Voltar para Eventos 2018

#SUS: Você conhece a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra? – 16 de Julho de 2018

Acad.  Isadora Cardoso Caleiro

  Na segunda feira dia dezesseis de julho aconteceu no Centro de Engenharias da UFPel – CEng, a palestra: Da Adversidade para a Diversidade: O Espaço de Jovens Negras no Mercado de Trabalho, contando com a presença de três jovens negras que atuam na área da Engenharia, Jhéssika Rose (Aluna de Engenharia Elétrica/Eletrônica – PUCRS), Ana Vargas (Engenheira de Produção – UFPEL) e Jessica Ferreira (Aluna da Engenharia de Produção – UFPEL).

  O Evento começou com a apresentação do grupo Akalanto Poesia, composto por Jeniffer Fernandes, Jessica Porciuncula, Bartira Val Marques e Wesley Silveira, após se deu início a Palestra. Com um tom de bate-papo bem descontraído, as palestrantes se emocionaram ao relembrar todas as dificuldades que encontraram e ainda encontram como mulheres negras na sociedade. Jhéssika Rose, que trabalha na empresa RBS no setor de Engenharia de Transmissão relatou “Eu tenho que ser muito melhor do que os caras que estão trabalhando junto comigo para ficar no mesmo patamar que eles, então é bem difícil”. Ana Vargas, única mulher negra em seu emprego revelou “Todas as pessoas que eu podia incentivar ao longo do meu caminho, eu incentivava”. Jéssica Ferreira, única negra formada em Eletrotécnica pelo IFSul em sua turma e participou do Programa Ciências sem Fronteiras, disse: “Sempre senti muita falta de ter colegas negros”.

   A conversa foi de grande importância e incentivou ainda mais as mulheres em relação ao empoderamento, resistência e persistência, além de influenciar outras jovens negras. A Palestra pode ser acompanhada presencialmente e através da transmissão ao vivo que ocorreu via Rede Social: “Outras Vozes”.

 

Fonte: Prof. Dr. Gilson Porciúncula