COMUNICADO AOS DISCENTES SOBRE TCC2 Calendário Alternativo de 2020

Prezados Alunos do Curso de Engenharia de Produção da UFPel:

A Coordenação do Curso de Engenharia de Produção, seguindo as considerações do parecer normativo No 13 emitido pelo COCEPE, observa, com relação ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso 2, o seguinte:

1º) A componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso 2 (15000531) não será ofertada no processo de matrícula do semestre alternativo de 2020;

2º) Por tratar-se do desenvolvimento de um tema de interesse do aluno, em termos de aprofundamento de um campo de estudos, o trabalho é orientado, mas não é acompanhado. Como as atividades práticas na Universidade estão suspensas, só poderão ser autorizados os TCCs que não implicarem em atividades presenciais, resguardando, desta forma, a segurança dos estudantes, sendo facultado aos colegiados a oferta de TCCs que possam ser realizados de forma remota, bem como apresentações e defesas, mediadas pelo uso de tecnologias digitais.

3º) A coordenação sugere que o aluno solicite a análise da solicitação de TTC2, em caráter extraordinário, para o colegiado do curso de engenharia de produção, através de uma justificativa. Nesta justificativa é importante o aluno destacar que (alguns exemplos):

(a) o TCC não implica em atividades presencias, sendo uma revisão da literatura, revisão sistemática, ou pesquisa teórica;

(b) as atividades presenciais necessárias para a elaboração do TCC, como por exemplo, coleta de dados, observações presenciais, entrevistas presenciais, etc., já foram realizadas em um período anterior a pandemia;

(c) a finalização das orientações do TCC pode acontecer através do uso de tecnologias digitais (Skype, WhasApp, GoogleMeet, etc..), sem precisar de orientações presenciais;

(d) a defesa do TCC pode ser mediada através de tecnologias digitais;

(e) há concordância do orientador a respeito da conclusão do TCC no calendário alternativo de 2020, considerando os aspectos levantados.

O aluno deve encaminhar solicitação para realização do TCC2, em caráter extraordinário, com a sua assinatura e a assinatura do professor orientador, relatando suas justificativas. Utilize o Modelo disponibilizado para elaborar a sua solicitação, faça a impressão, inclua as assinaturas, digitalize em PDF, e envie para a coordenação do curso.

Consultem as informações sobre o TCC2 no Calendário Acadêmico no Memorando 11

Após a aprovação em reunião de colegiado, o aluno será matriculado na turma de TCC 2 (15000531)

Atenciosamente;

Profa. Ariane Ferreira Porto Rosa

Prof. Rogério Royer

Coordenação do Curso de Engenharia de Produção

Publicado em 18/06/2020, na categoria Notícias.