MELO JUNIOR
    29. TAINA SCHWARTZ CUNHA SOARES
    30. TASSIA REGINA DETTMANN
    31. TATIANA MARTH BUBOLZ
    32. THIAGO PAULSEN RUTZ
    33. THIAGO PINTO XAVIER
    34. VICTOR AUGUSTO GEISS MATTIONI
    35. YASSER JABER SULIMAN AUDEH

  • Impacts and challenges of industry 4.0 in manufacturing: a systematic literature review

    O artigo científico intitulado “Impacts and challenges of industry 4.0 in manufacturing: a systematic literature review” de autoria da egressa do Curso de Engenharia de Prodção Tamires Fernanda Barbosa Nunes e com a participação da Professora Ariane Ferreira Porto Rosa foi publicado no periódico The Journal of Engineering and Exact Sciences – jCEC, Vol. 08 N. 11 (2022) .

    Journal homepage: https://periodicos.ufv.br/jcec ISSN: 2446-9416
  • Desenvolvimento Institucional: UFPel seleciona estudantes para vagas de bolsistas

    Notícia vinculada ao site da UFPel.

    https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2023/07/17/desenvolvimento-institucional-ufpel-seleciona-estudantes-de-graduacao-para-vagas-de-bolsistas/

    Estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) podem concorrer a duas vagas do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional (BDI). As oportunidades são para o desenvolvimento de atividades na Coordenação de Diversidade e Inclusão (Codin) e na Procuradoria Federal junto à UFPel.

    As inscrições, conforme as orientações do Edital, serão recebidas, respectivamente, pelos e-mails codin@ufpel.edu.br (de 1º a 4 de agosto)  e pfufpel@agu.gov.br (de 18 a 25 de julho). Para participar, entre outras exigências, não é possível a cumulação de bolsas, à exceção dos benefícios vinculados à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae).

    Edital

  • TCC – APOIO AWC – INSCRIÇÕES ABERTAS

     

    O programa seleciona, capacita e apoia grupos de estudantes que estejam em fase de TCC a desenvolver um produto e serviço para o mercado, oferecendo mentorias, apoio técnico e financeiro. Os resultados finais e protótipos são apresentados em uma Feira de Investimentos realizada em São Paulo.

    As inscrições estão abertas até 27 de agosto em awc.institutotim.org.br

     

  • Registro de Atividades Complementares e Formação Livre até 31/07/2023

    Para completar a graduação, o acadêmico deve, além de ser aprovado nas disciplinas da matriz curricular, cumprir e apresentar comprovação de 270 horas (18 créditos) de Atividades Complementares e 30 horas (2 créditos) de Formação Livre.
    Informamos que abrimos o período para que os prováveis formandos (2023-1) possam enviar as informações para a validação das Atividades Complementares e Formação Livre. O período de envio dos documentos inicia dia 06/07/2023 e vai até o dia 31/07/2023.
    Para enviar os documentos favor acessar o site do curso: https://wp.ufpel.edu.br/producao/portal-do-aluno/atividades-complementares/
    Qualquer dúvida, entre em contato com o Professor Alejandro Martins R (aljmartins@gmail.com), responsável pela avaliação das Atividades Complementares e Formação Livre.

  • CHAMADA PARA COMPOSIÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS DO PROJETO

    Divulgando um convite para participar de um Projeto de Ensino: Grupo de Estudos – Estatística Básica – “Simulação e Análise Estatística Aplicada à Engenharia”.

    O objetivo do projeto é desenvolver um banco de dados contendo variáveis relevantes às áreas de engenharia abrangidas pela disciplina de Estatística Básica do Centro de Engenharias da UFPEL. Com o banco de dados estabelecido, o grupo de estudos criará problemas práticos para enriquecer o conteúdo da disciplina e buscará novas ferramentas e softwares estatísticos para manter-se atualizado em relação às análises de dados.

    A consolidação do grupo de estudos permite que o CENG se torne uma referência para a comunidade acadêmica e privada em análise de dados para engenharia. Logo, visamos a formação de futuros Engenheiros preparados para apresentação de resultados e verificação de processos.

    PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAR

    – Estar cursando:

    • Engenharia Civil;
    • Engenharia Ambiental e Sanitária;
    • Engenharia Agrícola;
    • Engenharia de Controle e Automação;
    • Engenharia Eletrônica;
    • Engenharia de Produção;
    • Engenharia Industrial e Madeireira;

    – Aprovado em Estatística Básica.

    – Disponibilidade mínima de um turno por semana.

    PRAZO PARA INSCRIÇÃO:

    De 4/7/2023 até 10/7/2023

    Inscreva-se no link abaixo:

    https://forms.gle/rbcwzzYNMGsM8njw9

    Entraremos em contato para agendar a entrevista.

    Em caso de dúvidas, entrar em contato com um dos seguintes e-mails:

    bruno.navas@ufpel.edu.br

    leandrosaq@gmail.com