Imagerie – Coletiva Fotográfica

Imagerie – Coletiva Fotográfica

Considerando as pesquisas contemporâneas que versam sobre o tema IMAGEM, reconhecemos que ela deixou de ser o antigo objeto óptico do olhar para transformar-se em IMAGERIE, ou seja, produção de imagens. E isso se dá devido às transformações provocadas pelas novas tecnologias. Assim, é possível afirmar que a palavra imagem está mais relacionada ao impacto de sua visibilidade cultural do que propriamente à representação visível de algum objeto ou situação.

Nesta exposição buscamos “traduzir” em imagens o resultado de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos meses versando sobre o tema, na disciplina Imagem e Consumo na Contemporaneidade, do curso de Artes Visuais – Licenciatura (Centro de Artes, UFPel). O nosso desafio foi apresentar diferentes pontos de vista sobre o conceito de imagem através de fotografias, relacionando-as ao que evocam através das relações simbólicas estabelecidas por cada um dos expositores.

Portanto, deixamos aos espectadores o desafio de perceberem as fotografias expostas para além da característica de registro, fruto de um testemunho ocular dos fatos. Esperamos que as relacionem aos sentidos que adquirem enquanto símbolos, extrapolando a visualidade de representação: Cada uma delas resulta do modo como apreendemos e compreendemos o mundo das imagens por nós partilhando.
Prof. Drª Cláudia Brandão
Dezembro/2018

CAMILA BURQUEZ – CÉSAR COUTO – CLÁUDIA BRANDÃO – FERNANDA FONSECA – GABRIELA CUNHA – GUILE FARIAS – HUMBERTO MIRESKI – LUIZA CARAPETO – MANUELA CORRÊA – NELDA PINHO – TALIA CORTES – VINICIUS CORREA

LOCAL
Hall da Bliblioteca ICH ISP FAE – UFPel

PERÍODO DE EXPOSIÇÃO
12 de dezembro a 21 de dezembro de 2018.

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.