Banca de TCC – Jorge Luis Nachtigall Vaz Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Apresentações Finais (2019/2)
Um Framework para Coleta de Interações em Projetos Scratch
por
Jorge Luis Nachtigall Vaz Junior
por
Jorge Luis Nachtigall Vaz Junior
Curso:
Ciência da Computação
Banca:
Profa. Ana Marilza Pernas Fleischmann (orientador(a))
Prof. Tiago Thompsen Primo (coorientador(a))
Prof. Marilton Sanchotene de Aguiar
Prof. Ann Berger Valente
Data: 06 de dezembro de 2019
Hora: 10:00
Local: Sala 315 – Prédio Centro de Engenharias
Resumo do Trabalho:
A busca pelo engajamento de estudantes na sala de aula é uma preocupação constante entre profissionais da educação. Com o avanço das tecnologias, cada vez mais fica evidenciada a necessidade da utilização de recursos tecnológicos capazes de contribuírem para o alcance deste objetivo. Um destes recursos é o Scratch, uma ferramenta de programação em blocos, amplamente utilizada em projetos educacionais os quais visam proporcionar à alunos o ensino de programação sob uma perspectiva criativa e construcionista.
Aliado a crescente popularidade de projetos educacionais que utilizam o Scratch como um mecanismo de ensino, surge a necessidade da realização de avaliações e validações, com o intuito de fornecer maiores informações do impacto gerado por estes projetos. Desta maneira, o presente trabalho apresenta como objetivo a implementação de um framework capaz de automatizar a coleta de interações realizados por alunos junto a ferramenta Scratch, de maneira a possibilitar que sejam realizadas análises sob o processo de desenvolvimento de seus projetos, com o intuito de melhor compreender todas as etapas de criação dos alunos. O framework foi testado em um experimento com alunos dos clubes de computação criativa da cidade de Pelotas, sendo constatada sua funcionalidade. Foram coletadas mais de 1900 interações, realizadas entre 8 alunos, com faixa etária entre 8 e 12 anos.
Aliado a crescente popularidade de projetos educacionais que utilizam o Scratch como um mecanismo de ensino, surge a necessidade da realização de avaliações e validações, com o intuito de fornecer maiores informações do impacto gerado por estes projetos. Desta maneira, o presente trabalho apresenta como objetivo a implementação de um framework capaz de automatizar a coleta de interações realizados por alunos junto a ferramenta Scratch, de maneira a possibilitar que sejam realizadas análises sob o processo de desenvolvimento de seus projetos, com o intuito de melhor compreender todas as etapas de criação dos alunos. O framework foi testado em um experimento com alunos dos clubes de computação criativa da cidade de Pelotas, sendo constatada sua funcionalidade. Foram coletadas mais de 1900 interações, realizadas entre 8 alunos, com faixa etária entre 8 e 12 anos.