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    Notícias
  • Matrícula Especial – Calendário 2021/2

    Prezados alunos do Curso de Engenharia de Produção;
    Solicitamos atenção as informações relacionadas a Matrícula Especial do Calendário 2021/2
    ** A matrícula especial não é automática **

    • Quando solicitar? 04 de março a 06 de março pelo Cobalto.
    • Para que serve? Para que aqueles alunos que não conseguiram matricula nas disciplinas pretendidas, solicitem a inclusão de disciplinas em vagas remanescentes de outras turmas, inclusive de outros cursos.
    • Como encontrar turmas? As turmas ofertadas por todos os cursos da UFPel encontram-se no site: Link: https://institucional.ufpel.edu.br/. Busque o curso e após consulte as turmas ofertadas nele.

    Por exemplo, para consultar as vagas na disciplina de Cálculo A, acesse o link: https://institucional.ufpel.edu.br/disciplinas/id/27434. No final da página estarão listadas as turmas disponíveis com respectivas vagas remanescentes e seus horários. 

    Se após o período de Matrícula Especial você ainda tiver problemas com sua matrícula em alguma disciplina entre em contato com a coordenação do seu curso.

  • Bolsas Institucionais 2022 – EDITAL Nº. 02/2022 – Vagas para a Engenharia de Produção

    Estão abertas as inscrições para as Bolsas Institucionais 2022 através do EDITAL Nº. 02/2022. Acesse o edital para maiores informações.

    *** ATENÇÃO ***

    • Na Superintendência de Gestão de Tecnologia da Informação de Comunicação (SGTIC)/ Escritório de Processos, há 02 vagas destinadas para alunos de graduação matriculados no curso de Engenharia de Produção.
    • Período da Bolsa: 01/03/2022 a 31/12/2022
    • Inscrição: Formulário online disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/progic/inscricao-bolsas-institucionais/
    • Período: 14 até 18/02/2022 
  • Matrícula e Horários 2021-02 (semestre inicia em 07 de março de 2022)

    Prezados discentes;

    Comunicamos que nesta semana inicia-se o processo de matrícula on-line para o semestre 2021-02.

    • Solicitação de Matrícula on-line de 11-02 à 14-02;
    • Consulta do resultado da matrícula on-line em 15-02;
    • Solicitação de Correção de Matrícula de 16-02 à 21-02;
    • Homologação das Solicitações de Correção de Matrícula até 02-03;
    • Matrícula Especial de 04-03 à 06-03;
    • Início do Semestre Letivo: 07-03.

    Consulte as demais datas importantes do Calendário Acadêmico no link: https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico/

    Consulte os Horários das ofertas da Engenharia de Produção no link, observando que o arquivo apresenta apenas os horários síncronos das ofertas: https://wp.ufpel.edu.br/producao/files/2022/02/Horarios-2021-2.pdf

    As ofertas de TCC1, TCC2 e Estágio Supervisionado não possuem horário síncrono.

  • Aluno e Professores do curso de Engenharia de Produção da UFPel publicam trabalho originado no TCC

    O Engenheiro de Produção Bruno Dutra, egresso do Curso de Engenharia de Produção da UFPel, publicou o artigo intitulado Gestão Estratégica de Desempenho: Uma avaliação do impacto da atividade remunerada em período integral no desempenho acadêmico dos discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no periódico SINERGIA – Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis (ISSN: 0102-7360, Vol. 26, Nº 1, 2022), que no Qualis Capes Unificado é B2. O artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do egresso do curso, o qual teve a orientação da professora Dra. Etiene Villela Marroni, contou com a colaboração da professora Dra. Ariane Ferreira Porto Rosa e do professor Dr. Rogério Royer. O trabalho teve como objetivo a avaliação da autopercepção de desempenho acadêmico dos discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A avaliação deu-se por meio de um questionário fechado, composto por dezessete questões, as quais serviram para uma classificação dos discentes conforme sua posição no mercado de trabalho, bem como base de análise dos dados, divulgação de resultados e propostas de melhorias visando esclarecer a autopercepção dos alunos no tocante ao desempenho acadêmico. A quantificação das respostas deu-se através da aplicação da escala Likert, com posterior nivelamento, de acordo com a criticidade de cada questão sob a ótica dos discentes. O estudo possibilitou a verificação dos pontos que os discentes consideram mais críticos em relação ao seu próprio desempenho acadêmico. Esta avaliação tem grande importância para o norteamento de ações dos discentes, principalmente os que exercem atividades laborais em período integral, permitindo, assim, um avanço no rendimento em relação aos estudos na Universidade. Na conclusão deste estudo, observa-se que o desempenho acadêmico dos discentes que não trabalham é superior ao desempenho dos demais, porém apesar do grupo de discentes que estagiam apresentar uma maior disposição a frequentar a Universidade para atividades extracurriculares, este grupo apresentou o menor rendimento acadêmico, sendo um pouco inferior ao dos que trabalham em período integral. Com isso foi possível atingir os objetivos propostos, a metodologia que complementa e endossa a complexidade de variáveis envolvidas no desempenho acadêmico dos discentes, bem como novas propostas e um conjunto de ações que podem auxiliar na melhoria da autopercepção dos discentes, quanto ao seu desempenho acadêmico.

