Início do conteúdo
    Notícias
  • Participação do PPGDTSA na 11ª a edição do Semiárido Show

    No dia 27/08, o professor Marcelo Fernandes Pacheco Dias participou do evento como palestrante, abordando o tema Avaliação de nichos de inovação sociotécnica. Sua apresentação integrou a primeira parte da programação, dedicada às Abordagens de inovação inclusiva para a transformação dos sistemas agroalimentares, que contou com a moderação de Milton Parron Padovan (Embrapa).

    As palestras desta sessão foram:

    • Palestra 1: Avaliação de nichos de inovação sociotécnica – Marcelo Fernandes Pacheco Dias (UFPel)
    • Palestra 2: Transição Agroecológica – Márcia Bento Moreira (Univasf)
    • Palestra 3: O enfoque territorial e os sistemas agroalimentares locais – Evandro Holanda (DINT/Embrapa)
    • Palestra 4: Gestão estratégica de nichos de inovação sociotécnica – Márcio Gazolla (UTFPR)

    O seminário também contou com a participação de Ana Euler, Diretora-Executiva de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa; Gaston Kremer, Diretor-Executivo da WTT; Larissa Cervi, Gerente de Projetos da ONU Mulheres; e Lúcia Kiill, Chefe-Geral da Embrapa Semiárido.

    Durante as apresentações, buscou-se estimular o diálogo com o público a partir de questões reflexivas, tais como:

    • Quais são os limites e as potencialidades dessas abordagens?
    • De que forma podem ser acionadas e se complementar?
    • Como garantir a participação de mulheres rurais no processo de concepção e desenvolvimento de abordagens de inovação inclusiva para a transformação dos sistemas agroalimentares?
  • Professor Juliano Luiz Fossá, PhD, integra corpo docente permanente do PPGDTSA da UFPel

    O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem a satisfação de anunciar a chegada do professor Juliano Luiz Fossá, PhD, ao seu corpo docente permanente.

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), o professor Fossá traz consigo uma sólida trajetória acadêmica e profissional. Sua formação inclui ainda o Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e o Bacharelado em Ciências Econômicas pela UnoChapecó, além de diversas especializações nas áreas de Gestão Empresarial, Gestão Universitária, Segurança Alimentar e Agroecologia, Estratégia, Organizações e Planejamento, e Gestão Financeira.

    Atualmente, é docente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Dom Pedrito/RS, e desempenha funções de coordenação e participação em comissões acadêmicas. É Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) para o período 2025-2028, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (GEPDRAF) e integrante de importantes redes e núcleos de pesquisa no Brasil.

    Com experiência de mais de uma década em gestão, pesquisa e extensão, o professor Juliano Fossá reforça o compromisso do PPGDTSA com a excelência acadêmica e a formação de profissionais capazes de compreender e intervir nos desafios do desenvolvimento territorial e dos sistemas agroindustriais, especialmente no contexto da agricultura familiar e da sustentabilidade rural.

    O PPGDTSA dá as boas-vindas ao professor Juliano Fossá e deseja sucesso nesta nova trajetória junto ao programa.

  • Participação do PPGDTSA no 63º Congresso da SOBER, realizado em Passo Fundo – RS.

    O 63º Congresso da SOBER 2025 consolidou-se como um espaço fundamental para o debate de ideias e a disseminação de conhecimentos voltados ao desenvolvimento rural, agroindústrias, sustentabilidade, economia agrícola e políticas públicas. Com uma programação diversificada, o evento contou com palestras magnas, painéis temáticos, lançamentos de livros e sessões de apresentação de trabalhos científicos, reunindo pesquisadores, estudantes, profissionais e representantes de instituições públicas e privadas.

    Com isso, discentes e docentes do PPGDTSA estiveram presentes, contribuindo com estudos relevantes e atualizados, ampliando a visibilidade do trabalho científico desenvolvido no âmbito do programa. Durante o congresso, integrantes do programa participaram com a apresentação de trabalhos que abordaram diferentes enfoques do desenvolvimento territorial e sistemas agroindustriais. A seguir, os trabalhos apresentados:

    • A racionalidade por trás da integração lavoura-pecuária – Apresentado pela mestranda, Angie Tatiana Ramos Perdomo.

     

    • Economia circular e inovações: uma análise bibliométrica abrangente – Apresentado pelo mestrando David Fernandes de Avila.

