Banca de TCC – Ândrio Ferreira de Araújo Campo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Apresentações Finais (2018/1)
Chatterbot de acesso a informação de procedimentos discentes na UFPel através de mídias sociais
por
Ândrio Ferreira de Araújo Campos
Curso:
Ciência da Computação
Banca:
Prof. Anderson Priebe Ferrugem (orientador(a))
Prof. Marilton Sanchotene de Aguiar
Prof. Tatiana Aires Tavares
Data: 23 de julho de 2018
Hora: 16:00
Local: Sala 306
Resumo do Trabalho:
Chatbots são sistemas projetados para mimetizar conversas não estruturadas no formato de interação humano-humano. Esse tipo de aplicação encontra uma ampla serventia no setor de SAC de empresas. Pois, a relação do consumidor com esse setor é considerada problemática. Um dos principais motivos é o tempo de espera ao atendimento. Como alternativa, muitas empresas estão adicionando aos seus serviços um chatterbot para lidar com pequenas e longas tarefas, evitando dessa forma que o cliente fique aguardando em filas de espera, liberando os funcionários para tarefas mais complexas. O ambiente de um setor de SAC é muito semelhante ao da secretaria dos cursos de computação da UFPel, sendo assim, a realização de um estudo sobre o uso de Chatterbot para solucionar problemas de acesso a informação fornecidos pela secretaria e a devida proposta de implementação e uso se mostra válido. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma alternativa de acesso à informação de procedimentos discentes na UFPel com um chatterbot desenvolvido através da plataforma Dialogflow e da mídia social Facebook Messenger. Entre os resultados obtidos, foi possível identificar a dificuldade dos discentes em relação aos serviços administrativos feitos pela secretaria da computação. Por outro lado, a alternativa apresentada foi recebida positivamente dentro do grupo estudado, mesmo que grande parte dos entrevistados nunca tenham contatado um chatterbot antes.