Início do conteúdo

PPGMMat recebe visita de pesquisador da UFF

Em virtude das festividades dos 10 anos do PPGMMat o professor Dr. Honório Joaquim Fernando, da Universidade Federal Fluminense, campus de Volta Redonda, esteve visitando o Programa de 9 a 15 de maio.

Na oportunidade, além de discussões sobre cooperação e trabalhos futuros com os grupos de pesquisa, o pesquisador realizou uma palestra para a comunidade, intitulada “Método de elementos finitos: da formulação de Galerkin aos métodos multiescala”, além de realizar diversas discussões com os grupos de pesquisa. A palestra marcou o início do Ciclo de Palestras 2023 do PPGMMat.

Resumo da palestra: Modelos envolvendo equações de advecção-reação-difusão surgem em várias áreas da ciência e engenharia, resultando em problemas complexos que requerem a aplicação de métodos numéricos mais eficientes, robustos e precisos. Esse é particularmente o caso de problemas singularmente perturbados, nos quais um parâmetro pequeno induz o desenvolvimento de regiões de altos gradientes, conhecidas como camadas limite nas soluções. Muitos métodos numéricos fornecem resultados limitados quando aplicados a esses problemas, incluindo o método de Galerkin clássico baseado em espaços de aproximação polinomial. A menos que malhas suficientemente refinadas sejam utilizadas nas regiões de camadas limite, as soluções podem apresentar oscilações espúrias em todo o domínio. Nesse contexto, no âmbito das aproximações por elementos finitos, este seminário propõe um balanço das diferentes metodologias propostas nas últimas décadas para resolver esses problemas. Uma das abordagens é o uso de métodos estabilizados, nos quais termos de estabilização baseados no resíduo são adicionados à formulação de Galerkin. Outra técnica envolve o enriquecimento dos espaços clássicos de elementos finitos com funções adequadas para capturar as possíveis camadas limite presentes nas soluções.

 

Publicado em 22/05/2023, na categoria Notícias.
Translate »