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  • Banca de TCC – Rodrigo de Brum Acosta

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
    CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
    Apresentações Finais (2019/2)
    Proposta de uma ferramenta baseada em avatares para a legendagem de vídeos adaptada para LIBRAS
    por
    Rodrigo de Brum Acosta

    Curso:
    Ciência da Computação

    Banca:
    Prof. Marilton Sanchotene de Aguiar (orientador(a))
    Profa. Lisane Brisolara de Brisolara
    Prof. Vinicius Kruger da Costa

    Data: 11 de dezembro de 2019

    Hora: 09:00

    Local: Sala 414 – Anglo

     

    Resumo do Trabalho:
    Em levantamento feito via relatório mundial sobre a deficiência auditiva, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que cerca de 278 milhões de pessoas no mundo possuem perda auditiva de moderada a profunda em ambos os ouvidos. Este tipo de deficiência tende a acarretar em dificuldades nas mais diversas áreas da vida de um indivíduo, indo desde a busca de auxílio médico, o desenvolvimento educacional, a introdução e desenvolvimento no mercado de trabalho, e até impactando nas tarefas mais simples do cotidiano. No Brasil cresce número de políticas inclusivas que demostra suma preocupação nas questões que garantam a acessibilidade e inclusão na sociedade. Destaca-se mais especificamente o público portador de deficiência auditiva, onde a constituição garante acompanhamento de um profissional tradutor de Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS) para a educação pública, preservando o direito de ir e vir, independente de locais, meios de comunicação ou tipo de atividades cotidianas autônomas, contribuindo para uma qualidade de vida mais satisfatória .
    A presente proposta tem por objetivo explorar o desenvolvimento de soluções voltadas à Tecnologias Assistivas por meio do desenvolvimento de uma ferramenta baseada em avatares para a legendagem de conteúdos em vídeo adaptada para LIBRAS. Este trabalho tem como principal contribuição promover a independência e a maior participação do público surdo, proporcionando a inclusão dessas pessoas, nas atividades de: educação, lazer ou mercado de trabalho, visando contribuir com demandas por soluções em tecnologias assistivas que facilitem em qualquer nível este processo.