Início do conteúdo
    Notícias
  • Palestra Organização da Cadeia da Carne Bovina e Estratégias Inovadoras de Comercialização

    O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPG DTSA) em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio (GPEIA), com o Núcleo de Estudos em Agronegócios da FAEM (NEA-FAEM), APROCCIMA – Especialidades do Campo e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL) promovem, no dia 26 de outubro de 2017, quinta-feira, às 19 horas, na Associação Rural de Pelotas – Auditório da Associação dos Agrônomos de Pelotas, a palestra com o Eng. Agr. Carlos Roberto Simm, Presidente da Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra (APROCCIMA), no qual abordará a “Organização da Cadeia da Carne Bovina e Estratégias Inovadoras de Comercialização”.

    Um dos problemas mais importantes na cadeia da carne bovina gaúcha é a falta de ação coletiva, na forma de redes, que contribua para a organização e gestão dos atores que compõem esta cadeia, com vistas a melhorar a equidade dos ganhos e a implementação de inovações econômicas e ambientais. A APROCCIMA é um exemplo de rede Gaúcha bem sucedida que vem evoluindo ao longo do tempo e superando, através da inovação, os desafios que lhe são impostos.

     

  • Mestrandas do PPG DTSA participam da 16º Mostra da Produção Universitária da FURG, 19º Encontro de Pós-Graduação

    As mestrandas Candida Busatto, Camila C. Gomes e Michele Raasch participaram da 16° Mostra da Produção Científica da FURG,  19º Encontro de Pós-Graduação, onde apresentaram os seguintes trabalhos:

    1. RESOURCE BASED VIEW: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NO SPELL., de autoria de MICHELE RAASCH; CAMILA CABRERA GOMES;CÂNDIDA BUSATTO, sob orientação de ELVIS SILVEIRA-MARTINS.
    2. SUCESSÃO FAMILIAR: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NO SPELL, de autoria de CANDIDA BELARMINO BUSATTO; CAMILA CABRERA GOMES; MICHELE RAASCH, sob orientação de ELVIS SILVEIRA-MARTINS.
    3. UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA UTILIZAÇÃO DO DESIGN THINKING, de autoria de CAMILA CABRERA GOMES; MICHELE RAASCH; CÂNDIDA BUSATTO, sob orientação de ÉLVIS SILVEIRA-MARTINS.

  • Período de matrículas para os alunos regulares – Período 2017/2

    Informamos que o período de matrículas dos ALUNOS REGULARES no PPG DTSA para o período 2017/2 é de 04 a 08 de setembro de 2017.

    .

    Encaminhamos abaixo as disciplinas que serão ofertadas para o período de 2017/2 pelo PPG DTSA:

    .

    Professor(a) Disciplina Data e hora Local Créditos Código
    Rogério Costa Campos Geotecnologia Segunda-feira, das 14:00 as 17:00 Sala 217, prédio 05 do IFM 3 0108363
    Rosana Portella Tondolo Gestão das Organizações Sociais no Ambiente Rural Segunda-feira, das 19:00 às 22:00 Sala 1 da Pós-Graduação da FAT (Anglo) 3 0710343
    Rosana Portella Tondolo e Shirley Grazieli Nascimento Altemburg Seminários e Projetos de Pesquisa Interdisciplinar Terça-Feira, das 13:30 às 17:30 A definir 2 1648097
    Marcelo Fernandes Pacheco Dias Sustentabilidade, Estratégia e Inovação Quarta-feira, das 14:00 às 18:00 Sala 1 da Pós-Graduação da FAT (Anglo) 3 1700152
    Marcio Silva Rodrigues Empresa, Empresarização e Sociedade Quarta-feira, das 19:00 às 22:00 Sala 1 da Pós-Graduação da FAT (Anglo) 3 D000971
    Elvis Silveira Martins Casos para ensino Quinta-feira, das 14:00 às 18:00 Sala 1 da Pós-Graduação da FAT (Anglo) 3 1700151
    Elvis Silveira Martins Formulação de Estratégias Quinta-feira, das 19:00 às 22:00 Sala 1 da Pós-Graduação da FAT (Anglo) 3 1708117
    Alisson Eduardo Maehler Métodos de Pesquisa Qualitativa Sexta-feira, das 14:00 às 18:00 Sala 1 da Pós-Graduação da FAT (Anglo) 3 1708116
     .
    Lembramos que a disciplina de Seminários e Projetos de Pesquisa Interdisciplinar é obrigatória, devendo ser cursada por todos aqueles que ainda não a fizeram.
     .
    Por fim, informamos que as solicitações de matrículas serão feitas exclusivamente pelo site do Programa, no formulário específico (https://wp.ufpel.edu.br/ppgdtsa/solicitacao-de-matricula/), na qual deverá ser anexado o plano de estudos preenchido (formulário do plano de estudos em anexo). Salientamos que a solicitação de matrícula e o formulário do plano de estudos deve ser preenchido por TODOS OS ALUNOS REGULARES do Programa, até mesmo por aqueles que estejam somente elaborando a dissertação.
  • Resultado – Processo seletivo para aluno especial – Edital 072/2017

    Informamos o resultado do processo seletivo para aluno especial – Edital 072/2017:

    .

