Atividades 2 e 3 de maio

        Na próxima quarta-feira, 02.05, 16h, estaremos dando as boas-vindas aos novos alunos do PPGMMat. Na oportunidade a doutoranda Fernanda Tumelero, ex-aluna do PPGMMat da primeira turma, fará uma pequena palestra sobre o que ela tem feito desde que concluiu o seu mestrado. Todos os ex-alunos do Programa foram avisados, e alguns estarão presentes e participando do bate-papo.

       Quinta-feira, 03.05, as 15h30, teremos a palestra do Dr. Armando Awruch. O tópico da palestra será – Simulação Numérica da Dispersão de Poluentes em Meios Urbanos ( Em anexo ). O professor estará conosco até o dia 04.05 a tarde.

A presença de todos nas atividades do PPG são de extrema importância.

 

 

Numerical simulation of pollutant dispersion in urban areas.

Prof. A. M. Awruch
(PPGEC/UFRGS, PROMEC/UFRGS)

           Pollutant dispersion analyses in urban areas are presented employing a model developed for numerical simulation of incompressible flows considering the effects of heat and mass transfer. Air pollution generated
by vehicles with internal combustion engines is one of the biggest problems that large cities are facing today. Therefore, the development of numerical techniques for evaluating and controlling the levels of pollutants is
essential to maintain the urban environment balance. In the central regions of large cities, the so-called street canyons represent the basic unit, where significant changes can be observed in the wind flow and pollutant dispersion as function of thermal conditions and the geometrical configuration of the canyons. An explicit scheme is adopted, where the spatial discretization is performed using the finite element method (FEM) with eight-node hexahedral elements, one-point quadrature and hourglass control techniques. The pressure field is explicitly obtained using the pseudo-compressibility hypothesis and the velocity and temperature fields are coupled by buoyancy forces according to the Boussinesq approximation. Large eddy simulation (LES) is used to analyze turbulent flows, where the sub-grid scales are modeled class. Applications involving isothermal and non-isothermal flows are reproduced in order to validate the numerical model presented here and isothermal pollutant dispersion problems are simulated considering different geometrical configurations represented by two and three-dimensional models in order to adequately characterize the conditions encountered in urban areas.

Defesa de Mestrado – 19/04/2018

        Em nome da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UFPel, temos a satisfação de convidar a todos para assistirem a Defesa de Mestrado do estudante  JONATHAN BRUM LAUZ intitulado Otimização topológica simultânea à distribuição de atuadores piezoelétricos baseada em confiabilidade” e realizado sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Molter, deste Programa de Pós-Graduação.

        O referido exame deverá ocorrer às 09 horas do dia 19 de abril de 2018, na sala 111 do prédio 16 do Instituto de Física e Matemática.

        Saliento que a presença dos alunos regulares nas atividades do Programa é de extrema importância. Em caso de ausência, favor enviar justificativa para a coordenação.

Defesa de Mestrado – 12/04/2018

Em nome da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UFPel, temos a satisfação de convidar a todos para assistirem a Defesa de Mestrado do estudante GUILHERME LUÍS MELLO RIBEIRO intitulado “Inicialização do Modelo WRF pelo Filtro Digital” e realizado sob orientação do Prof. Dr. Fabrício Pereira Harter, deste Programa de Pós-Graduação.

O referido exame deverá ocorrer às 14 horas do dia 12 de abril de 2018, na sala 111 do prédio 16 do Instituto de Física e Matemática.

Defesa de Mestrado – 22/03/2018

Em nome da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UFPel, temos a satisfação de convidar a todos para assistirem a Defesa de Mestrado do estudante MATHEUS GULARTE TAVARES intitulado “Solução das Equações de Cinética Espacial da Teoria Multigrupo de Difusão de Nêutrons em Geometria Cartesiana por um Método Iterativo de Fonte” e realizado sob orientação do Prof. Dr. Claudio Zen Petersen, deste Programa de Pós-Graduação.

O referido exame deverá ocorrer às 14 horas do dia 22 de março de 2018, na sala 111 do prédio 16 do Instituto de Física e Matemática.

Defesa de Mestrado – 01/03/2018

       Em nome da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UFPel, temos a satisfação de convidar a todos para assistirem a Defesa de Mestrado da estudante DAIANE FRIGHETTO FRIGHETTO intitulado “Análise de sistemas biológicos com difusão e controle populacional” e realizado sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Molter, deste Programa de Pós-Graduação.

       O referido exame deverá ocorrer às 09 horas do dia 01 de março de 2018, na sala 111 do prédio 16 do Instituto de Física e Matemática.

Defesa de Mestrado – 16/02/2018

Em nome da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UFPel, temos a satisfação de convidar a todos para assistirem a Defesa de Mestrado da estudante RAFAELA SEHNEM intitulado Modelagem numérica para a obtenção de mecanismos reduzidos via método de Rosenbrock: a combustão do metano” e realizado sob orientação do Prof. Dr. Régis Sperotto de Quadros, deste Programa de Pós-Graduação.

O referido exame deverá ocorrer às 14 horas do dia 16 de fevereiro de 2018, na sala 111 do prédio 16 do Instituto de Física e Matemática.

Resultado Final

Segue em anexo, a listagem dos alunos aprovados no PPGMMat para ingresso em 2018/01:

Resultado Final 2018

Homologação do Processo Seletivo PPGMMat 2018-01

Segue abaixo a listagem dos candidatos homologados:

homologação 2018 / 01

Atualização: 09/01/2018

Qualificação de Mestrado – 24/08/2017

           Em nome da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UFPel, convidamos a todos para assitirem o Exame de Qualificação de Mestrado do estudante JONATHAN BRUM LAUZ intitulado Otimização topológica simultânea à distribuição de atuadores piezoelétricos baseada em confiabilidade” e realizado sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Molter, deste Programa de Pós-Graduação.

          O referido exame deverá ocorrer às 13 horas e 30 minutos do dia 24 de agosto de 2017, na sala 111 do prédio 16 do Instituto de Física e Matemática.

Qualificação de Mestrado – 15/08/2017

             Em nome da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UFPel, temos a satisfação de convidar a todos para assistirem o Exame de Qualificação de Mestrado da estudante DAIANE FRIGHETTO FRIGHETTO intitulado Modelagem de sistemas biológicos de competição com difusão e controle populacional” e realizado sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Molter, deste Programa de Pós-Graduação.

           O referido exame deverá ocorrer às 13 horas e 30 minutos do dia 15 de agosto de 2017, na sala 111 do prédio 16 do Instituto de Física e Matemática.