Banca de TCC – Douglas Wahast da Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Apresentações Finais (2019/2)
Acelerando a Compensação de Movimento do HEVC Utilizando Hardware Virtual na Nuvem
por
Douglas Wahast da Costa
Douglas Wahast da Costa
Curso:
Ciência da Computação
Banca:
Prof. Bruno Zatt (orientador(a))
Prof. Daniel Palomino (coorientador(a))
Prof. Bruno Zatt (orientador(a))
Prof. Daniel Palomino (coorientador(a))
Prof. Anderson Priebe Ferrugem
Prof. Guilherme Ribeiro Corrêa
Prof. Guilherme Ribeiro Corrêa
Data: 06 de dezembro de 2019
Hora: 15:30
Local: Sala 421 – Anglo
Resumo do Trabalho:
Esse trabalho apresenta a aceleração do módulo de compensação de movimento do padrão HEVC utilizando Hardware virtual na nuvem. Para isso foi utilizada da síntese automática de código OpenCL para FPGAs, que traz benefícios comparado a implementação de Hardware a nível de RTL. Para essa abordagem foi utilizada uma implementação do módulo de Compensação de Movimento da biblioteca Libde265. Devido a complexidade do processo de síntese, foi explorada a facilitação da utilização das ferramentas, abordando os passos requeridos de uma maneira fácil para possibilitar a aplicação dessas técnicas em trabalhos distintos. Para isso foram introduzidos e detalhados os processos relacionados a plataforma de cloud-computing escolhida, AWS EC2 F1, que contém FPGAs Xilinx. Como também foi detalhado o processo de síntese, utilizando o ambiente SDAccel para implementação e otimização, até execução do kernel no FPGA da instância EC2 F1. O processo foi abordado com teor de tutorial diante do que foi explicado anteriormente, assim trazendo referências para reaplicar o processo. Os resultados de área se apresentaram piores que uma implementação em HW utilizando HDL, como é esperado, indicando duplicação da área utilizada. Por sua vez, o tempo de projeto cai de meses para dias quando utilizando HLS. Com isso é possível utilizar o processo de HLS para estudo de aplicações, principalmente em ambientes de Hardware Virtual os quais trazem custos reduzidos de utilização.