O NEAI 4.0 (Núcleo de Estudos Aplicados em Indústria 4.0) do curso de Engenharia de Produção da UFPel abre oportunidade para 4 vagas como alunos voluntários para participarem do projeto de pesquisa: “Indústria 4.0 e as perspectivas na região Sul do Rio Grande do Sul“. O presente projeto apresenta uma proposta para investigar as iniciativas da indústria 4.0 no Brasil e no Sul do Rio Grande do Sul. A motivação deste projeto está em pesquisar conceitos sobre o sistema atual de produção e constatar na prática como as organizações trabalham com esses conceitos no seu dia a dia.
Os bolsistas devem estar ligados aos cursos das engenharias do CEng ou ciência da computação, ter interesse nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, trabalhar em equipe e ter tempo para desenvolver as atividades.
Interessados devem enviar currículo (lattes) até o dia 24/03/2022 por e-mail, para a Professora Aline Soares Pereira (professora.alinesp@gmail.com). Posteriormente será agendada entrevista via web conferência da UFPel.
Prezados discentes do Curso de Engenharia de Produção da UFPel.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul – Crea-RS, em nome de sua Diretoria, promoverá a primeira composição do Crea Júnior Rio Grande do Sul – CreaJr-RS, durante a sua Sessão Plenária Ordinária no 1.825, a realizar-se no dia 18 de março de 2022, às 14 horas, no Auditório do Centro de Tecnologia Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, em Santa Maria (RS). O Crea Júnior Rio Grande do Sul – CreaJr-RS, é um programa cujo propósito é promover a inter-relação participativa entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul -Crea-RS e os estudantes de cursos que formam profissionais afetos ao Sistema Confea/Crea no Estado do Rio Grande do Sul, destacando a importância dessas profissões no desenvolvimento tecnológico e sustentável da sociedade. Tem direito de se inscrever no Programa CreaJr-RS, e dele participar, todo estudante matriculado regularmente em curso afeto às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, obedecendo os critérios definidos em regulamento próprio. A inscrição ao CreaJr-RS, pode ser realizada clicando aqui, lembrando que a adesão do estudante é voluntária. Assim, formalizamos o convite para que o(s) curso(s) dessa prestigiosa Instituição de Ensino participe(m) do Programa CreaJr-RS, divulgando-o entre seus acadêmicos. No aguardo de sua participação, colocamos à disposição de Vossa Excelência a assessoria do CreaJr-RS, por meio do telefone (51) 99108.0005ou pelo endereço eletrônico crea-junior@crea-rs.org.br.
Prezados discentes do Curso de Engenharia de Produção;
Primeiramente, em nome da coordenação, desejamos boas vindas a todos vocês neste semestre que se inicia. Estamos com período de ajustes de matrículas durante esta semana no CEng, com o objetivo de aumentar as ofertas em disciplinas com ainda tem vagas a serem preenchidas. Solicitamos aos alunos, que têm interesse, entrar em contato com a coordenação com certa urgência (engepro.ufpel@gmail.com) informando o código e nome das disciplinas que desejam. Há casos de alunos que perderam os prazos anteriores e que só podiam solicitar duas disciplinas na matrícula especial, logo destacamos que esse é o momento para fazer as solicitações finais. A seguir informações de como buscar a disponibilidade de vagas:
Como encontrar turmas? As turmas ofertadas por todos os cursos da UFPel encontram-se no site: Link:https://institucional.ufpel.edu.br/ Busque o curso e após consulte as turmas ofertadas nele.Por exemplo, para consultar as vagas na disciplina de Cálculo A, acesse o link: https://institucional.ufpel.edu.br/disciplinas/id/27434 no final da página estarão listadas as turmas disponíveis com respectivas vagas remanescentes e seus horários.
Prezados alunos do Curso de Engenharia de Produção; Solicitamos atenção as informações relacionadas a Matrícula Especial do Calendário 2021/2 ** A matrícula especial não é automática **
Quando solicitar? 04 de março a 06 de março pelo Cobalto.
Para que serve? Para que aqueles alunos que não conseguiram matricula nas disciplinas pretendidas, solicitem a inclusão de disciplinas em vagas remanescentes de outras turmas, inclusive de outros cursos.