    O artigo completo pode ser consultado em: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12967/9270

    Como Citar:

    Dutra, B., Villela Marroni, E., Ferreira Porto Rosa, A., & Royer, R. (2022). GESTÃO ESTRATÉGICA DE DESEMPENHO: UMA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA ATIVIDADE REMUNERADA EM PERÍODO INTEGRAL NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL). SINERGIA – Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, 26(1). https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12967

  • Alunos e professores da Engenheira de Produção da UFPel publicam artigo cientifico, fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso da Egressa Caroline Martinera

    Alunos e professores da Engenheira de Produção da UFPel publicam artigo cientifico, fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso da Egressa Caroline Martinera Monks da Silva.

    O artigo completo pode ser consultado em: periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/37022

    Como Citar:

    Silva, C. M. M.; Silva, M. A. G.; Pereira, A. S.; Franz, L. A. S.; Heidtmann-Bemvenuti, R. (2021). Utilização das tecnologias da indústria 4.0 na segurança e saúde do trabalhador: uma revisão sistemática da literatura. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(5), 252-268. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.37022

  • Solicitação de Matrícula – Oferta de disciplinas concentradas nas férias – 2021/1

    Prezados alunos do Curso de Engenharia de Produção;

    Disponibilizamos este formulário com o objetivo de realizar uma listagem dos discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pelotas que tenham interesse em cursar as disciplinas ofertadas de maneira concentrada nas férias. As disciplinas ofertadas serão Mecânica Geral e Equações Diferenciais A.

    • Prazo para solicitação de matrícula através desse formulário: até 10 de Dezembro de 2021
    • Critérios de matrícula:
      • Discentes que não conseguiram vaga em “Mecânica Geral” e/ou “Equações Diferenciais A” na solicitação de matrícula 2021/1;
      • Possuir todos os pré-requisitos necessários.
  • Eleição de Representantes para o Colegiado do Curso de Engenharia de Produção

    A Comissão Eleitoral instituída em reunião de Colegiado do Curso, em 04/11/2021, para coordenar o processo de consulta à comunidade do Curso de Engenharia de Produção, declara que está aberto o processo de escolha dos membros do Colegiado do Curso de Engenharia de Produção. A consulta se realizará de acordo com as normas vigentes.

    Consulte o Edital AQUI.

    Processo SEI para Inscrições e Acompanhamento da Eleição: 23110.039467/2021-31

    Cronograma de seleção de representantes para recomposição do Colegiado do Curso de Engenharia de Produção:

    02/12/2021– Publicação deste Edital;

    04/12/2021 – Prazo para recurso referente ao edital até às 14:00;

    06/12/2021– Prazo inicial para inscrições;

    07/12/2021 – Prazo final para inscrições;

    08/12/2021– Homologação das inscrições;

    09/12/2021 – Divulgação das candidaturas inscritas;

    10/12/2021 – Prazo final para informar problemas com email de votação;

    13 e 14/12/2021 – Consulta à comunidade;

    16/12/2021 – Apuração dos votos;

    17/12/2021 – Divulgação dos resultados;

  • Egressa do Curso publica em periódico A3 trabalho resultante do seu TCC

    A Engenheira de Produção Jordana Rubin Brito, egressa do Curso de Engenharia de Produção da UFPel, publicou o artigo intitulado Análise da Confiabilidade Humana em um laboratório de análises clínicas utilizando FMEA e FTA (Analysis of human reliability in a clinical laboratory using FMEA and Fault Trees) no periódico Conjecturas (ISSN: 1657-5830, Vol. 22, Nº 1: jan./mar. 2022), que no Qualis Capes Unificado é A3. A publicação é resultante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa do curso, a qual teve a orientação da professora Dra. Ariane Ferreira Porto Rosa e contou com a colaboração dos professores Dr. Rogério Royer e Gilberto Tavares dos Santos (UFRGS).

    A análise de confiabilidade humana surge como suporte para quantificar e qualificar as falhas relacionadas às pessoas na execução de processos. Este artigo apresenta um estudo de caso com o objetivo de analisar a confiabilidade humana nos processos de atendimento de clientes e coleta de material biológico em um laboratório de análises clínicas. A pesquisa constituiu-se das seguintes etapas: revisão da literatura sobre os conceitos de falhas humanas e métodos para análise dessas falhas; mapeamento dos processos a fim de caracterizar falhas, levantamento do quantitativo de falhas por tipo e processo; análise do risco das falhas por meio da aplicação do método FMEA (Failure Mode and Effect Analysis); análise das causas das falhas, com o suporte de FTA (Fault Tree Analysis); e conclusões acerca das análises realizadas durante a pesquisa. Os levantamentos e análises realizados permitiram categorizar as falhas entre erros e transgressões e priorizar ações para preveni-las. Constatou-se que a ocorrência dessas falhas pode ser reduzida, se a qualificação profissional dos funcionários for consolidada.

    O artigo completo pode ser consultado em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/236/177.

    Como Citar:

    Rosa, A. F. P., Brito, J. R., Royer, R. & Santos, G. T. dos. (2022). Análise da Confiabilidade Humana em um laboratório de análises clínicas utilizando FMEA e FTA. Conjecturas, 22(1), 01-21. https://doi.org/10.53660/CONJ-236-803.