Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE)

O projeto PAE é uma iniciativa do PET para manter contato com os profissionais que saem graduados em Engenharia Agrícola na UFPel. Tal projeto tem grande relevância para o curso de engenharia agrícola, pois tende  aproximar os alunos formandos do curso com a universidade novamente, sendo possível que se realize parcerias entre os mesmos, através de cursos, palestras, pesquisas e estágios nas áreas do curso. Também, com tais informações é possível identificar quais áreas tiveram mais destaques dentre os formandos, vendo se o que a universidade oferece é o que o mercado de trabalho está a procura dos profissionais formandos do curso. O projeto teve início no ano de 2020, onde buscou informações superficiais dos egressos do curso de engenharia agrícola, e em determinado momento foi focado na procura dos egressos que fizeram para do Programa de Educação Tutorial (PET), para ver a influência que o PET exerceu em suas carreiras depois de formados. Já no ano de 2021 o grupo buscou procurar informações de todos os egressos do curso de engenharia agrícola da Universidade Federal de Pelotas. Inicialmente se focou em buscar informações de contato dos egressos como, e-mail, número de telefone e redes sociais, após esta procura encontramos alguma informação de contato de 303 egressos de um total de 660 egressos que se formaram até o ano de 2021. Com tais informações, foi desenvolvido um formulário virtual, com perguntas sobre a carreira acadêmica e profissional do egresso, para que fosse enviado aos egressos, para obtermos informações relevantes sobre os formados no curso de engenharia agrícola. Obtendo até o momento um total de 94 respostas dos egressos em nosso formulário. As respostas dos egressos foram analisadas e colocadas em gráficos para se ter uma visualização mais simplificada.

No gráfico 1, abaixo é possível ver as respostas dos egressos referente ao questionamento se possuía pós-graduação ou não, podemos identificar que  cerca um total de 36 egressos conquistaram o título do doutorado, o que corresponde há cerca de 38% dos egressos, outros 22 formando realizaram uma especialização na sua área de atuação e destacando também outros 16 que não buscaram realizar nenhum tipo de pós-graduação.

Gráfico 1: Número de egressos com pós-graduação.

Outro questionamento feito aos egressos é de quanto tempo decorreu desde a formação até a entrada na pós-graduação. Podemos ver no gráfico 2 que um total de 26 egressos, levou mais de 4 anos para dar início a pós-graduação, outros dois destaques podem ser mencionados, sendo dos tempos de menos de 1 ano e de 1 à 2 anos, sendo o número de 18 e 15 egressos, respectivamente em cada intervalo de tempo.

Gráfico 2: Tempo do final da graduação até o início da pós-graduação

Também foi perguntado aos formandos, qual a área que atuava no momento em que respondeu o questionário, obtendo-se várias respostas distintas, porém três áreas possuem maior número de egressos, sendo as áreas de pós colheita, mecanização agrícola e engenharia de águas e solos, tendo a soma de 13, 14 e 20 egressos, respectivamente, podendo ser visualizado no gráfico 3.

Gráfico 3: Área de atuação escolhida.

No questionário virtual ainda possuía o questionamento sobre a satisfação com a profissão de engenharia agrícola. Os dados foram colocados no gráfico 4 e podemos de imediato afirmar que a grande maioria marcou as 3 maiores notas para expressar sua satisfação com a profissão e os egressos que acabaram por dar notas baixas, mostrando insatisfação com a profissão, são de pessoas que acabaram por seguir outras áreas, que não, a da engenharia agrícola.

 

II CONECTAGRO

Com a manutenção do distanciamento social em decorrência da pandemia,  a aglomeração e o contato social se tornaram ações de risco. Assim, as atividades online consolidaram-se como um método alternativo de interação social, sendo também a alternativa encontrada pelo PET-EA para viabilizar um evento que contemplasse estudantes e profissionais de todo o país: o II ConectAgro.

O II ConectAgro ocorreu nos dias 25, 27 e 29 de outubro de 2021 de forma totalmente online e gratuita. O evento contou com a presença de profissionais e estudantes de diversas regiões do país, tornando o que antes era limitado pela distância, algo mais acessível a todos devido à conectividade.