     

    • Análise da funcionalidade do nicho sociotécnico da produção de feijão crioulo na região sul do Rio Grande do Sul -Apresentado pelo mestrando Lázaro Henrique dos Santos Pereira.

     

    • Mapeamento das práticas de economia circular utilizadas na indústria olivícola mundial: uma análise bibliométrica – Apresentado pelo mestrando Lucas Fonseca Muller.

     

    • Economia circular e a conservação da biodiversidade: um estudo de caso aplicado na cooperativa Ecocitrus no estado do Rio Grande do Sul – Apresentado pela mestranda Luana Vahl Cousen

     

    • Pluriatividade rural nos municípios mineiros: uma análise sobre a distribuição espacial da agroindústriaPedro Sacco Fonseca (apresentado pelo professor Gabrielito Rauter Menezes).

     

    • A intensificação agropecuária e suas implicações nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Rio Grande do Sul: Uma análise espacial com dados secundários. Apresentado pelo mestrando – Rodrigo Mendonça da Silva.

     

    • Ações fomentadoras de práticas educativas cooperativas: uma análise da cooperativa agropecuária COOPERJA. Apresentado pela mestranda – Taís Reisderfer.

     

    • Pecuária familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): um estudo da inserção da carne ovina em escolas municipais de Arroio Grande, RS. – Tamires Pôrto Lima (apresentado pelo professor Cláudio Becker).

     

    • Nossos alimentos ainda vêm da agricultura familiar? Análise das mudanças na matriz produtiva da microrregião de Pelotas, RS, Brasil. – Kethlen Beatriz Oliveira Kurtz (apresentado pelo professor Cláudio Becker).

     

    • Análise espacial da expansão da produtividade de soja no Brasil entre 1975 e 2020. – Yuri de Almeida Vieira (apresentado pelo professor Gabrielito Rauter Menezes).

     

    O Prof. Dr. Alain, professor visitante do PPGDTSA, relatou sua satisfação com a ampla representação do programa, assim como o reconhecimento recebido pelos participantes nos diversos espaços de discussão. Expressou também que a programação do congresso incluiu momentos de reflexão sobre as tecnologias, energias renováveis e o financiamento verde no agronegócio, os rumos da agricultura, da agroindústria e da política rural no Brasil e no mundo. Com isso, o evento contou com seis painéis centrais, cujos temas se conectam diretamente com as linhas de pesquisa do programa, sendo:

    • Painel 1: Conjuntura Econômica
    • Painel 2:Fronteiras tecnológicas na agropecuária: desenvolvimento, implicações e impactos
    • Painel 3: Financiamentos verdes na agricultura
    • Painel 4: Energias renováveis: desafios e avanços
    • Painel 5: Estatísticas da agropecuária e geoinformação: políticas baseadas em evidências
    • Painel 6: Do Proálcool à bioenergia, 50 anos de história: Quo Vadis?

    Cada painel proporcionou ricas discussões sobre temas contemporâneos, combinando abordagens técnicas, científicas e políticas. A participação no 63º Congresso SOBER 2025 foi extremamente significativa para os discentes e docentes do PPGDTSA.

    O evento proporcionou um ambiente fértil de aprendizado, trocas científicas e construção de redes de colaboração. A diversidade dos temas, a qualidade das discussões e a relevância dos trabalhos apresentados fortalecem a importância de congressos como esse na formação acadêmica e na consolidação da pesquisa científica nacional. Com isto os alunos e professores retornamos para Pelotas RS, motivados e comprometidos com a continuidade das nossas pesquisas, assim como também animados e com a expectativa de participar ativamente das próximas edições dos Congressos da SOBER.

     

  • X Seminário Anual do PPGDTSA: Mudanças Climáticas, Agricultura Familiar e Superação

     

    O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promoverá a décima edição do seu seminário anual nos dias 21 e 22 de outubro de 2025, das 8h30 às 18h, no Campus Anglo, em Pelotas/RS.

    Com o tema Mudanças Climáticas, Agricultura Familiar e Superação, o evento busca fomentar o debate acadêmico e social sobre os desafios contemporâneos impostos pelas mudanças no clima, especialmente no contexto da agricultura familiar e da gestão dos territórios rurais e pesqueiros.

