Voltar para Eventos 2018

NUAAD Participa: Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: Diálogos com a Renafro Saúde – 15 de Julho, 2018

No dia 15 de julho de 2018, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Pelotas, realizou-se o evento sobre: “Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”, das 8 às 12 horas. O evento, que abrangeu toda a população pelotense, se deteve na fortificação da informação e promoção sobre a saúde de trabalhadores, gestores, conselheiros, agentes de saúde, movimentos sociais e estudantis. Trataram-se assuntos que se fazem presentes no cotidiano e que muitas vezes negligenciamos.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, instituída pela Portaria nº 992 de 13 de maio de 2009, visa garantir a equidade e a efetivação do direito à saúde de negras e negros. Tendo como marca o reconhecimento do racismo como determinante social das condições de saúde, a Política estabelece objetivos, diretrizes, estratégias e responsabilidades da gestão em todas as esferas, com vistas à promoção da equidade em saúde.

Entre suas diretrizes e objetivos inclui ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como de gestão participativa, participação popular e controle social, produção de conhecimento, formação e educação permanente para trabalhadoras e trabalhadores da saúde, visando à promoção da equidade em saúde da população negra.

Foram abordados os assuntos: Política Nacional de Saúde Integral da população negra no contexto das ações afirmativas; Renafro saúde: terapêuticas tradicionais e fortalecimento do controle social no SUS e Política Nacional da População Negra no Contexto Local.

Fonte: #SUS: Você conhece a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra?