Faculdade de Odontologia da UFPel é agraciada com prêmios em Congresso de Biossegurança em Odontologia

Dois trabalhos da UFPel foram premiados na 5ª Apresentação de Trabalhos Acadêmicos em Biossegurança em Odontologia do SETBIO 2024, realizada em 27 de setembro. O evento, parte do "Setembro Verde: Conscientização da Biossegurança em Odontologia da América Latina", avalia trabalhos de universidades brasileiras. A Faculdade de Odontologia da UFPel conquistou o 1º lugar na categoria ''Pós-Graduação'' e o 2º lugar na categoria Graduação.
Kátia Cristiane Hall, mestranda em Odontologia pela UFPel, conquistou o 1º lugar na categoria "pós-graduação" com seu trabalho intitulado "Avaliação da Eficácia de um Sistema UV-C na Sanitização de Ambientes Odontológicos" (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-6ONL52C7dA). O trabalho, orientado pelo prof. Evandro Piva e coorientado pelo prof. Rafael Lund e prof. Everton Granemann Souza, é fruto de uma colaboração entre a UFPel e o projeto SDUV da UCPel. Como prêmio, ela receberá uma autoclave Cristófoli Vitale Class CD de 12 litros.
Esse trabalho destaca a importância da multidisciplinaridade entre engenharia e saúde na resolução de problemas complexos de sanitização em ambientes odontológicos.
O 2º lugar na categoria ‘’Graduação’’ foi atribuído ao graduando Rafael Martins dos Santos, acadêmico do 8º semestre do curso de Odontologia da UFPel, pelo trabalho intitulado: ‘’Impacto Invisível: como a Repetição de Ciclos de Esterilização Modifica os Materiais Hospitalares’’ (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZYsXCR5is9c). O trabalho foi orientado pelo prof. Rafael Lund, e o discente receberá um destilador de água Cristófoli como reconhecimento por seu trabalho. Este estudo é um dos resultados do projeto sobre a estabilidade química de materiais odontológicos e sua validade, cadastrado na Rede de Pesquisa da EBSERH do qual o estudante foi bolsista de Iniciação Científica (Programa PIC CNPq/EBSERH). Para tanto, o projeto envolveu a participação do Hospital Escola UFPel/EBSERH (especificamente o setor de almoxarifado).

Publicado em Notícias.