Convite Aula Inaugural – 19/03/2020 – ADIADO

No dia 19 de março de 2020, quinta-feira, ocorrerá a aula inaugural, em comemoração ao ingresso da oitava turma de alunos no mestrado do PPGMMat, na sala 111 do prédio 16 as 15 horas e 30 minutos, pelo Prof. Doutor Armando Miguel Awruch, professor visitante do programa.

A palestra abordará o tema sobre “ENGENHARIA DO VENTO COMPUTACIONAL: UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NA ANÁLISE E NO PROJETO EM ENGENHARIA”.

Segue o resumo da palestra:

Inicialmente apresenta-se uma introdução ao tema, onde se indicam suas diferentes aplicações, tipos de análise e os desafios nesta área. Posteriormente apresenta-se uma primeira parte com aplicações de um modelo matemático para analisar a ação do vento sobre tabuleiros de ponte, incluindo um caso real. Numa segunda parte analisa-se, através de um modelo matemático, a ação do vento sobre estruturas de baixa altura; nestes casos a interação entre o fluido e a estrutura não tem relevância, sendo importante apenas fazer uma análise aerodinâmica para a determinação dos coeficientes aerodinâmicos. Finalmente, numa terceira parte, apresenta-se o caso de estruturas esbeltas. Para este tipo de problemas, a interação entre a estrutura e o fluido deve levar-se em conta, tornando-se importante uma análise aero – elástica para fazer uma previsão de prováveis efeitos produzidos por fenômenos de instabilidade dinâmica. Em todos os casos, quando possível, os resultados obtidos com um modelo matemático são comparados com aqueles obtidos com a utilização de túneis de vento (que é uma ferramenta clássica na área de Engenharia do Vento).

Publicado em 09/03/2020, na categoria Notícias.
Translate »