Visita as instalações do Instituto Tecnológico Regional Binacional (ITR – UTEC) do Uruguay, situada em Rivera. Participação de pesquisadores e estudantes das universidades: Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, RS), Universidade Federal Fluminense (Volta Redonda, RJ) e ITR Centro-Sur (Durazno, Uy).

Durante o encontro os pesquisadores puderam falar sobre a cooperação já existente entre as universidades e definir trabalhos futuros. Três docentes da UTEC de Rivera são egressos do PPGMMat, e são responsáveis por projetos experimentais que complementam os trabalhos de modelagem que realizaram nos seus mestrados. Os pesquisadores puderam visitaram as instalações da UTEC e ver projetos que estão em desenvolvimento.

Um dos projetos que está em andamento, e que conta com a participação do PPGMMat, trata do estudo do potencial geotérmico da região. Em resumo, foram instalados sensores de temperatura do solo em diferentes profundidades e locais estratégicos na UTEC de Rivera. A coleta periódica de medições de temperatura e umidade visa criar um banco de dados para a modelagem matemática do local. Plataformas de transmissão remota de dados foram incorporadas e os dados obtidos permitirão investigar a profundidade ideal para implementar um trocador de calor solo-ar (TCSA) no local. Os TCSA usam o solo como fonte ou sumidouro de calor e o ar como meio de transferência de calor, oferecendo baixo consumo de energia elétrica e redução de emissões de CO2 em comparação com sistemas convencionais de condicionamento térmico (ver figura). A pesquisa de caracterização do solo determinará a viabilidade da implementação de TCSA para uso futuro em condicionamento térmico na UTEC.

Publicado em 22/05/2023, na categoria Notícias.
Translate »