    Disciplina: Empresa, Empresarização e Sociedade
    Amanda Ribeiro da Luz
    Ana Paula Timm Krolow
    Eduardo Leite de Souza

    .

    Disciplina: Formulação de Estratégias
    Marlete de Moura Ribeiro

    .

    Disciplina: Gestão das Organizações Sociais no Ambiente Rural
    Larissa Martinatto da Costa

    .

    Disciplina: Métodos Qualitativos
    Vanessa Baldissera Forsin

    .

     

    Disciplina: Sustentabilidade, Estratégia e Inovação
    Natália El Hatal Esteves

    .

    .

    As matrículas ocorrerão no dia 05 de setembro de 2017, terça-feira, das 13h às 18h e 30min, na Secretaria do PPG DTSA, localizada no Campus Porto, rua Gomes Carneiro, 1, sala 420, Centro, Pelotas/RS. Os selecionados deverão comparecer pessoalmente ou se fazer representar por meio de procurador formalmente habilitado (por meio de procuração com firma reconhecida) e trazer no ato da matrícula o documento de identificação (preferencialmente carteira de identidade) e a versão original do diploma de graduação.

    O candidato selecionado que não comparecer na data estipulada para a matrícula, não poderá cursar a disciplina para o qual foi selecionado no processo seletivo previsto no Edital 072/2017.

    Maiores informações podem ser obtidas contatando o Programa por meio do e-mail ppgdtsa@gmail.com.

  • Processo seletivo para aluno especial – Edital 072/2017

    As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas optativas como aluno especial do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da UFPel estarão abertas no período de 14 de agosto de 2017 a 21 de agosto de 2017.

    Edital 072/2017

    Para fazer a inscrição você pode experimentar nossa versão online do Requerimento de Inscrição na página do formulário online.

    Ou então pode realizar a inscrição pelo modo tradicional baixando o Requerimento de Inscrição, preenchendo-o e entregando-o na Secretaria do Programa no período e nos horários estabelecidos no Edital 072/2017.

    .

    Lembramos que as disciplinas ofertadas serão as seguintes:

    a) Disciplina Formulação de Estratégias

    Total de vagas: 02

    Dia e Horário: Quintas-feiras, às 19 horas

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Prof. Dr. Elvis Silveira Martins

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: Orientação estratégica. Organizações e o ambiente. Capacidades dinâmicas, ambidestria. Sistemas de medição de desempenho

    b) Disciplina Empresa, Empresarização e Sociedade

    Total de vagas: 05

    Dia e Horário: quartas-feiras, às 19 horas e 30 minutos

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Prof. Dr. Marcio Silva Rodrigues

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: Empresa e modernidade. A centralidade da empresa. Desnaturalização da empresa. Visões de mundo que sustentam a ideia de empresa. Relações sociais fundadoras da empresa. Processo de empresarização (características, reflexos e resistência)

    c) Disciplina Gestão das Organizações Sociais no Ambiente Rural

    Total de vagas: 05

    Dia e Horário: segundas-feiras, às 19 horas e 30 minutos

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Profa. Dra. Rosana da Rosa Portella Tondolo

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: Aborda a definição e finalidade das organizações do terceiro setor, dando ênfase à atuação dessas organizações no ambiente rural, e suas interfaces com Estado e Mercado. Nesse sentido, algumas teorias e abordagens são foco da disciplina, tais como: Capital social; Teorias estratégicas; Gestão de recursos humanos e do voluntariado; Colaboração, cooperação e parcerias publico-privadas; Transparência e Prestação de Contas; Medidas e Mensuração de Desempenho. Também são abordados temas atuais e perspectivas comparativas e internacionais das organizações sem fins lucrativos (organizações globais).

    d) Disciplina Métodos Qualitativos

    Total de vagas: 05

    Dia e Horário: sextas-feiras, às 14 horas

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Prof. Dr. Alisson Eduardo Maehler

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: A abordagem qualitativa de pesquisa; pesquisa qualitativa em ciências sociais aplicadas; o método estudos de caso; análise de conteúdo; análise de discurso; métodos contemporâneos; o método da pesquisa-ação; grounded theory; o focus group; o método Delphi. Tecnologia aplicada à análise de dados qualitativos. Mexied Methods.

    e) Disciplina Sustentabilidade, Estratégia e Inovação

    Total de vagas: 05

    Dia e Horário: quartas-feiras, às 14 horas

    Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

    Ministrante: Prof. Dr. Marcelo Fernandes Pacheco Dias

    Carga horária/créditos: 51/03

    Ementa: Sustentabilidade: problemas, desafios, conceitos; Inovação: conceitos e perspectivas teóricas; comunidades de prática, transição sociotécnica, nichos de inovação, ecoinovação. Estratégia para a sustentabilidade: ecologia industrial: histórico, conceitos, sistemas de gestão e ferramentas: análise do ciclo de vida, simbiose agroindustrial, cadeia de suprimentos verde, indicadores.

