Início do conteúdo

Egresso e Professores do Curso publicam Artigo originado de TCC em periódico A3.

O Engenheiro de Produção Rogério Greque Härter, egresso do Curso de Engenharia de Produção da UFPel, publicou, juntamente com a professora Dra. Ariane Ferreira Porto Rosa, o professor Dr. Eduardo Walker, e o professor Dr. Rogério Royer, o artigo intitulado Otimização no processo de montagem de cilindro mestre de freio (Optimization in the brake máster cylinder assembly process), no periódico Conjecturas (ISSN: 1657-5830, Vol. 21, Nº 4), que no Qualis Capes Unificado é A3.

O artigo foi elaborado a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Engenheiro Rogério Greque Härter, que contou com a orientação da professora Dra. Ariane Ferreira Porto Rosa e do professor Dr. Eduardo Walker, e contou com a colaboração do professor Dr. Rogério Royer. O Estudo de Caso foi aplicado e desenvolvido em uma empresa do Grupo Randon.

O trabalho permitiu evidenciar a importância que o cilindro mestre de freio apresenta para o mercado rodoviário. Através da aplicação do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) e de diferentes ferramentas da qualidade foi possível obter um ganho de produtividade do produto estudado, que inicialmente se apresentava com produção hora de 33 peças e hoje tem um processo que garante produção hora de no mínimo 40 peças. Assim, consegue-se produzir o lote anual médio do item com 6 horas a menos de produção. Foi possível revelar a eficiência obtida no processo de montagem do item, relacionando com seu componente de vedação, de modo a não alterar a aplicabilidade do produto, mas aumentar a produção deste, garantindo a durabilidade do cilindro, tornando o item um produto de baixa complexidade e menor perda de montagem.

O artigo completo pode ser consultado em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/215/174

Como Citar:

Härter, R. G., Rosa, A. F. P., Walker, E., & Royer, R. (2021). Otimização no processo de montagem de cilindro mestre de freio. Conjecturas, 21(4), 502–527. https://doi.org/10.53660/CONJ-215-717

Publicado em 27/10/2021, na categoria Notícias.