PETEAjuda

Durante o ano de 2021, o grupo PET – Engenharia Agrícola continuou o desenvolvimento do projeto PETEAjuda, este projeto teve início, pois o curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas, como as demais engenharias, possui um grau de complexidade bem elevado. Através da aplicação de questionários aos ingressantes do curso foi possível identificar um alto índice de dificuldade com as disciplinas do núcleo básico, o que torna a experiência de discente algo problemático e que contribui para o alto índice de desistência.

Desta maneira, o projeto tem o intuito de auxiliar os discentes com as disciplinas, de maior necessidade, para fazer isso o melhor método encontrado pelo grupo PET – EA foi utilizar o canal na plataforma Youtube, ou seja, o instrumento didático escolhido foram as vídeo aulas. 

O material gerado no formato online pelo PET-EA se tornou mais atrativo aos alunos do que os demais canais de auxilio, pois conta com exercícios resolvidos da própria lista do professor e também com vídeos do livro utilizado pelo docente. Desta maneira, o aluno pode procurar ajuda a hora que preferir e revisar os conteúdos, realizando alguns exercícios e sanando as suas dúvidas.

O PET – Engenharia Agrícola sempre se preocupou com o desempenho dos alunos do curso, e, portanto, oferece o máximo de apoio possível, através do formato online encontrou uma maneira de facilitar os estudos da fração de alunos que apresenta dificuldades, podendo, dessa forma, interferir diretamente no grau de absorção de conteúdo e na aprovação desses acadêmicos.

Perdas na colheita

O projeto de perdas na colheita do PET-EA tem como objetivo analisar o comportamento das perdas em relação à ocorrência de parâmetros diretos e indiretos  previamente definidos, quantificação das perdas quanto ao sistema de corte, sistema de trilha e as  perdas totais, determinação dos parâmetros que mais influenciam as perdas e elaborar planos de  trabalho que visem à diminuição das perdas. 

No início do ano entramos em contato com alguns produtores explicando tais objetivos do projeto. Em março de 2021 no interior de São Lourenço do Sul foi feita uma parceria, onde o proprietário aceitou que o projeto fosse realizado em sua propriedade. Assim, um grupo de petianos se deslocou até a cidade que fica a 70 km de Pelotas para a realização da proposta (figura 1). 

Figura 1 – Grupo de petianos em campo.

Após a ida a campo, se precisou da ida ao laboratório para fazer as análises necessárias. Assim, um grupo pequeno de petianos assumiu o compromisso de realizar as atividades de laboratório, sempre seguindo todas normas vigentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a COVID-19.

Figura 2 – Analise em laboratório.

As amostras foram coletadas em três pontos diferentes, onde a velocidade de operação da colhedora era diferente em cada um deles, sendo em 1,2 km/h, 1,6 km/h e 2,0 km/h. E após realizar a análise em laboratório, chegou-se a conclusão que ocorreu a perda de 671,7 kg.ha -1.  Deste modo, representando 5,71% da produtividade obtida na safra 2020/2021. 

Na tabela abaixo, é possível observar as perdas que ocorreram em cada velocidade de operação. 

Figura 3 – Valores finais das perdas para cada variação de velocidade.

Uso de ozônio na conservação e processamento de grãos

O projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos 2 anos pelo grupo PET-EA, tendo no mês de novembro de 2021, como um dos seus resultados a publicação do trabalho de conclusão de curso do petiano João Gabriel Ruppenthal. O TCC teve como título: “Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de grão de bico expostas a diferentes doses de ozônio”, sendo orientado pelo tutor do PET-EA, Maurizio SIlveira Quadro, tendo na banca os professores Gizele Ingrid Gadotti e Ricardo Scherer Pohndorf.

Além do grão de bico utilizado nas análises do TCC, foram ozonizados também coentro e arroz, obtendo-se dados para a publicação futura de artigos. Com relação ao grão-de-bico, viu-se que doses de até 0,5 mg.cm-3 grão de bico se mostraram boas para a qualidade fisiológica das sementes, tendo-se controle de fungos que prejudicam o seu desenvolvimento.