  • Curso de NVIVO

    Olá pessoal

     

    Dia 05/07, sábado, haverá o curso de treinamento em NVIVO, dentro da disciplina de métodos qualitativos do PPGDTA, ministrado pelo prof. Dr. Marcelo F. P. Dias.

    O curso será realizado na FAT, sala 414, das 9 h ao meio dia, com inscrição na hora aos interessados.

    Quem puder leve seu notebook para instalar uma versão demo.

    A coordenação

  • I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas

    Nenhum texto alternativo automático disponível.Acontecerá de 1º a 3/08/2017 o I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas que tratará das Transitoriedades e Interdisciplinaridade na produção do conhecimento contemporâneo. O Evento é promovido pelo CLAEC (Centro Latino Americano de Estudos em Cultura) e pela Universidade Federal de Pelotas. Mais informações em: https://eipch2017.wixsite.com/ieipch

    A Coordenação

  • II Seminário Acadêmico Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento RS

    Ocorrerá nos dias 3 e 4 de agosto de 2017 o II Seminário Acadêmico Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento. O evento é uma promoção da Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento e visa conhecer, analisar e estimular a produção científica sobre o tema do enoturismo e desenvolvimento. Mais informações no site: http://seminarioferradura.wixsite.com/2017.

     

    A Coordenação

     

  • Curso de Análise Qualitativa Comparativa (QCA) e Técnicas Relacionadas

    Dr. Cleidson Nogueira Dias

    O PPG DTSA em conjunto com o GPEIA – grupo de pesquisa em inovação e sustentabilidade no agronegócio (https://wp.ufpel.edu.br/gpeia/author/gpeia/) convidam para o Curso Configurational Comparative Methods: Análise Qualitativa Comparativa (QCA) e Técnicas Relacionadas, com o Dr. Cleidson Nogueira Dias, analista da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia/Brasília-DF. O Dr. Cleidson Nogueira Dias recebeu do congresso SOBER de 2016, o prêmio de melhor tese de doutorado na área de Administração Rural ao Título: “A influência das redes interorganizacionais e da complementariedade de recursos no desempenho da inovação: Um estudo comparativo Brasil-Espanha no setor de pesquisa agropecuária”

    Sobre o curso:

    Qualitative Comparative Analysis (QCA) é um método que trabalha por meio de uma estratégia que integra os principais pontos fortes das abordagens qualitativas (orientadas a casos) e quantitativas (orientadas a variáveis). O presente curso é aplicado para situações de pesquisa com um número “pequeno” ou “intermediário” de casos, que o mainstream dos métodos qualitativos e quantitativos encontram dificuldade de abordar. O Curso oferece uma visão básica e comparativa dessa metodologia de pesquisa comparativa e uma revisão técnica e prática do Crisp-Set QCA (csQCA), da Multi-Value QCA (mvQCA) e do Fuzzy-Set QCA (fsQCA), com foco no primeiro (CsQCA). No centro dos métodos QCA se encontra a questão das condições suficientes e/ou necessárias (ou de combinações de condições que satisfação tais características) para um resultado (outcome).

     

    Conteúdo Programático:

    – Introdução ao Qualitative Comparative Analysis (QCA);

    – QCA na América Latina e Brasil;

    – Notoriedade Internacional;

    – QCA: obra seminal e contribuição metodológica às ciências sociais

    – Pressupostos epistemológicos;

    – Família de análises comparativas: Crisp-Set QCA (csQCA), Multi-Value QCA (mvQCA) e Fuzzy-Set QCA (fsQCA);

    – Aspectos de causalidade em QCA: a equifinalidade, a causalidade conjuntural e a causalidade assimétrica;

    – Interpretação das equações lógicas/resultados das análises Booleanas;

    – Softwares Tosmana & fsQCA e formatos de arquivos;

    – Exemplos práticos.

     

    O curso ocorrerá no dia 30/06/2017, sexta-feira, das 14 às 18 horas, no 4o andar, na sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Porto.

     

    As vagas são limitadas aos 25 primeiros inscritos, por isso, no caso de interesse. As inscrições serão feitas pelo e-mail: ppgdtsa@gmail.com – coloque no assunto: Solicitação de inscrição no Curso de QCA.

    Assim que as vagas forem preenchidas, um email de confimação será enviado. 

  • Egressas do PPGDTSA aprovadas em concurso federal

    As administradoras egressas do Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da UFPel, Catia Muller e Aline Kochhann, foram aprovadas e aguardam a data da posse para o cargo de administrador na Universidade Federal de Rio Grande – FURG.

    A equipe do PPGDTSA parabeniza a ambas e deseja sucesso para as egressas em suas novas jornadas pessoais e profissionais!

    A Coordenação

     

     

     

Translate »