O evento obteve um total de 138 inscritos de diversas regiões do país, que acompanharam três dias de painéis e visitas técnicas assistidas, sobre as tecnologias e inovações das áreas de estudo da Engenharia Agrícola: ambiência animal, irrigação, robotização em máquinas agrícolas.

A programação se dividiu entre painéis (a noite) e visitas (a tarde) que ocorreram durante toda a semana. O evento obteve 504 reproduções simultâneas, e todo o material segue disponível no canal do PET Engenharia Agrícola no link.

Através deste evento, pudemos contribuir com a integração das comunidades acadêmicas dos diferentes cursos de engenharia agrícola do país e demais cursos que atuam no agronegócio, bem como produtores e profissionais do meio rural, contando com a experiência destes para ampliar a visão dos estudantes acerca do mercado de trabalho. Além disso, pudemos divulgar o PET-EA e o curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas em âmbito nacional.

Agradecemos a presença de todos que fizeram com que o II ConectAgro fosse um sucesso, e esperamos a todos na próxima edição! O grupo PET-EA busca sempre contribuir com a ampliação do acesso às informações sobre os avanços tecnológicos no âmbito agrícola, permitindo com que futuros profissionais da engenharia agrícola e produtores rurais possam acompanhar tais progressos. Acompanhe as imagens abaixo sobre o II ConectAgro.

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Ações Solidárias

No ano atípico de 2021 o PET realizou quatro ações envolvendo as cidades de Pelotas, Camaquã, Canguçu, Rio Grande, Jaguarão e São Lourenço do Sul, que tem o intuito de minimizar as necessidades encontradas pelas famílias em período pandêmico, assim como estimulando a empatia com o próximo e promovendo a cidadania.

Nossa primeira ação foi intitulada “CAMPANHA DO AGASALHO”, onde o PET realizou as arrecadações nas cidades de Canguçu, Camaquã e Pelotas, sendo arrecadados casacos, moletons, jaquetas, calças, bermudas, camisetas, blusas, sapatos, meias, gorros e luvas para adultos e crianças.

Desta forma, as arrecadações em Pelotas, foram destinadas a Aapecan que recebeu 24 sacos de peças de roupas masculinas e femininas, a Casa do Carinho que recebeu 12 sacos de peças de roupas masculinas, femininas e infantis assim como brinquedos, e a ONG Amigos do Coração que receberam 6 sacos de roupas masculinas e femininas, nas imagens abaixo é possível ver os pontos de arrecadação e os locais que foram doadas as roupas.

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Na cidade de Camaquã, foram doados 254 itens ao total para a APAE do município, dentre esses itens peças de roupas masculinas, femininas, infantis e calçados. A foto abaixo foi tirada no dia da doação.

Doação para APAE de Camaquã.

A Segunda ação que o PET realizou foi uma campanha de doação de sangue, onde os petianos realizaram a doação de sangue nos hemocentros da região, assim como também foi divulgada através das redes sociais para que mais pessoas pudessem ajudar na causa. 

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A terceira atividade foi uma campanha de conscientização através das mídias sociais procurando ressaltar questões sociais de suma importância como a prevenção ao suicídio (setembro amarelo), prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero (outubro rosa), e a prevenção do câncer de próstata (novembro azul).

A quarta atividade se chama NATAL PET EM AÇÃO, onde o  PET Educação e PET Agronomia se unem ao PET Engenharia Agrícola para que assim possamos arrecadar o maior número de alimentos e brinquedos, que serão doados a famílias e crianças carentes, nesse sentido será realizado no dia 17 o sábado solidário, uma parceria do PET-EA com os nacionais 050, 187 e 045. Além disso, foi estabelecida uma parceria com a lobomania e a Padaria Colosso, que disponibilizaram espaço em sua loja para ser um ponto de arrecadação, como também ajudaram com divulgação em suas redes sociais. Esta campanha se encontra em andamento.

O projeto foi amplamente desenvolvido, só na arrecadação de agasalhos durante os messes de junho e julho, foram doados mais de 2000 peças de roupas.