Mais estudos são necessários e estão sendo desenvolvidos para a melhor utilização do ozônio para a manutenção da qualidade de grãos e sementes. Mas destaca-se que pelos resultados obtidos até o momento, tem-se um bom potencial para seu uso com esta finalidade.

Petinho Básico

O Petinho Básico é um projeto de aproximação e interação entre os alunos, trazendo estes para uma conversa leve e descontraída. Este tipo de meio de comunicação tomou força em meio a pandemia pois trazem ao público assuntos de seu interesse para trazer um sensação de estar em uma roda de conversa com amigos.

Neste ano de 2021 tivemos ao ar 4 podcasts, mas ainda há um a ser lançado ao público, com temas variando entre atividades físicas, como tirar boas notas, conversas sobre nossos projetos de pesquisa e também análise sobre um livro. Estes podcasts foram disponibilizados tanto no Youtube como em plataformas de podcasts como o Spotify. No total alcançamos 190 reproduções em nossos trabalhos.

Imagem 1: Podcasts no YouTube.

Imagem 2: Podcasts no Spotify.

Junto aos podcasts foram desenvolvidas Lives na plataforma do Instagram que nestas trouxemos profissionais da Engenharia Agrícola formados na UFPel, para compartilhar suas experiências acadêmicas, profissionais, as histórias envolvidas neste tempo, para incentivar novas pessoas a conhecer e fazer este curso.

Ao total tivemos 6 lives, com uma média de visualização de 157 pessoas por live, com um pico médio de 30 pessoas. Essas lives se encontram em nosso Instagram,  onde até hoje ainda rentabilizam visualizações com nos dias de hoje contando com quase 2000 acessos. 

Imagem 3: Primeira Live que tivemos.

Painel Agro

O projeto Painel Agro surgiu como uma alternativa às palestras, uma vez que se tem mais interação e discussão com os convidados, portanto, atraindo mais a atenção dos ouvintes. Ao invés de apenas um palestrante, reunimos dois profissionais para conversar sobre um assunto pré-estabelecido, e essa conversa é mediada por dois petianos. 

O painel Agro ocorreu no ano de 2021 no formato online, onde reuniu profissionais de todo o Brasil, e foram discutidos temas relacionados à energia de biomassa, déficit de armazenagem, expansão da soja, gestão e liderança no agro, e também foi discutido sobre a atuação das mulheres no agro 4.0. 

Abaixo está o quadro com os painéis já realizados juntamente com os temas, convidados e petianos envolvidos. 

A divulgação dos painéis agro ocorreu através da elaboração de artes, onde constava o tema abordado, informações sobre os convidados e a data e hora do painel. E em seguida, era realizada a divulgação nas redes sociais do PET-EA.

O painel agro vem contribuindo para a aprendizagem, comunicação e o desenvolvimento dos petianos participantes e, ao mesmo tempo, divulgar conhecimentos sobre os temas para estudantes das ciências agrárias e interessados de todo o país. 

Ocorreram 5 painéis este ano, onde cada encontro teve a duração média de 1 hora e 30 minutos, e foram alcançadas mais de 550 pessoas, ficando com uma média de 110 telespectadores em cada painel. Todos os painéis estão disponíveis no canal do PET – Engenharia Agrícola no Youtube.

