O Colegiado do Curso de Engenharia de Produção informa que foi analisado na última reunião de colegiado as Solicitações de Quebra de Pré-requisito para o Semestre 2021-02
Estão abertas as inscrições para as Bolsas Institucionais 2022 através do EDITAL Nº. 02/2022. Acesse o edital para maiores informações.
*** ATENÇÃO ***
Na Superintendência de Gestão de Tecnologia da Informação de Comunicação (SGTIC)/ Escritório de Processos, há 02 vagas destinadas para alunos de graduação matriculados no curso de Engenharia de Produção.
O Engenheiro de Produção Bruno Dutra, egresso do Curso de Engenharia de Produção da UFPel, publicou o artigo intitulado Gestão Estratégica de Desempenho: Uma avaliação do impacto da atividade remunerada em período integral no desempenho acadêmico dos discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no periódico SINERGIA – Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis (ISSN: 0102-7360, Vol. 26, Nº 1, 2022), que no Qualis Capes Unificado é B2. O artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do egresso do curso, o qual teve a orientação da professora Dra. Etiene Villela Marroni, contou com a colaboração da professora Dra. Ariane Ferreira Porto Rosa e do professor Dr. Rogério Royer. O trabalho teve como objetivo a avaliação da autopercepção de desempenho acadêmico dos discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A avaliação deu-se por meio de um questionário fechado, composto por dezessete questões, as quais serviram para uma classificação dos discentes conforme sua posição no mercado de trabalho, bem como base de análise dos dados, divulgação de resultados e propostas de melhorias visando esclarecer a autopercepção dos alunos no tocante ao desempenho acadêmico. A quantificação das respostas deu-se através da aplicação da escala Likert, com posterior nivelamento, de acordo com a criticidade de cada questão sob a ótica dos discentes. O estudo possibilitou a verificação dos pontos que os discentes consideram mais críticos em relação ao seu próprio desempenho acadêmico. Esta avaliação tem grande importância para o norteamento de ações dos discentes, principalmente os que exercem atividades laborais em período integral, permitindo, assim, um avanço no rendimento em relação aos estudos na Universidade. Na conclusão deste estudo, observa-se que o desempenho acadêmico dos discentes que não trabalham é superior ao desempenho dos demais, porém apesar do grupo de discentes que estagiam apresentar uma maior disposição a frequentar a Universidade para atividades extracurriculares, este grupo apresentou o menor rendimento acadêmico, sendo um pouco inferior ao dos que trabalham em período integral. Com isso foi possível atingir os objetivos propostos, a metodologia que complementa e endossa a complexidade de variáveis envolvidas no desempenho acadêmico dos discentes, bem como novas propostas e um conjunto de ações que podem auxiliar na melhoria da autopercepção dos discentes, quanto ao seu desempenho acadêmico.
Dutra, B., Villela Marroni, E., Ferreira Porto Rosa, A., & Royer, R. (2022). GESTÃO ESTRATÉGICA DE DESEMPENHO: UMA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA ATIVIDADE REMUNERADA EM PERÍODO INTEGRAL NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL). SINERGIA – Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, 26(1). https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12967
Alunos e professores da Engenheira de Produção da UFPel publicam artigo cientifico, fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso da Egressa Caroline Martinera Monks da Silva.
Silva, C. M. M.; Silva, M. A. G.; Pereira, A. S.; Franz, L. A. S.; Heidtmann-Bemvenuti, R. (2021). Utilização das tecnologias da indústria 4.0 na segurança e saúde do trabalhador: uma revisão sistemática da literatura. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(5), 252-268.https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.37022
Prezados alunos do Curso de Engenharia de Produção;
Disponibilizamos este formulário com o objetivo de realizar uma listagem dos discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas que tenham interesse em cursar as disciplinas ofertadas de maneira concentrada nas férias. As disciplinas ofertadas serão Mecânica Geral e Equações Diferenciais A.
Prazo para solicitação de matrícula através desse formulário: até 10 de Dezembro de 2021
Critérios de matrícula:
Discentes que não conseguiram vaga em “Mecânica Geral” e/ou “Equações Diferenciais A” na solicitação de matrícula 2021/1;
Possuir todos os pré-requisitos necessários.
Disciplinas concentradas que serão ministradas nas férias (2021-01):
Equações Diferenciais A (15000348) – Profº Márcio – Pré-requisito da disciplina: Cálculo B
Mecânica Geral (15000403) – Profª Patrícia – Pré-requisitos da disciplina: Álgebra Linear + Cálculo A
Formato: Remoto (e-Aula)
Período das aulas: 15 de Janeiro à 15 de Fevereiro de 2022
A Comissão Eleitoral instituída em reunião de Colegiado do Curso, em 04/11/2021, para coordenar o processo de consulta à comunidade do Curso de Engenharia de Produção, declara que está aberto o processo de escolha dos membros do Colegiado do Curso de Engenharia de Produção. A consulta se realizará de acordo com as normas vigentes.
