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Banca de TCC – Anderson Silveira Cardoso

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2019/1)

Desenvolvimento de uma Solução em Realidade aumentada para o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter
por
Anderson Silveira Cardoso

Curso:
Engenharia de Computação

Banca:
Profa. Tatiana Aires Tavares (orientador(a))
Vinícius Krüger Da Costa (coorientador(a))
Prof. Rafael Iankowski Soares
Prof. João Ricardo Vieira Iganci

Data: 01 de julho de 2019

Hora: 10:00

Local: Museu Carlos Ritter

Resumo do Trabalho:

A utilização de técnicas virtuais para promover a interação entre o mundo real e o virtual vem crescendo cada vez mais, porém é um espaço ainda pouco explorado e com uma grande gama de profissões distintas trabalhando em prol do desenvolvimento da área. Uma boa opção para a promoção deste tipo de interação é a utilização de recursos computacionais como a realidade virtual e suas derivações, a realidade virtual aumentada e a mista, que vem ganhando força através da inserção de objetos virtuais à ambientes reais se utilizando de uma interface gráfica ou da inserção do utilizador em ambientes virtuais através de um dispositivo de realidade virtual, como um óculos Rift, possibilitando ao usuário visualizar muito mais informação do que era possível sem o uso desse tipo de tecnologia. A utilização de realidade virtual aumentada em museus é uma pratica que está sendo cada vez mais adotada devido ao alto impacto de atratividade que pode proporcionar no local, espaços estes que podemos chamar de museu virtual. Museus virtuais estão sendo criados desde a popularização da internet, porém com o avanço nas áreas tecnológicas e a necessidade de sempre inovar para se manter um número alto de visitações, o modo como estes espaços estão configurados está em constante transformação, desde o principio com folhetos online até a utilização de visitas virtuais ou a adição de conteúdo virtual no espaço físico. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo para a plataforma Android que utiliza Realidade Aumentada para adicionar conteúdo virtual ao Museu de Ciências naturais Carlos Ritter, permitindo uma experiência diferente aos visitantes. O aplicativo foi desenvolvido através da plataforma Unity 3D em conjunto da framework de criação de realidade aumentada Vuforia. Também é apresentado conceitos, técnicas e características de realidade aumentada em Museus Virtuais, componentes virtuais utilizados e as etapas de criação e avaliação do aplicativo criado.

Publicado em 28/06/2019, na categoria Bancas.