Início do conteúdo
Sobre o TCC

Professora responsável pelo TCC 1:
Larissa A. de Freitas (larissa@inf.ufpel.edu.br)

Professora responsável pelo TCC 2:
Lisane Brisolara (lisane@inf.ufpel.edu.br)

Coordenadora do Curso de Ciência da Computação:
Lisane Brisolara
(lisane@inf.ufpel.edu.br)

Coordenador do Curso de Engenharia de Computação:
Rafael Burlamaqui Amaral
(rafael.amaral@inf.ufpel.edu.br)


O currículo prevê a execução de um Trabalho de Conclusão de Curso, na forma de uma monografia, como exigência para a conclusão do curso. Este trabalho é desenvolvido sob responsabilidade de um Núcleo de Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, com a presidência do professor regente da disciplina, instituído pelo colegiado e regido por normas definidas também pelo colegiado de curso.

O aluno receberá a orientação técnico-científica de um professor, chamado de orientador, escolhido pelo aluno e referendado pelo núcleo de orientação. Durante a execução do Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deverá cursar duas disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e II.

Durante a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I o aluno deverá preparar o projeto do trabalho a ser desenvolvido juntamente a um professor orientador, e submeter a proposta de projeto a uma comissão de avaliação, composta de não menos que dois professores da área (nenhum destes podendo ser o orientador ou co-orientador). Esta comissão de avaliação emitirá um parecer sobre a adequação da proposta, segundo sua viabilidade, relevância, adequação pedagógica e estrutura.

Adicionalmente, é esperado que, ao final na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, o aluno tenha realizado, no mínimo, a revisão bibliográfica do trabalho e apresente uma monografia parcial à comissão de avaliação que atribuirá notas individuais ao trabalho. As disciplinas de Epistemologia e de Metodologia Científica para Computação também contribuem para a preparação da monografia nesta etapa final do curso. A avaliação será feita segundo critérios que incluirão a abrangência da revisão bibliográfica, qualidade e coerência do texto e efetivo conhecimento adquirido no processo pelo aluno, entre outros critérios a serem definidos pelo Núcleo de Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Em seguida, se aprovado nesta primeira fase, o aluno poderá se matricular na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, onde irá executar seu projeto, sob orientação do professor orientador referendado pelo núcleo na primeira fase. Ao final de seu trabalho, o aluno deverá apresentar uma monografia, contendo detalhes do trabalho realizado, incluindo a monografia parcial realizada na disciplina anterior, perante uma banca formada segundo as normas do Núcleo de Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, recebendo nota relativa à qualidade do trabalho final realizado, ao nível da contribuição tecnológica ou científica oferecida, bem como de possíveis reflexões e conhecimentos adquiridos e produzidos durante a execução do projeto.