Orientações para alunos habilitados na avaliação do ENADE 2023

Informamos está aberto o prazo para preenchimento do questionário do estudante concluinte do Enade 2023.
O Questionário do Estudante Concluinte, instrumento de caráter obrigatório, deverá ser preenchido completamente pelos estudantes concluintes inscritos, exclusivamente no Sistema Enade, no período de 1º de Setembro a 25 de Novembro de 2023.
12.3 O preenchimento completo do Questionário do Estudante configura-se como um dos elementos para a caracterização da efetiva participação do estudante no Exame, conforme o § 1º do art. 41 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, sendo objeto de análise no processo de sua situação no Enade 2023.

12.5 O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta no Sistema Enade, no endereço <enade.inep.gov.br>

9.8 É de inteira responsabilidade das IES notificar os estudantes habilitados sobre sua inscrição no Enade 2023 e as decorrentes obrigações dos estudantes.

9.9.2 Caso o estudante inscrito não realize quaisquer das ações previstas, é de responsabilidade da IES contatá-lo para a efetivação de cada etapa.

Além do prazo para preenchimento do Cadastro do Estudante Concluinte, estão abertos mais 3 prazos do edital 37/2023 que rege o Enade 2023:
1) Cadastro do Estudante Concluinte: de 27 de Junho a 25 de Novembro de 2023
Onde o aluno concluinte já pode acessar o sistema Enade e preencher o seu cadastro do estudante.O acesso é feito no mesmo link enade.inep.gov.br , opção “Entrar com gov.br” – “Acessar como Estudante”.

O preenchimento do cadastro do estudante concluinte é fase obrigatória da avaliação, necessária para a solicitação de atendimento personalizado, tratamento pelo Nome Social e a abertura futura do questionário do estudante.

O aluno deverá informar o seu CPF, endereço, email, telefone e inserir uma foto, conforme descrições do item 10 do Edital Enade nº 37/2023.

2) Solicitação de Atendimento Especializado:

O estudante concluinte que necessitar de Atendimento Especializado deverá, no período de 1º a 8 de Setembro de 2023, no Sistema Enade:
11.2.1 Informar a(s) condição(ões) que motiva(m) a sua solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.
11.2.1.1 O estudante que solicitar Atendimento para cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular e/ou outra condição específica e tiver sua solicitação confirmada pelo Inep poderá ser acompanhado por cão-guia e utilizar material próprio: máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano, plano inclinado, medidor de glicose e bomba de insulina. Os recursos serão vistoriados pelo Chefe de Sala, exceto o cão-guia, o medidor de glicose e a bomba de insulina.

Ler o edital para verificar quais documentos devem ser enviados para a solicitação do atendimento especializado.

3) Solicitação de Tratamento pelo Nome Social:
11.5 O Tratamento pelo Nome Social é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero.

11.5.1 O estudante que desejar Tratamento pelo Nome Social poderá:

11.5.1.1 Confirmá-lo, durante o preenchimento do cadastro, no Sistema Enade <enade.inep.gov.br> durante o período de 1º a 8 de Setembro de 2023, caso apresente Nome Social cadastrado na Receita Federal.

11.5.1.2 Solicitá-lo no Sistema Enade <enade.inep.gov.br>, durante o período de 1º a 8 de Setembro de 2023, caso não apresente Nome Social cadastrado na Receita Federal.

Nesse caso, o estudante deverá apresentar a comprovação da condição que o motiva, conforme itens abaixo:

a) foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e

b) cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido, conforme item 15.2 deste Edital.

______________________________________________________________
A prova do Enade 2023 ocorrerá dia 26 de Novembro de 2023, a partir das 13h, conforme item do edital INEP nº 37/2023.
Publicado em 01/09/2023, na categoria Notícias.