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Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE)

O projeto PAE é uma iniciativa do PET para manter contato com os profissionais que saem graduados em Engenharia Agrícola na UFPel. Tal projeto tem grande relevância para o curso de engenharia agrícola, pois tende  aproximar os alunos formandos do curso com a universidade novamente, sendo possível que se realize parcerias entre os mesmos, através de cursos, palestras, pesquisas e estágios nas áreas do curso. Também, com tais informações é possível identificar quais áreas tiveram mais destaques dentre os formandos, vendo se o que a universidade oferece é o que o mercado de trabalho está a procura dos profissionais formandos do curso. O projeto teve início no ano de 2020, onde buscou informações superficiais dos egressos do curso de engenharia agrícola, e em determinado momento foi focado na procura dos egressos que fizeram para do Programa de Educação Tutorial (PET), para ver a influência que o PET exerceu em suas carreiras depois de formados. Já no ano de 2021 o grupo buscou procurar informações de todos os egressos do curso de engenharia agrícola da Universidade Federal de Pelotas. Inicialmente se focou em buscar informações de contato dos egressos como, e-mail, número de telefone e redes sociais, após esta procura encontramos alguma informação de contato de 303 egressos de um total de 660 egressos que se formaram até o ano de 2021. Com tais informações, foi desenvolvido um formulário virtual, com perguntas sobre a carreira acadêmica e profissional do egresso, para que fosse enviado aos egressos, para obtermos informações relevantes sobre os formados no curso de engenharia agrícola. Obtendo até o momento um total de 94 respostas dos egressos em nosso formulário. As respostas dos egressos foram analisadas e colocadas em gráficos para se ter uma visualização mais simplificada.

No gráfico 1, abaixo é possível ver as respostas dos egressos referente ao questionamento se possuía pós-graduação ou não, podemos identificar que  cerca um total de 36 egressos conquistaram o título do doutorado, o que corresponde há cerca de 38% dos egressos, outros 22 formando realizaram uma especialização na sua área de atuação e destacando também outros 16 que não buscaram realizar nenhum tipo de pós-graduação.

Gráfico 1: Número de egressos com pós-graduação.

Outro questionamento feito aos egressos é de quanto tempo decorreu desde a formação até a entrada na pós-graduação. Podemos ver no gráfico 2 que um total de 26 egressos, levou mais de 4 anos para dar início a pós-graduação, outros dois destaques podem ser mencionados, sendo dos tempos de menos de 1 ano e de 1 à 2 anos, sendo o número de 18 e 15 egressos, respectivamente em cada intervalo de tempo.

Gráfico 2: Tempo do final da graduação até o início da pós-graduação

Também foi perguntado aos formandos, qual a área que atuava no momento em que respondeu o questionário, obtendo-se várias respostas distintas, porém três áreas possuem maior número de egressos, sendo as áreas de pós colheita, mecanização agrícola e engenharia de águas e solos, tendo a soma de 13, 14 e 20 egressos, respectivamente, podendo ser visualizado no gráfico 3.

Gráfico 3: Área de atuação escolhida.

No questionário virtual ainda possuía o questionamento sobre a satisfação com a profissão de engenharia agrícola. Os dados foram colocados no gráfico 4 e podemos de imediato afirmar que a grande maioria marcou as 3 maiores notas para expressar sua satisfação com a profissão e os egressos que acabaram por dar notas baixas, mostrando insatisfação com a profissão, são de pessoas que acabaram por seguir outras áreas, que não, a da engenharia agrícola.

 

II CONECTAGRO

Com a manutenção do distanciamento social em decorrência da pandemia,  a aglomeração e o contato social se tornaram ações de risco. Assim, as atividades online consolidaram-se como um método alternativo de interação social, sendo também a alternativa encontrada pelo PET-EA para viabilizar um evento que contemplasse estudantes e profissionais de todo o país: o II ConectAgro.

O II ConectAgro ocorreu nos dias 25, 27 e 29 de outubro de 2021 de forma totalmente online e gratuita. O evento contou com a presença de profissionais e estudantes de diversas regiões do país, tornando o que antes era limitado pela distância, algo mais acessível a todos devido à conectividade.

O evento obteve um total de 138 inscritos de diversas regiões do país, que acompanharam três dias de painéis e visitas técnicas assistidas, sobre as tecnologias e inovações das áreas de estudo da Engenharia Agrícola: ambiência animal, irrigação, robotização em máquinas agrícolas.

