Início do conteúdo
Gerais

Qual é a diferença entre um mestrado e uma especialização?

O mestrado é um curso tipo stricto sensu, ou seja, cujo foco é a formação discente nas áreas científica e acadêmica. A especialização é um curso do tipo lato sensu no qual o foco é a atualização profissional ou aperfeiçoamento. O mestrado fornece um diploma, a especialização fornece um certificado.

Posso cursar o mestrado e trabalhar ao mesmo tempo?

Nós desencorajamos essa estratégia. Diferentemente dos cursos de especialização, um mestrado necessita dedicação integral para o seu pleno aproveitamento. Recomendamos a todos os candidatos que trabalham que solicitem afastamento para a realização do curso.

Mas eu já fiz uma especialização enquanto trabalhava e fui muito bem…

Em um curso de especialização, em geral, grande parte crescimento do aluno é realizado no trabalho de sala de aula; uma pequena parte resta para ser realizada fora da sala de aula, porque o aluno que estuda e trabalha tem limitação de tempo para atividades extras.

No mestrado é o oposto. O crescimento do aluno se dá, em geral, fora da sala de aula. Ele ocorre na realização da dissertação, na leitura dos textos complementares de cada disciplina, nos grupos de estudo, nos seminários que deve preparar e apresentar e até mesmo nas suas reflexões individuais. O nobre tempo de sala de aula deve voltar-se à discussão, aos  seminários, compartilhamento de descobertas, debate e ampliação da capacidade crítica e analítica do aluno. Isso pressupõe tempo para dedicação, leitura e muito estudo.

O que é e para que serve o colegiado do PPGDTSA?

O Colegiado do Programa é o órgão superior, com funções normativas, deliberativas e de supervisão. Também é responsável pelo planejamento e avaliação globais das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelo PPGDTSA.

Qual é o título que receberei depois de defender a dissertação?

No diploma fornecido pela UFPel constará o título de ‘Mestre em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais.’

Translate »