Bancas >

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2018/2)

Ferramenta de suporte ao processo de ensino e aprendizado: Um ensaio com o uso de gamificação para o auxilio a motivação e engajamento de alunos
Marcelo Bonoto Salaberri

Curso:
Ciência da Computação

Banca:
Prof. Tiago Thompsen Primo (orientador(a))
Prof. Marilton Sanchotene De Aguiar (coorientador(a))
Profa. Luciana Foss
Profa. Tatiana Aires Tavares

Data: 30 de novembro de 2018

Local: Sala 413

Resumo do Trabalho:
Vários estudos mostram a desmotivação dos alunos como um dos principais indícios para a evasão do ensino. No combate a essa desmotivação e a falta de engajamento, a gamificação tem se mostrado uma alternativa muito poderosa no auxilio aos professores tanto dentro da sala de aula, como no ensino a distancia. Neste trabalho foi desenvolvido um ensaio de uma ferramenta que concilia conceitos de gamificação com recomendação de conteúdo para motivar os alunos das disciplinas de algoritmos. A ferramenta desenvolvida consiste em 3 etapas: A primeira é um questionário de 5 perguntas, a segunda vídeos de conteúdo relacionados ao questionário, na terceira fase as 5 perguntas são re-feitas pelo aluno. Os resultados dos ensaios dão indícios de que os alunos se sentiram mais motivados, e também, houve um aumento nas pontuações da terceira fase.

Publicado em 27/11/2018, na categoria Bancas.