A programação se dividiu entre painéis (a noite) e visitas (a tarde) que ocorreram durante toda a semana. O evento obteve 504 reproduções simultâneas, e todo o material segue disponível no canal do PET Engenharia Agrícola no link.

Através deste evento, pudemos contribuir com a integração das comunidades acadêmicas dos diferentes cursos de engenharia agrícola do país e demais cursos que atuam no agronegócio, bem como produtores e profissionais do meio rural, contando com a experiência destes para ampliar a visão dos estudantes acerca do mercado de trabalho. Além disso, pudemos divulgar o PET-EA e o curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas em âmbito nacional.

Agradecemos a presença de todos que fizeram com que o II ConectAgro fosse um sucesso, e esperamos a todos na próxima edição! O grupo PET-EA busca sempre contribuir com a ampliação do acesso às informações sobre os avanços tecnológicos no âmbito agrícola, permitindo com que futuros profissionais da engenharia agrícola e produtores rurais possam acompanhar tais progressos. Acompanhe as imagens abaixo sobre o II ConectAgro.

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Ações Solidárias

No ano atípico de 2021 o PET realizou quatro ações envolvendo as cidades de Pelotas, Camaquã, Canguçu, Rio Grande, Jaguarão e São Lourenço do Sul, que tem o intuito de minimizar as necessidades encontradas pelas famílias em período pandêmico, assim como estimulando a empatia com o próximo e promovendo a cidadania.

Nossa primeira ação foi intitulada “CAMPANHA DO AGASALHO”, onde o PET realizou as arrecadações nas cidades de Canguçu, Camaquã e Pelotas, sendo arrecadados casacos, moletons, jaquetas, calças, bermudas, camisetas, blusas, sapatos, meias, gorros e luvas para adultos e crianças.

Desta forma, as arrecadações em Pelotas, foram destinadas a Aapecan que recebeu 24 sacos de peças de roupas masculinas e femininas, a Casa do Carinho que recebeu 12 sacos de peças de roupas masculinas, femininas e infantis assim como brinquedos, e a ONG Amigos do Coração que receberam 6 sacos de roupas masculinas e femininas, nas imagens abaixo é possível ver os pontos de arrecadação e os locais que foram doadas as roupas.

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Na cidade de Camaquã, foram doados 254 itens ao total para a APAE do município, dentre esses itens peças de roupas masculinas, femininas, infantis e calçados. A foto abaixo foi tirada no dia da doação.

Doação para APAE de Camaquã.

A Segunda ação que o PET realizou foi uma campanha de doação de sangue, onde os petianos realizaram a doação de sangue nos hemocentros da região, assim como também foi divulgada através das redes sociais para que mais pessoas pudessem ajudar na causa. 

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A terceira atividade foi uma campanha de conscientização através das mídias sociais procurando ressaltar questões sociais de suma importância como a prevenção ao suicídio (setembro amarelo), prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero (outubro rosa), e a prevenção do câncer de próstata (novembro azul).

A quarta atividade se chama NATAL PET EM AÇÃO, onde o  PET Educação e PET Agronomia se unem ao PET Engenharia Agrícola para que assim possamos arrecadar o maior número de alimentos e brinquedos, que serão doados a famílias e crianças carentes, nesse sentido será realizado no dia 17 o sábado solidário, uma parceria do PET-EA com os nacionais 050, 187 e 045. Além disso, foi estabelecida uma parceria com a lobomania e a Padaria Colosso, que disponibilizaram espaço em sua loja para ser um ponto de arrecadação, como também ajudaram com divulgação em suas redes sociais. Esta campanha se encontra em andamento.

O projeto foi amplamente desenvolvido, só na arrecadação de agasalhos durante os messes de junho e julho, foram doados mais de 2000 peças de roupas.

Projeto de Acompanhamento de Ingressantes

O Grupo PET Engenharia Agrícola da UFPel realiza o Projeto de Acompanhamento de Ingressantes (PAI) durante o ano de 2021.

