Relatório de teste Usabilidade do Prontuário Eletrônico do Cidadão na Faculdade de Odontologia- UFPel

Durante o mês de junho de 2022 foi lançado o Prontuário Eletrônico do Cidadão (versão para Centro de Especialidades Odontológicas – CEO) pelo Ministério da Saúde. O CEO Jequitibá da FO-UFPel vinculado a prefeitura municipal de Pelotas foi um dos 7 indicado no Brasil para ser uma das unidades pilotos para testes e ajustes desse novo software. Desde o dia 13 de junho até o final de julho foram simuladas diversas situações de atendimento no PEC-CEO, agendamento de pacientes, evolução e pacientes, cadastros de novos profissionais. Esses testes foram realizados por uma equipe de trabalho que envolveu funcionários do Serviço Central de Triagem da FO-UFPel e docentes da mesma. A equipe foi definida pela gestão da FO-UFPel.
Ao final do período de testagem foi possível observar que o PEC-CEO não atende plenamente as necessidades de ensino/clínica da FO-UFPel, especialmente pelas observações listas a seguir:
1. O acesso ao prontuário é obrigatoriamente controlado pela prefeitura. Ou seja, se o docente/técnico administrativo perde sua senha, ou qualquer instabilidade de sistema que derrube o perfil ou qualquer outra alteração no acesso ao sistema, apenas um funcionário da prefeitura pode reestabelecer o acesso. Isso pode gerar significativa demora na realização de novos cadastros, perda de produção e de informações relevantes para o ensino;
2. Não é possível disponibilizar agendamento de mais de um paciente no mesmo horário, no mesmo espaço clínico;

3. Permite apenas 1 (hum) usuário por clínica o que impede o uso simultâneo de profissionais e acadêmicos de maneira simultânea durante as atividades clínicas.

4. Não permite incluir alunos no sistema. Desse modo, os docentes/técnicos administrativos teriam de marcar todos os pacientes em seu nome e compartilhar sua senha com os alunos;
5. Não é disponibilizado o agendamento de pacientes por clínica, com identificação da disciplina;

6. Prontuário não atende necessidade de ensino. Não há registro do estudante que fez o procedimento. Não há controle acadêmico nem espaços para avaliações. Não disponibiliza identificação do professor, disciplina e aluno que atendeu o paciente;

7. O acesso ao PEC CEO é restrito a profissionais com cadastro no CNES, muitos docentes e técnicos administrativos ainda não possuem esse cadastro que só é realizado em períodos muito específicos e é de responsabilidade da prefeitura municipal de Pelotas.

8. Não anexa imagens como radiografias ou PDF de antigos prontuários físicos;

9. Não disponibiliza sistema de assinatura eletrônica do prontuário;

10. Não disponibiliza acesso remoto ao prontuário;
11. Não disponibiliza criar diferentes perfis de acesso aos prontuários da clínica escola (administrador, professor, estudante, unidades externas, UBSs e Secretarias de Saúde);

12. Não disponibiliza gestão de estoque de materiais;

13. Não disponibiliza relatórios de pacientes atendidos por disciplina, aluno, professor;

14. Não oferta treinamento;

15. Não oferta consultoria para melhor uso do Prontuário eletrônico do paciente, de modo remoto, durante todo o período contratado.

Publicado em Notícias.