Início do conteúdo

Palestra e apresentação do professor visitante do PPGMMat

Convidamos a comunidade do PPGMMat e IFM para participar da palestra do Dr. Claus Haetinger, professor visitante do PPGMMat desde o início de novembro.

A palestra acontecerá nesta quarta-feira, 29/11, e integra o Ciclo de Palestras 2023 do PPGMMat.

Após a palestra teremos um momento de discussões sobre trabalhos futuros do pesquisador com os grupos de pesquisa e discentes interessados.

 

Resumo da palestra:

SIMULAÇÃO ONLINE E VISUALIZAÇÃO DE INUNDAÇÕES POR MEIO DE MODELOS MATEMÁTICOS E HIDROLÓGICOS: UM ESTUDO DE CASO

Os dez municípios que margeiam o Rio Taquari-Antas, na região do Vale do Taquari – RS, são frequentemente impactados por enchentes, que causam grandes danos ambientais e econômicos, até mesmo perdas humanas. Tais danos poderiam ser reduzidos se estes desastres naturais fossem conhecidos antecipadamente, identificando as áreas suscetíveis à ocorrência de inundações e permitindo que ações sejam tomadas horas antes do evento. Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma ferramenta gráfica capaz de simular os efeitos de inundações em áreas geográficas mapeadas, gerando visualização das áreas afetadas próximas à cidade de Lajeado. O sistema é capaz de coletar automaticamente dados diários de precipitação pluviométrica para a Bacia do Rio Taquari-Antas, que é então alimentada em um modelo matemático e hidrológico que funciona online. Por isso, o sistema pode gerar simulações tanto para dados históricos quanto para previsões atuais. Para garantir a interatividade, a API do Google Maps é usada para visualização das áreas de inundação simuladas. Esse ambiente online facilita a exibição e exploração de dados, sendo ambos prontamente acessíveis e intuitivos para navegar em áreas geográficas.

Publicado em 27/11/2023, na categoria Notícias.
Translate »