Voltar para Eventos

Eventos 2018

X Edição do SECONEP, 2018. – 21, 23 e 25 de Novembro de 2018

Acads.  Lourivaldo Junior e Marcela Lima O Seminário da Consciência Negra de Pelotas – SECONEP – evento organizado e realizado anualmente por estudantes e servidores da UFPel, além da sociedade civil, completa em 2018 seus 10 anos. A importância de se realizar um evento como este é o fato de levar à comunidade pelotense o …

Foto coletiva dos Negros e Negras da UFPel – 20 de Novembro, 2018

SIM, REPRESENTATIVIDADE IMPORTA! E ESTAMOS AQUI! E é por isso, que nós da Universidade Federal de Pelotas, nos espelhamos nos eventos da UFRGS, para mostrar que a UFPEL, tem sim, um grande número de alunos negros e que somos resistência! Portanto, convidamos docentes, discentes, servidores e terceirizadxs negrxs a se reunirem para uma foto emblemática …

Evento IX Seminário da Consciência Negra de Pelotas -SECONEP/2017 – 13 à 18 de Novembro

Realizado de 13  à 18 de Novembro, no Museu do Doce, localizado no Centro de Pelotas, Praça Cel Pedro Osório, Casarão 8. Sendo que no dia 18 foi o encerramento com o nome sempre denominado como Kizomba na Praça – tarde para interagir completamente com atividades artísticas e comidas e danças, referente a cultura Africana- …

Semana da Consciência Negra de Arroio Grande – Edição: MARISTELA CORRÊA- 09, 10 e 12 de Novembro, 2018. 

Acad. Geiselaine Dias, Lourivaldo Jr. Isadora Caleiro, Marcela Lima e Servidor Damasio Rodrigues O município de Arroio Grande recebeu a 1ª  Semana da Consciência Negra, no mês de Novembro, evento que abordou temas como  educação, cultura, saúde e segurança da comunidade negra arroio-grandense. Foram realizadas palestras, apresentações culturais, oficinas didático-pedagógicas e uma mostra de cinema, …

Prefeitura Municipal e Universidade Federal de Pelotas realizam  em parceria “Curso de Capacitação para Comissões de Heteroidentificação” – 17 de Setembro, 2018

Acads. Marcela Lima e Isadora Caleiro O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da UFPel, juntamente com a Prefeitura Municipal de Pelotas, realizou, nesta segunda-feira, 17 de setembro, o Curso Intensivo de Capacitação para Comissões de Heteroidentificação, na sala de reuniões do COCEPE/UFPel. A Portaria Normativa n° 4, emitida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e …

IFSUL DE PELOTAS INAUGURA SALA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E DIVERSIDADE 12/09/2018

 Pelas Acads. Marcela Lima e Isadora Caleiro Aconteceu na tarde de quarta-feira (12 de setembro de 2018), a inauguração da Sala dos Núcleos de Ações Afirmativas  do IFSul da cidade Pelotas, na qual foram instalados o NUGED (Núcleo de Gênero e Diversidade), NEABI (Núcleo de Estudos Afro e Indígenas) e o NAPNE (Núcleo de Apoio …

 2º Ed. Seminário: Discutindo O 25 De Julho – O Que Eu Tenho a Ver Com Isso? 26, 27, 28 de Julho de 2018

Nos dias 26, 27 e 28 de julho, no Auditório Térreo do Campus II-ICH, DA Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi realizada a segunda edição do Seminário “Discutindo O 25 De Julho – O Que Eu Tenho a Ver Com Isso?”, organizado pelo Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD), que tem por função gerenciar …

#SUS: Você conhece a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra? – 16 de Julho de 2018

Acad.  Isadora Cardoso Caleiro   Na segunda feira dia dezesseis de julho aconteceu no Centro de Engenharias da UFPel – CEng, a palestra: Da Adversidade para a Diversidade: O Espaço de Jovens Negras no Mercado de Trabalho, contando com a presença de três jovens negras que atuam na área da Engenharia, Jhéssika Rose (Aluna de Engenharia …

NUAAD Participa: Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: Diálogos com a Renafro Saúde – 15 de Julho, 2018

