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  • Banca de TCC – Patrick Bürke Garcia

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
    CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
    Apresentações Finais (2019/2)

    Virtual Classroom: Desenvolvimento e avaliação de experiência de usuário de uma sala de aula em Realidade Virtual
    por
    Patrick Bürke Garcia

    Curso:
    Ciência da Computação

    Banca:
    Profa. Tatiana Aires Tavares (orientador(a))
    Prof. Vinicius Kruger da Costa (coorientador(a))
    Profa. Andréia Sias Rodrigues
    Prof. Rafael Cunha Cardoso

    Data: 06 de dezembro de 2019

    Hora: 10:00

    Local: Sala 440-Anglo

    Resumo do Trabalho:

    A área de Interação Humano-Computador (IHC) teve diversos avanços significativos nas últimas décadas. Diversas formas não convencionais de interação surgiram, entre elas a Realidade Virtual. O aumento da popularidade dos dispositivos móveis, bem como o aumento do poder de processamento destes, fizeram com que esses dispositivos se tornassem um alvo estimulante para o desenvolvimento de aplicações utilizando realidade virtual. O trabalho proposto tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis com realidade virtual imersiva para simular uma sala de aula, utilizando o Google Cardboard e Unity integrados ao sistema operacional Android. Com isso, este trabalho explora os recursos das tecnologias citadas e busca a implementação de um sistema de fácil acesso para tornar a Realidade Virtual disponível a todos. Como metodologia de projeto, foi utilizado o Design Centrado no Usuário, que envolve ciclos de desenvolvimento colocando o usuário no centro deste processo. A partir do desenvolvimento de protótipos funcionais, foi possível avaliar a experiência de usuário, onde foram aplicados dois ciclos de testes utilizando os protótipos desenvolvidos e a ferramenta Attrakdiff. Os resultados das avaliações mostram a aceitação por parte dos usuários em relação ao aplicativo, indicando a possibilidade de explorar o potencial da realidade virtual como uma ferramenta para auxílio no aprendizado.