Início do conteúdo

Palestra Prof. Dr. Armando Awruch

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática convida a toda a comunidade para assistir ao seminário “Analises aerodinâmica e aeroelástica de tabuleiros de pontes e de edificações usando simulação numérica” a ser realizado nesta quinta-feira (21/05/2015) às 13h, na sala 111 do prédio 16 do IFM. O ministrante será o Dr. Armando M. Awruch, Professor dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e Engenharia Mecânica (PROMEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Resumo da palestra:

O estudo de problemas envolvendo a ação do vento sobre estruturas típicas da engenharia civil (tais como pontes e edificações) têm sido tradicionalmente realizado por meio de técnicas experimentais desenvolvidas em túneis de vento. No entanto, com o crescente avanço na capacidade de processamento e armazenamento de dados dos computadores atuais, modelos numéricos cada vez mais complexos e eficientes têm sido elaborados e aplicados nesta área, conferindo à simulação numérica um alto grau de confiabilidade.

Na abordagem computacional, o escoamento do vento é simulado utilizando técnicas desenvolvidas pela Dinâmica dos Fluidos Computacional. Um modelo de turbulência é usualmente incorporado ao modelo numérico a fim de representar as escalas de turbulência não perceptíveis pela malha gerada no domínio computacional.

Os campos de pressão e velocidade do vento obtidos numericamente são transmitidos às estruturas imersas no fluido em forma de forças aerodinâmicas, as quais são utilizadas para efetuar o projeto estrutural. Entretanto, em determinados casos, o comportamento dinâmico da estrutura influencia significativamente o escoamento em torno do corpo, o que por sua vez altera as forças que o fluido transmite à estrutura, estabelecendo-se uma interação entre ambos os médios, obrigando a analisar o problema em forma acoplada.

Vários exemplos são apresentados e, quando possível, comparados com resultados numéricos e experimentais obtidos por outros autores.

Publicado em 19/05/2015, na categoria Notícias.
Translate »