Projeto de Acompanhamento de Ingressantes

O Grupo PET Engenharia Agrícola da UFPel realiza o Projeto de Acompanhamento de Ingressantes (PAI) durante o ano de 2021.

O projeto PAI, tem como uma das suas metas manter um contato direto com seus ingressantes, proporcionando a eles um melhor acolhimento e em longo prazo influenciar na redução da evasão do curso de Engenharia Agrícola. Neste ano de 2021, ainda sofrendo com a pandemia de COVID-19, foi ainda mais importante estabelecer contato com esses alunos, visto que por conta da pandemia, muitas famílias acabaram sendo prejudicadas de diversas formas, logo o PET-EA manteve contato com os ingressantes durante este ano e aplicou formulários online, para compreender a situação individual de cada ingressante. 

A Universidade Federal de Pelotas também precisou se adaptar a esse momento atípico de pandemia e até se adaptar, precisou de um certo tempo, culminando no atraso do calendário acadêmico, no ano de 2021, tivemos os semestres 2020/2 e 2021/1. Logo, o grupo PET-EA no ano de 2021 sentiu a necissidade e o dever de acompanhar as turmas de ingressantes 2020/1 e 2021/1. Neste artigo, publicado no Congresso de

Ensino de Graduação da UFPel, você pode encontrar os resultados dos formulários aplicados à turma 2020/1 e ao longo do ano de 2022 será publicado um artigo com os resultados da turma 2021/1.

Tendo em vista que os alunos do curso e principalmente os ingressantes careciam de um conteúdo mais “prático”, o PET-EA no ano de 2021 realizou diversas lives, palestras, mesas redondas, podcasts, vídeo aulas, visitas técnicas (gravadas) e o II CONCTAGRO. Estes eventos auxiliaram a comunidade acadêmica do curso de Engenharia Agrícola, para que tivesse um material de qualidade, com curiosidades, temas distintos, e profissionais capacitados atuantes de diferentes áreas do Agronegócio.

Portanto, o Programa de Acompanhamento dos Ingressantes se consolidou como um dos principais projetos do PET-EA no ano de 2021. Além de buscar reduzir a evasão no curso, procura entender as dificuldades dos alunos ingressantes no curso e como o grupo PET-EA pode atuar como auxílio. Logo, é de extrema importância que o projeto continue sempre atualizado e siga próximo dos alunos como um todo ao longo de suas jornadas acadêmicas da graduação, ao servir como um alicerce e motivador para a permanência de cada vez mais alunos no curso de Engenharia Agrícola da UFPel.

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Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras está entre um dos projetos mais antigos do Programa de Educação Tutorial (PET-EA), visto sua importância para a agregação de conhecimentos e aprofundamento de temas mais diversos e específicos para os membros do programa e a comunidade acadêmica. 

Com o surgimento da pandemia ocasionada pelo coronavírus (covid-19), o ciclo de palestra passou a ocorrer de forma remota através de plataformas digitais, respeitando assim os procedimentos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A organização das palestras ocorreu através de reuniões dos alunos membros do PET-EA de forma online, pela plataforma google meet. A partir das reuniões eram definidos os temas e palestrantes. As palestras ocorreram uma vez por mês com duração de 1 hora, e mais 15 minutos para que o palestrante pudesse responder a possíveis dúvidas dos espectadores, além disso era aplicado um formulário para que público pudesse avaliar a palestra. 

Em relação à divulgação, foram elaboradas artes contendo informações como: O tema da palestra, o palestrante, a plataforma de transmissão, a data e o horário da palestra. Após pronta, a divulgação acontecia através das redes sociais do grupo PET-EA.

Quadro desenvolvido a partir das palestras já realizadas.

Através deste projeto pode-se obter um novo meio de passar conhecimento para o público, de forma remota, além de aumentar o vínculo dos alunos envolvidos no projeto com profissionais de diferentes locais do país. 