Como encontrar turmas?As turmas ofertadas por todos os cursos da UFPel encontram-se no site: Link:https://institucional.ufpel.edu.br/.Busque o curso e após consulte as turmas ofertadas nele.
Por exemplo, para consultar as vagas na disciplina de Cálculo A, acesse o link: https://institucional.ufpel.edu.br/disciplinas/id/27434. No final da página estarão listadas as turmas disponíveis com respectivas vagas remanescentes e seus horários.
Se após o período de Matrícula Especial você ainda tiver problemas com sua matrícula em alguma disciplina entre em contato com a coordenação do seu curso.
Prezados integrantes da Comunidade Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção da UFPel;
Comunicamos que no dia 25 de fevereiro de 2022 (Sexta-Feira), as 14:30, através da sala virtual da UFPel (https://webconf.ufpel.edu.br/b/bru-dv6-3p3), acontecerá a Colação de Grau Interna do Centro de Engenharias.
O Colegiado do Curso de Engenharia de Produção informa que foi analisado na última reunião de colegiado as Solicitações de Quebra de Pré-requisito para o Semestre 2021-02
Estão abertas as inscrições para as Bolsas Institucionais 2022 através do EDITAL Nº. 02/2022. Acesse o edital para maiores informações.
*** ATENÇÃO ***
Na Superintendência de Gestão de Tecnologia da Informação de Comunicação (SGTIC)/ Escritório de Processos, há 02 vagas destinadas para alunos de graduação matriculados no curso de Engenharia de Produção.
O Engenheiro de Produção Bruno Dutra, egresso do Curso de Engenharia de Produção da UFPel, publicou o artigo intitulado Gestão Estratégica de Desempenho: Uma avaliação do impacto da atividade remunerada em período integral no desempenho acadêmico dos discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no periódico SINERGIA – Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis (ISSN: 0102-7360, Vol. 26, Nº 1, 2022), que no Qualis Capes Unificado é B2. O artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do egresso do curso, o qual teve a orientação da professora Dra. Etiene Villela Marroni, contou com a colaboração da professora Dra. Ariane Ferreira Porto Rosa e do professor Dr. Rogério Royer. O trabalho teve como objetivo a avaliação da autopercepção de desempenho acadêmico dos discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A avaliação deu-se por meio de um questionário fechado, composto por dezessete questões, as quais serviram para uma classificação dos discentes conforme sua posição no mercado de trabalho, bem como base de análise dos dados, divulgação de resultados e propostas de melhorias visando esclarecer a autopercepção dos alunos no tocante ao desempenho acadêmico. A quantificação das respostas deu-se através da aplicação da escala Likert, com posterior nivelamento, de acordo com a criticidade de cada questão sob a ótica dos discentes. O estudo possibilitou a verificação dos pontos que os discentes consideram mais críticos em relação ao seu próprio desempenho acadêmico. Esta avaliação tem grande importância para o norteamento de ações dos discentes, principalmente os que exercem atividades laborais em período integral, permitindo, assim, um avanço no rendimento em relação aos estudos na Universidade. Na conclusão deste estudo, observa-se que o desempenho acadêmico dos discentes que não trabalham é superior ao desempenho dos demais, porém apesar do grupo de discentes que estagiam apresentar uma maior disposição a frequentar a Universidade para atividades extracurriculares, este grupo apresentou o menor rendimento acadêmico, sendo um pouco inferior ao dos que trabalham em período integral. Com isso foi possível atingir os objetivos propostos, a metodologia que complementa e endossa a complexidade de variáveis envolvidas no desempenho acadêmico dos discentes, bem como novas propostas e um conjunto de ações que podem auxiliar na melhoria da autopercepção dos discentes, quanto ao seu desempenho acadêmico.
Dutra, B., Villela Marroni, E., Ferreira Porto Rosa, A., & Royer, R. (2022). GESTÃO ESTRATÉGICA DE DESEMPENHO: UMA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA ATIVIDADE REMUNERADA EM PERÍODO INTEGRAL NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL). SINERGIA – Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, 26(1). https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12967
Exibindo registro(s) 141 a 150 de 402 encontrado(s).