No dia 15 de julho de 2018, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Pelotas, realizou-se o evento sobre: “Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”, das 8 às 12 horas. O evento, que abrangeu toda a população pelotense, se deteve na fortificação da informação e promoção sobre a saúde de trabalhadores, gestores, conselheiros, …

NUAAD na Fenadoce de Pelotas/ 2018 – 07 Junho

Evento anual recebeu estande do NUAAD UFPEL No dia 07 de junho, quinta-feira, O NUAAD (Núcleo de Ações Afirmativas) compareceu a Fenadoce de Pelotas, evento com foco na gastronomia do doce e na tradição doceira de Pelotas, que se realiza desde o ano de 1986 na cidade, organizado pela prefeitura e demais colaboradores. Com a …

NUAAD na Rádiocom, a Importância das Cotas como Instrumento de Reparação Social na Histórica/ 2018 – 26 de Maio

O programa apresentado por Felipe Souza, no dia 26/05, na RádioCom , contou com a significativa participação das entrevistadas Beatriz Helena Mendes da Silva, Bacharel em Antropologia pela UFPEL e Rosemar Gomes Lemos, Professora Associada da UFPEL, Chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) ambas contribuíram com as suas elucubrações acerca da importância …

I Semana Acadêmica Africana de Pelotas tem como tema a Colonização/Descolonização Africana e as transformações socioeconômicas e culturais no continente 24 e 26 de Maio de 2018

Três dias foram dedicados para este evento, 24 e 25 de Maio, no Auditório do Campus ll /ICH da UFPel Rua Almirante Barroso 1202   O Nuaad, esteve presente na I semana Africana de Pelotas, que ocorreu dos dias 24 a 26 de Maio, na qual a professora e chefe do NUAAD (Núcleo de Ações …

Direito e Emancipação : Por uma Interpretação Libertária da Norma/ 2018 – 23 de Maio

O evento que aconteceu na quarta-feira, 23 de Maio, falou sobre o “dia depois da abolição da escravatura” Realizado no prédio do Direito da Ufpel, o evento ministrado por três palestrantes Advogados. Dr. Fábio Gonçalves, Dra. Rosângela Minho e Dr. Antônio Carlos Rosa, contou com apresentação musical feita pela Profª e chefe do NUAAD Rosemar …

Oficina de Promoção da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo/ 2018 – 18 de Maio

Comissão Especial que analisa a veracidade do componente étnico-racial dos candidatos que se autodeclaram negros nos processos seletivos ou em concursos públicos para provimentos de cargos na Universidade Federal de Pelotas, em conjunto com a Coordenação de Inclusão e Diversidade promoveu na última sexta-feira, dia 18 de maio, oficina denominada “Promoção da Igualdade Racial e …

Projeto DEA, da Universidade Federal de Pelotas, Fazendo a diferença na Escola/ 2018 – 09 e 14 de Maio

Nos dias 09 e 14 de Maio, com o apoio do NUAAD, o  grupo do DEA (Design, Escola e Arte) com o projeto – Viagem ao Futuro, se dirigiu até o Instituto São Benedito, localizado na Félix. Trabalhando com a temática: Expressões Culturais Africanas – TURBANTES, PINTURA FACIAL E MÁSCARAS AFRICANAS. Com dinâmicas pensadas para …

Yoga no contexto étnico social: a perspectiva de um monge africano/ 2018 – 27 de Abril

27/04 às 17h no endereço Almirante Barroso 1734 NUAAD, sala 7 nome do palestrante Jinanananda (Congo), realizou-se uma corrente filosófica que permeia diversas assuntos essenciais para serem discutidos na contemporaneidade. Monge Dada Jinanananda, um dos Monges da Organização Ananda Marga que é localizada no mundo inteiro iniciada na índia, essa organização tem como visão  trazer …

Curso de Capacitação promovido pelo NUAAD, para Comissão de Verificação de alunos e servidores ingressantes na UFPel via Cotas Raciais. 25 e 26 de Janeiro de 2018   

Acadêmica Geiselaine Dias e Servidor Damasio Duval                                                                O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da UFPel, realizou, nos dias 25 e 26 de janeiro, o Curso de Capacitação para Comissões de Heteroidentificação, no prédio Lyceu Rio-grandense –  Sala do CONSUN e Sala 5. Neste curso, …