Outro aspecto importante, foi que através do projeto, os alunos envolvidos puderam agregar novos conhecimentos sobre as diversas plataformas de transmissão. Ademais, apresentaram melhora significativa na dicção e oratória, assim como na organização e gerenciamento de pessoas e eventos.

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Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE)

No decorrer do ano de 2020, o Grupo PET-EA iniciou uma pesquisa voltada a descobrir o Perfil dos Egressos dos ex-bolsistas do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Agrícola (PET-EA), agora no ano de 2021, continuamos com a pesquisa, mas agora voltada a todos os egressos do curso, para sabermos o que o egresso realizou após a sua saída do curso. Tal pesquisa tem grande importância para sabermos os pontos fortes e quais devemos melhorar dentro do curso. Para que possamos continuar formando estudantes capacitados e atualizados, tanto na parte acadêmica quanto na profissional. Nesta postagem disponibilizamos o link do formulário ( https://forms.gle/zYrnaSJjhdAuQmaY6 ) para ser preenchido pelos egressos rapidamente, contamos com sua ajuda para atingirmos nosso objetivo.

Processo Seletivo: Resultado

O grupo PET-EA tem o prazer de comunicar o resultado do seu processo seletivo. Realizada a avaliação dos candidatos pela Comissão de Seleção, em conformidade com o Edital nº 01/2021, a classificação deu-se pela média ponderada dos itens avaliados. Dessa forma, segue a classificação:

Candidato Média
Talisson Natan Tochtenhagen 8,72
Dienifer Radtke 8,59
Isabella Brandão Moreira 8,57
Tomas Morales Gouvea 7,93
Ritchelli Teixeira Duarte 7,89
Leandro Braga Godinho 6,97

Processo Seletivo: Edital Aberto!

O grupo PET Engenharia Agrícola UFPel torna público a abertura do processo seletivo para novos petianos!

O processo seletivo seguirá o seguinte cronograma:

07/06/2021 – Lançamento do Edital.

14/06/2021 – Abertura das inscrições.

10/07/2021 às 23h59min – Encerramento das inscrições.

11/07/2021 – Homologação das inscrições.

12/07/2021 às 14h00min – Encontro com os candidatos, através da plataforma Google Meet, dinâmica de grupo.

13/07/2021 às 14h00min – Encontro com os candidatos, através da plataforma Google Meet, dinâmica individual e entrevistas.

14/07/2021 – Divulgação dos resultados.

Edital Processo Seletivo 2021

Programa de Acompanhamento dos Ingressantes

Grupo PET Engenharia Agrícola realiza projeto de Acompanhamento de Ingressantes e Alunos do curso durante o ano de 2020.

O projeto PAI tem a intenção de manter um contato direto com seus ingressantes proporcionando a eles um melhor acolhimento e em longo prazo influenciar na redução da evasão do curso de Engenharia Agrícola. Neste ano imensamente atípico que foi 2020, a importância de estabelecer contato com esses alunos se tornou maior ainda, visto que por conta da pandemia, muitas famílias acabaram sendo prejudicado de diversas formas, o PET então manteve contato com os ingressantes por meio de questionários online, para retirar informações sobre aspectos que envolvem o cuidado com o vírus, obtenção de recomendações para evitar o contágio, se algum destes havia sido contaminado já, dentre outros questionamentos.

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Ciclo de Palestras

            O Ciclo de Palestras está entre um dos projetos mais antigos do Programa de Educação Tutorial (PET-EA), visto sua importância para a agregação de conhecimentos e aprofundamento de temas mais diversos e específicos para os membros do programa e a comunidade acadêmica.

            Com o surgimento da pandemia ocasionada pelo coronavírus, o ciclo de palestra passou a ocorrer de forma remota através de plataformas digitais, respeitando assim os procedimentos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

             A organização das palestras ocorreu através de reuniões dos alunos membros do PET-EA de forma online, pela plataforma Zoom. A partir disso, definiu-se um plano de trabalho, onde as palestras ocorreriam num período quinzenal com duração de 1 hora, e mais 30 minutos, onde os palestrantes responderiam possíveis dúvidas dos espectadores, além de ser elaborado um formulário para que público pudessem avaliá-las.

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