Aluno e Professores do curso de Engenharia de Produção da UFPel publicam trabalho originado no TCC

O Engenheiro de Produção Bruno Dutra, egresso do Curso de Engenharia de Produção da UFPel, publicou o artigo intitulado Gestão Estratégica de Desempenho: Uma avaliação do impacto da atividade remunerada em período integral no desempenho acadêmico dos discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no periódico SINERGIA – Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis (ISSN: 0102-7360, Vol. 26, Nº 1, 2022), que no Qualis Capes Unificado é B2. O artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do egresso do curso, o qual teve a orientação da professora Dra. Etiene Villela Marroni, contou com a colaboração da professora Dra. Ariane Ferreira Porto Rosa e do professor Dr. Rogério Royer. O trabalho teve como objetivo a avaliação da autopercepção de desempenho acadêmico dos discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A avaliação deu-se por meio de um questionário fechado, composto por dezessete questões, as quais serviram para uma classificação dos discentes conforme sua posição no mercado de trabalho, bem como base de análise dos dados, divulgação de resultados e propostas de melhorias visando esclarecer a autopercepção dos alunos no tocante ao desempenho acadêmico. A quantificação das respostas deu-se através da aplicação da escala Likert, com posterior nivelamento, de acordo com a criticidade de cada questão sob a ótica dos discentes. O estudo possibilitou a verificação dos pontos que os discentes consideram mais críticos em relação ao seu próprio desempenho acadêmico. Esta avaliação tem grande importância para o norteamento de ações dos discentes, principalmente os que exercem atividades laborais em período integral, permitindo, assim, um avanço no rendimento em relação aos estudos na Universidade. Na conclusão deste estudo, observa-se que o desempenho acadêmico dos discentes que não trabalham é superior ao desempenho dos demais, porém apesar do grupo de discentes que estagiam apresentar uma maior disposição a frequentar a Universidade para atividades extracurriculares, este grupo apresentou o menor rendimento acadêmico, sendo um pouco inferior ao dos que trabalham em período integral. Com isso foi possível atingir os objetivos propostos, a metodologia que complementa e endossa a complexidade de variáveis envolvidas no desempenho acadêmico dos discentes, bem como novas propostas e um conjunto de ações que podem auxiliar na melhoria da autopercepção dos discentes, quanto ao seu desempenho acadêmico.

O artigo completo pode ser consultado em: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12967/9270

Como Citar:

Dutra, B., Villela Marroni, E., Ferreira Porto Rosa, A., & Royer, R. (2022). GESTÃO ESTRATÉGICA DE DESEMPENHO: UMA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA ATIVIDADE REMUNERADA EM PERÍODO INTEGRAL NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL). SINERGIA – Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, 26(1). https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12967

Publicado em 18/01/2022, na categoria Notícias.