A Engenheira de Produção Jordana Rubin Brito, egressa do Curso de Engenharia de Produção da UFPel, publicou o artigo intitulado Análise da Confiabilidade Humana em um laboratório de análises clínicas utilizando FMEA e FTA (Analysis of human reliability in a clinical laboratory using FMEA and Fault Trees) no periódico Conjecturas (ISSN: 1657-5830, Vol. 22, Nº 1: jan./mar. 2022), que no Qualis Capes Unificado é A3. A publicação é resultante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa do curso, a qual teve a orientação da professora Dra. Ariane Ferreira Porto Rosa e contou com a colaboração dos professores Dr. Rogério Royer e Gilberto Tavares dos Santos (UFRGS).
A análise de confiabilidade humana surge como suporte para quantificar e qualificar as falhas relacionadas às pessoas na execução de processos. Este artigo apresenta um estudo de caso com o objetivo de analisar a confiabilidade humana nos processos de atendimento de clientes e coleta de material biológico em um laboratório de análises clínicas. A pesquisa constituiu-se das seguintes etapas: revisão da literatura sobre os conceitos de falhas humanas e métodos para análise dessas falhas; mapeamento dos processos a fim de caracterizar falhas, levantamento do quantitativo de falhas por tipo e processo; análise do risco das falhas por meio da aplicação do método FMEA (Failure Mode and Effect Analysis); análise das causas das falhas, com o suporte de FTA (Fault Tree Analysis); e conclusões acerca das análises realizadas durante a pesquisa. Os levantamentos e análises realizados permitiram categorizar as falhas entre erros e transgressões e priorizar ações para preveni-las. Constatou-se que a ocorrência dessas falhas pode ser reduzida, se a qualificação profissional dos funcionários for consolidada.
Rosa, A. F. P., Brito, J. R., Royer, R. & Santos, G. T. dos. (2022). Análise da Confiabilidade Humana em um laboratório de análises clínicas utilizando FMEA e FTA. Conjecturas, 22(1), 01-21. https://doi.org/10.53660/CONJ-236-803.
O Engenheiro de Produção Eduardo Angelin, egresso do Curso de Engenharia de Produção da UFPel, publicou o artigo intitulado Mapeamento do fluxo de valor de uma família de produtos descartáveis em uma empresa de produtos médicos-hospitalares (Value stream mapping of a disposable products family in a company of the medical and hospital products), no periódico Conjecturas (ISSN: 1657-5830, Vol. 21, Nº 2), que no Qualis Capes Unificado é A3. O artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do egresso do curso, o qual teve a orientação da professora Dra. Ariane Ferreira Porto Rosa e contou com a colaboração do professor Dr. Rogério Royer.
O trabalho teve como objetivo propor melhorias no processo produtivo por intermédio do Mapeamento do Fluxo de Valor e da utilização das ferramentas da produção enxuta e da qualidade em um estudo de caso conduzido em uma empresa do setor da saúde. A metodologia utilizada classifica-se como exploratória, aplicada, quali-quantitativa com a realização de um estudo de caso. Dessa forma, foi realizado um estudo de caso em uma indústria do setor da saúde, sendo aplicado inicialmente um mapeamento de processos e, posteriormente, a elaboração do mapeamento do fluxo de valor atual e futuro. A transição do estado atual para o estado futuro ocorreu por meio da aplicação de planos de ações, construídos de maneira organizada, com a finalidade de reduzir estoques intermediários, alterar o sistema de produção e, consequentemente, otimizar os fluxos de materiais e informações. Nesse estudo, foi possível reduzir o lead time de produção e tempo de ciclo em aproximadamente um terço dos tempos atuais, melhorar os processos e reduzir desperdícios que não agregar valor ao produto.
Rosa, A. F. P., Angelin, E., & Royer, R. (2021). Mapeamento do fluxo de valor de uma família de produtos descartáveis em uma empresa de produtos médicos-hospitalares. Conjecturas, 21(2), 426–445. https://doi.org/10.53660/CONJ-232-802
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Já está no ar nosso segundo episódio, o qual tivemos o prazer de conversar com o pesquisador Guilherme Brittes Benitez sobre Big Data, o qual comenta um pouco sobre as atividades do Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO-UFRGS) do qual faz parte.
O projeto está sendo elaborado pelo Núcleo de Estudos Aplicados em Indústria 4.0 (NEAI 4.0)