O projeto PAI, tem como uma das suas metas manter um contato direto com seus ingressantes, proporcionando a eles um melhor acolhimento e em longo prazo influenciar na redução da evasão do curso de Engenharia Agrícola. Neste ano de 2021, ainda sofrendo com a pandemia de COVID-19, foi ainda mais importante estabelecer contato com esses alunos, visto que por conta da pandemia, muitas famílias acabaram sendo prejudicadas de diversas formas, logo o PET-EA manteve contato com os ingressantes durante este ano e aplicou formulários online, para compreender a situação individual de cada ingressante. 

A Universidade Federal de Pelotas também precisou se adaptar a esse momento atípico de pandemia e até se adaptar, precisou de um certo tempo, culminando no atraso do calendário acadêmico, no ano de 2021, tivemos os semestres 2020/2 e 2021/1. Logo, o grupo PET-EA no ano de 2021 sentiu a necissidade e o dever de acompanhar as turmas de ingressantes 2020/1 e 2021/1. Neste artigo, publicado no Congresso de

Ensino de Graduação da UFPel, você pode encontrar os resultados dos formulários aplicados à turma 2020/1 e ao longo do ano de 2022 será publicado um artigo com os resultados da turma 2021/1.

Tendo em vista que os alunos do curso e principalmente os ingressantes careciam de um conteúdo mais “prático”, o PET-EA no ano de 2021 realizou diversas lives, palestras, mesas redondas, podcasts, vídeo aulas, visitas técnicas (gravadas) e o II CONCTAGRO. Estes eventos auxiliaram a comunidade acadêmica do curso de Engenharia Agrícola, para que tivesse um material de qualidade, com curiosidades, temas distintos, e profissionais capacitados atuantes de diferentes áreas do Agronegócio.

Portanto, o Programa de Acompanhamento dos Ingressantes se consolidou como um dos principais projetos do PET-EA no ano de 2021. Além de buscar reduzir a evasão no curso, procura entender as dificuldades dos alunos ingressantes no curso e como o grupo PET-EA pode atuar como auxílio. Logo, é de extrema importância que o projeto continue sempre atualizado e siga próximo dos alunos como um todo ao longo de suas jornadas acadêmicas da graduação, ao servir como um alicerce e motivador para a permanência de cada vez mais alunos no curso de Engenharia Agrícola da UFPel.

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Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras está entre um dos projetos mais antigos do Programa de Educação Tutorial (PET-EA), visto sua importância para a agregação de conhecimentos e aprofundamento de temas mais diversos e específicos para os membros do programa e a comunidade acadêmica. 

Com o surgimento da pandemia ocasionada pelo coronavírus (covid-19), o ciclo de palestra passou a ocorrer de forma remota através de plataformas digitais, respeitando assim os procedimentos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A organização das palestras ocorreu através de reuniões dos alunos membros do PET-EA de forma online, pela plataforma google meet. A partir das reuniões eram definidos os temas e palestrantes. As palestras ocorreram uma vez por mês com duração de 1 hora, e mais 15 minutos para que o palestrante pudesse responder a possíveis dúvidas dos espectadores, além disso era aplicado um formulário para que público pudesse avaliar a palestra. 

Em relação à divulgação, foram elaboradas artes contendo informações como: O tema da palestra, o palestrante, a plataforma de transmissão, a data e o horário da palestra. Após pronta, a divulgação acontecia através das redes sociais do grupo PET-EA.

Quadro desenvolvido a partir das palestras já realizadas.

Através deste projeto pode-se obter um novo meio de passar conhecimento para o público, de forma remota, além de aumentar o vínculo dos alunos envolvidos no projeto com profissionais de diferentes locais do país. 

Outro aspecto importante, foi que através do projeto, os alunos envolvidos puderam agregar novos conhecimentos sobre as diversas plataformas de transmissão. Ademais, apresentaram melhora significativa na dicção e oratória, assim como na organização e gerenciamento de pessoas e eventos.

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