O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (PPGMMat) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com sede no Instituto de Física e Matemática, oferece o Curso de Mestrado em Modelagem Matemática.
Coordenação (2022 – 2024): Ruth da Silva Brum e Daniela Buske
Área de Concentração: Modelagem Matemática
Linhas de Pesquisa:
1) Fenômenos de Transporte:
A linha de pesquisa de Fenômenos de Transporte é voltada ao tratamento de problemas de transporte e difusão, onde se destacam a abordagem à problemas diretos e inversos, problemas multidimensionais, lineares e não lineares, estacionários e dependentes do tempo. Nesta linha temos a consolidação e construção de ferramentas de simulação computacional baseadas em metodologias híbridas numérico-analíticas para problemas aplicados às ciências exatas e da terra e engenharias. Como exemplos podemos citar: No tópico de fenômenos de transporte, são desenvolvidas metodologias para o tratamento de problemas associados a equação de transporte de partículas em diferentes aplicações tais como física de reatores e transferência radiativa. Em problemas difusivos destacam-se os problemas de simulação da dispersão de poluentes na camada limite atmosférica bem como em rios e canais, e meios porosos, utilizando abordagens com representação analítica. Em transferência de calor e massa, são de interesse problemas relacionados ao aquecimento de fachadas em prédios, bem como o conforto térmico de ambientes. Em modelagem numérica de processos atmosféricos são incluídos problemas de previsão do tempo e monitoramento do meio ambiental. Tais estudos são relacionados com o desenvolvimento de modelos físicos, construção da condição inicial (assimilação de dados e inicialização), investigação de propriedades matemáticas destes modelos, tratamento estatístico e dinâmico de dados de observações através de técnicas convencionais e de inteligência artificial, tal como redes neurais. Em cinética química, é utilizado uma análise assintótica para verificação de mecanismos reduzidos de reações químicas para a combustão de biocombustíveis.
2) Métodos da Matemática Aplicada:
A linha de pesquisa de Métodos da Matemática Aplicada tem dois objetivos fundamentais: (i) formular rigorosamente modelos matemáticos de fenômenos que ocorrem em diversas áreas da ciência, na natureza e no desenvolvimento de novas tecnologias, e (ii) desenvolver e aplicar metodologias integradoras de técnicas analíticas e computacionais para a resolução de problemas inerentes a tais modelos. Para isto, empregam-se métodos oriundos de diversas áreas da matemática com o intuito de abranger o maior número possível de fenômenos físicos e naturais. De particular interesse são os métodos das análises matemática, funcional e convexa, das equações diferenciais e dos sistemas dinâmicos, dos cálculos variacional e numérico, da homogeneização matemática, da otimização e do controle. Exemplos de fenômenos estudados e áreas de aplicação são os seguintes: biomecânica de ossos, propriedades físicas de materiais e compósitos avançados, nanociências, integridade e otimização estrutural, otimização de processos, vibrações mecânicas, monitoramento e controle de estruturas, sensores e atuadores, controle de sistemas populacionais, epidemiologia, condução térmica e elétrica, eletrostática, fluxo de fluidos em meios porosos, interação fluido-estrutura, propagação de ondas mecânicas e eletromagnéticas, radioatividade, comunicações e tráfego, blindagem, radiação e choques térmicos, irrigação e infiltração de solos, prospecção e exploração de minérios e petróleo.
Email: pgmat.ufpel@gmail.com
O Curso de Pós-Graduação em Modelagem Matemática está localizado no prédio 05 do Campus Universitário Capão do Leão.
Última Atualização: 10/05/2022 as 20:00
Você precisa fazer login para comentar.