    A programação contará com uma aula inaugural, além de três mesas redondas que abordarão estratégias de adaptação e superação frente à crise climática, com foco na resiliência das comunidades e na sustentabilidade dos territórios. Estão previstas também sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos, proporcionando um espaço de diálogo e intercâmbio de saberes entre pesquisadores, agricultores, pescadores, gestores públicos, estudantes e demais atores sociais envolvidos com o tema.

    As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 22 de outubro de 2025.

    No link: X Seminário Anual PPGDTSA – Desenvolvimento e Território: Mudanças Climáticas, Agricultura Familiar e Superação

    Submissão de trabalhos:

    • Período: de 25 de julho a 30 de agosto de 2025

    • Modalidade: resumo expandido

    • Eixos temáticos:

      • Impactos sociais e estratégias de resiliência

      • Organização, gestão e políticas públicas em tempos de crise climática

      • Questões ambientais e a crise climática

  • 🎥 Participação do PPGDTSA no Segundo Webinar da série Embrapa + WTT – 2025

    O Prof. Marcelo Dias representou o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDSTA/UFPel) no Segundo Webinar da série Embrapa + WTT, com o tema Avaliação de Nichos e Experimentos Sociotécnicos
    Durante a apresentação, foram discutidos conceitos chave da Inovação Transformadora, incluindo:
    🔹 Diferenças entre os modelos tradicionais de inovação e abordagens transformadoras
    🔹 O papel essencial das comunidades e redes colaborativas
    🔹 Nichos sociotécnicos como espaços de experimentação e mudança
    🔹 Ferramentas práticas de avaliação participativa, com base na Teoria da Mudança
    🔹 Casos reais, como a pecuária familiar no Bioma Pampa e as sementes crioulas na Embrapa
    📌 A atividade integrou importantes reflexões sobre transições sustentáveis e estratégias participativas de transformação territorial.
    📺 Assista ao webinar completo pelo link:
    👉 https://www.youtube.com/watch?v=Izd-uMSwIvo&t=3434s
  • Seleção de Aluno Especial 2025/2

    As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como estudante especial do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas  Agroindustriais da UFPel estarão abertas no período de 19 de julho de 2025 a 27 de julho de 2025 na página do Programa (http://wp.ufpel.edu.br/ppgdtsa/).

    As instruções para inscrição estão publicadas no Edital 107/2025

    Para submeter o formulário de inscrição e demais documentos solicitados o(a) candidato(a) deve:

    1. Acessar, preencher e salvar em PDF o formulário de inscrição.
    2. Envie por email (ppgdtsa@gmail.com) o formulário e demais documentos solicitados.

    Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos podem ser feitos por email para a coordenação do PPGDTSA (ppgdtsa@gmail.com ou ppgdtsa@ufpel.edu.br).

  • Defesa de Dissertação – Caroline Zalamena

    • Orientador(a): Lúcio André de Oliveira Fernandes
    • Coorientador(a): Marielen Priscila Kaufmann
    • Título do Trabalho: GENTES E FLORESTAS: Pistas para imaginar outras agri-culturas
    • Data: 27/06/2025
    • Local e horário: Sala 726 DCSA 14:00
    • Link Sala Virtual: https://webconf.ufpel.edu.br/b/luc-xbo-u5k-lpg
    • Código de entrada na Sala Virtual: 812158
    • ATENÇÃO: Entrada na Sala Virtual será permitida apenas até 14:00h

     

  • Mesclando saberes e experiências: uma parceria entre EFASUL e PPGDTSA

    Convite: Aula Dialogada
    Mesclando saberes e experiências: uma parceria entre EFASUL e PPGDTSA
    No próximo dia 27 de junho, das 8h às 12h, o PPGDTSA participará, em parceria com a EFASUL, da aula de Preparação Pedagógica do Departamento de Nutrição e Produção Animal da USP, sob coordenação do Professor Augusto Hauber Gameiro.
    Durante o encontro, será realizada uma aula dialogada sobre o tema Educação do Campo e Pedagogia da Alternância, promovendo a reflexão crítica e o compartilhamento de vivências entre as instituições.
    Será um espaço rico de troca de saberes e construção coletiva de conhecimento. Estendemos o convite para que participem deste encontro formativo e inspirador.
    A aula será realizada de forma remota, por meio do link: https://meet.google.com/yak-mmsd-jjr

Translate »