Engenharia de Produção – Ofertas do Calendário Alternativo/Suplementar 2020/1

Prezado(a)s Discentes

A oferta no Calendário Alternativo 2020/1 é complementar, não excluindo a necessidade de oferta
em semestre s futuros, conforme configuração da matriz curricular prevista no PPC.

As ofertas e matrículas realizadas no 1º semestre de 2020, referentes ao Calendário que está suspenso, serão mantidas. Desta forma, alunos e professores terão garantidas suas ofertas e matrículas quando houver possibilidade de retorno às atividades presenciais, provavelmente, de forma híbrida (aulas
presenciais e aulas remotas), levando em conta a necessidade de se manter protocolos de segurança.

O Calendário Alternativo, no contexto de excepcionalidade provocada pelo COVID- 19, terá matrícula opcional, sendo a oferta analisada pelos Colegiados de Curso e Departamentos, tendo como critério essencial as condições (conhecimento) de os professores realizarem atividades acadêmicas utilizando as ferramentas on-line.

Todos os alunos matriculados no Calendário suspenso de 1º/2020 terão seus vínculos garantidos.  Sendo a matrícula opcional neste Calendário Alternativo, não haverá a exigência do número mínimo de créditos e não se exigirá um número mínimo de alunos por turma.

Os trancamentos de matrícula poderão ser realizados até o final de julho de 2020. Os períodos de suspensão do Calendário de 1º/2020 e de realização do Calendário Alternativo, não serão computados para fins de jubilamento.

Em cumprimento à regulamentação da PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020 do MEC as disciplinas que tenham carga horária prática não poderão ser ofertadas nesta modalidade remota/online.

Os horários destinados às atividades síncronas nas disciplinas estarão registrados no sistema acadêmico Cobalto e estão divulgados na planilha de ofertas do curso de Engenharia de Produção.

A solicitação on line de matrícula por parte dos discentes ocorrerá de 11/06 a 14/06.O p rocessamento das solicitações de matrícula está previsto para o dia 15/06 .

As disciplinas referentes ao primeiro semestre dos cursos estarão disponíveis para solicitação de matrícula on-line, visto que o calendário alternativo tem caráter complementar e livre adesão. Não há garantia de vagas para ingressantes, que deverão participar do processo de solicitação de matrícula on-line, se esta for a forma de matrícula escolhida pelo curso.

Definições importantes do Ensino Remoto à distância:

Atividades síncronas são aquelas em que é necessária a participação do aluno e professor no mesmo instante e no mesmo ambiente – nesse caso, virtual, com horário previamente definido e regularidade. Assim sendo, ambos devem se conectar no mesmo momento e interagir entre si de alguma forma para concluírem o objetivo da aula.

Atividades Assíncronas são aquelas consideradas desconectadas do momento real e/ou atual. Ou seja: não é necessário que os alunos e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam concluídas e o aprendizado seja adequado.  Isso porque permite que os indivíduos desenvolvam o aprendizado de acordo com o seu tempo, horário e local preferido para aprendizado. Também, aos professores, permite que gravem as aulas, disponibilizem os materiais em uma plataforma virtual e não precisem estar online no momento exato. A presença nesta modalidade pode ser registrada através de trabalhos e tarefas com data limite de postagem/entrega acordado entre o professor e os alunos.

Planilha de ofertas do Curso de Engenharia de Produção – Calendário Alternativo:

horarios_2020_01_calendarioalternativo

Documentos importantes:

Portaria 933 de 25.05.2020 – SEI_23110.013015_2020_48

Parecer_Nornativo_n__12_de_28.05.2020___SEI_23110.013013_2020_59

Parecer_Normativo_n__13_de_28.05.2020_SEI_23110.013019_2020_26

PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020 – PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020 – DOU – Imprensa Nacional

Professores Ariane e Rogério,

Coordenação do Curso de Engenharia de Produção

Publicado em 09/06/2020, na categoria Notícias.