O edital para seleção de aluno regular 2026/1 está aberto para inscrições
Confira o edital e demais informações sobre inscrições,
prazos e documentos exigidos clicando no card.




Confira o edital e demais informações sobre inscrições,
prazos e documentos exigidos clicando no card.
Parabenizamos o pesquisador Ladislau Seus Silveira e o professor Dr. Marcelo Fernandes Pacheco Dias pela publicação do trabalho Conceptual framework of the contribution of intermediate transition organizations to transformative innovation na revista de gestão social e ambiental, RGSA.
Conceptual framework of the contribution of intermediate transition organizations to transformative innovation
No dia 27/08, o professor Marcelo Fernandes Pacheco Dias participou do evento como palestrante, abordando o tema Avaliação de nichos de inovação sociotécnica. Sua apresentação integrou a primeira parte da programação, dedicada às Abordagens de inovação inclusiva para a transformação dos sistemas agroalimentares, que contou com a moderação de Milton Parron Padovan (Embrapa).
As palestras desta sessão foram:
O seminário também contou com a participação de Ana Euler, Diretora-Executiva de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa; Gaston Kremer, Diretor-Executivo da WTT; Larissa Cervi, Gerente de Projetos da ONU Mulheres; e Lúcia Kiill, Chefe-Geral da Embrapa Semiárido.
Durante as apresentações, buscou-se estimular o diálogo com o público a partir de questões reflexivas, tais como:
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem a satisfação de anunciar a chegada do professor Juliano Luiz Fossá, PhD, ao seu corpo docente permanente.
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), o professor Fossá traz consigo uma sólida trajetória acadêmica e profissional. Sua formação inclui ainda o Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e o Bacharelado em Ciências Econômicas pela UnoChapecó, além de diversas especializações nas áreas de Gestão Empresarial, Gestão Universitária, Segurança Alimentar e Agroecologia, Estratégia, Organizações e Planejamento, e Gestão Financeira.
Atualmente, é docente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Dom Pedrito/RS, e desempenha funções de coordenação e participação em comissões acadêmicas. É Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) para o período 2025-2028, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (GEPDRAF) e integrante de importantes redes e núcleos de pesquisa no Brasil.
Com experiência de mais de uma década em gestão, pesquisa e extensão, o professor Juliano Fossá reforça o compromisso do PPGDTSA com a excelência acadêmica e a formação de profissionais capazes de compreender e intervir nos desafios do desenvolvimento territorial e dos sistemas agroindustriais, especialmente no contexto da agricultura familiar e da sustentabilidade rural.
O PPGDTSA dá as boas-vindas ao professor Juliano Fossá e deseja sucesso nesta nova trajetória junto ao programa.
O 63º Congresso da SOBER 2025 consolidou-se como um espaço fundamental para o debate de ideias e a disseminação de conhecimentos voltados ao desenvolvimento rural, agroindústrias, sustentabilidade, economia agrícola e políticas públicas. Com uma programação diversificada, o evento contou com palestras magnas, painéis temáticos, lançamentos de livros e sessões de apresentação de trabalhos científicos, reunindo pesquisadores, estudantes, profissionais e representantes de instituições públicas e privadas.
Com isso, discentes e docentes do PPGDTSA estiveram presentes, contribuindo com estudos relevantes e atualizados, ampliando a visibilidade do trabalho científico desenvolvido no âmbito do programa. Durante o congresso, integrantes do programa participaram com a apresentação de trabalhos que abordaram diferentes enfoques do desenvolvimento territorial e sistemas agroindustriais. A seguir, os trabalhos apresentados:
O Prof. Dr. Alain, professor visitante do PPGDTSA, relatou sua satisfação com a ampla representação do programa, assim como o reconhecimento recebido pelos participantes nos diversos espaços de discussão. Expressou também que a programação do congresso incluiu momentos de reflexão sobre as tecnologias, energias renováveis e o financiamento verde no agronegócio, os rumos da agricultura, da agroindústria e da política rural no Brasil e no mundo. Com isso, o evento contou com seis painéis centrais, cujos temas se conectam diretamente com as linhas de pesquisa do programa, sendo:
Cada painel proporcionou ricas discussões sobre temas contemporâneos, combinando abordagens técnicas, científicas e políticas. A participação no 63º Congresso SOBER 2025 foi extremamente significativa para os discentes e docentes do PPGDTSA.
O evento proporcionou um ambiente fértil de aprendizado, trocas científicas e construção de redes de colaboração. A diversidade dos temas, a qualidade das discussões e a relevância dos trabalhos apresentados fortalecem a importância de congressos como esse na formação acadêmica e na consolidação da pesquisa científica nacional. Com isto os alunos e professores retornamos para Pelotas RS, motivados e comprometidos com a continuidade das nossas pesquisas, assim como também animados e com a expectativa de participar ativamente das próximas edições dos Congressos da SOBER.
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promoverá a décima edição do seu seminário anual nos dias 21 e 22 de outubro de 2025, das 8h30 às 18h, no Campus Anglo, em Pelotas/RS.
Com o tema Mudanças Climáticas, Agricultura Familiar e Superação, o evento busca fomentar o debate acadêmico e social sobre os desafios contemporâneos impostos pelas mudanças no clima, especialmente no contexto da agricultura familiar e da gestão dos territórios rurais e pesqueiros.
A programação contará com uma aula inaugural, além de três mesas redondas que abordarão estratégias de adaptação e superação frente à crise climática, com foco na resiliência das comunidades e na sustentabilidade dos territórios. Estão previstas também sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos, proporcionando um espaço de diálogo e intercâmbio de saberes entre pesquisadores, agricultores, pescadores, gestores públicos, estudantes e demais atores sociais envolvidos com o tema.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 22 de outubro de 2025.
Período: de 25 de julho a 30 de agosto de 2025
Modalidade: resumo expandido
Eixos temáticos:
Impactos sociais e estratégias de resiliência
Organização, gestão e políticas públicas em tempos de crise climática
Questões ambientais e a crise climática
As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas como estudante especial do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da UFPel estarão abertas no período de 19 de julho de 2025 a 27 de julho de 2025 na página do Programa (http://wp.ufpel.edu.br/ppgdtsa/).
As instruções para inscrição estão publicadas no Edital 107/2025
Para submeter o formulário de inscrição e demais documentos solicitados o(a) candidato(a) deve:
Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos podem ser feitos por email para a coordenação do PPGDTSA (ppgdtsa@gmail.com ou ppgdtsa@ufpel.edu.br).
Convite: Aula Dialogada
Mesclando saberes e experiências: uma parceria entre EFASUL e PPGDTSA
No próximo dia 27 de junho, das 8h às 12h, o PPGDTSA participará, em parceria com a EFASUL, da aula de Preparação Pedagógica do Departamento de Nutrição e Produção Animal da USP, sob coordenação do Professor Augusto Hauber Gameiro.
Durante o encontro, será realizada uma aula dialogada sobre o tema Educação do Campo e Pedagogia da Alternância, promovendo a reflexão crítica e o compartilhamento de vivências entre as instituições.
Será um espaço rico de troca de saberes e construção coletiva de conhecimento. Estendemos o convite para que participem deste encontro formativo e inspirador.
A aula será realizada de forma remota, por meio do link: https://meet.google.com/yak-mmsd-jjr